Natal, 08 de Fevereiro de 2011
Onde ela pede à governadora Rosalba Ciarlini para não fechar o turno noturno da escola, como vem sendo discutido nos últimos dias.
Eis o pedido da professora:
Prezada Thaisa Galvão
Venho por meio deste denunciar a falta de apoio ao Colégio Estadual do Atheneu Norteriograndense por parte deste governo iniciante. O Atheneu é sabidamente o colégio mais antigo do RN e o segundo mais antigo do Brasil, perdendo em data somente para o Liceu da Bahia (mais de 175 anos).
Por isso, eu, juntamente com a equipe de professores, supervisores, orientadores e funcionários em geral, estamos denunciando o descaso com o colégio, inclusive com a proposta de fechar seu turno noturno.
Ora, o Atheneu tornou-se com o tempo e com os sucessivos governos erráticos, palco de erros escabrosos de má-administração com o dinheiro público.
O primeiro golpe foi a retirada dos cursos profissionalizantes que lá existiam, servindo de única saída empregatícia para centenas de jovens que buscavam o saber em um colégio central.
O segundo golpe foi a continuação do pagamento de um salário alvitante ao professor, que hoje está em R$ 750,00 – que é a quantia que recebo.
E por último – golpe final – a proposta de fechamento do turno noturno, deixando vários professores que dedicaram sua vida ao magistério no prédio fabuloso que é o nosso Atheneu. Uma escola estruturada, com um corpo docente que ama o que faz e não quer ver o velho Atheneu fechar. Colégio onde passaram alunos como o Ministro da Previdência, o Sr. Garibaldi Alves Filho e que teve como professor o Mestre Câmara Cascudo – que, com certeza, onde estiver, deve encontrar-se decepcionado com o tratamento desrespeitoso que está recebendo.
A governadora Rosalda Ciarlini é nova na gestão, porém, deve conhecer e muito, a história do Atheneu. Pedimos a senhora governadora que una forças com os políticos do nosso Estado para não deixar o turno noturno fechar, única esperança de melhora de vida para centenas de jovens que trabalham durante o dia. Não é acabando o problema que se acha uma solução. Soluções existem como o remanejamento de alunos cujas escolas fecharam o seu período noturno, vontade política de melhorar e a contratação de professores que assumam suas funções, ajudando quem dá o melhor de si para a transmissão dos conhecimentos.
A direção está empenhada em melhorar o quadro que ora se apresenta e, por isso, convocou uma reunião para tentarmos uma saída. Uma das soluções foi justamente denunciarmos este descaso para as autoridades através de jornais, blogs e, se possível, canais de televisões do RN.
A comunidade do Atheneu roga que não o deixem à mercê de seu destino, mas que se tome providências para que o colégio volte ao seu apogeu de anos atrás. Quem tem a ganhar são os alunos, os políticos que encamparem esta luta e o RN como um todo.
Kátia Azevêdo - Professora de Idiomas do Colégio Atheneu, há 25 anos, com muito orgulho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário