domingo, 1 de dezembro de 2013

Prejuízo: Navios cruzeiros desistem de fazer parada no Porto de Natal

Um deles era grande demais para conseguir manobrar



Mais uma vez Natal receberá apenas cruzeiros com destino a Fernando Noronha. Foto: Divulgação
Mais uma vez Natal receberá apenas cruzeiros com destino a Fernando Noronha. Foto: Divulgação
Marcelo Hollanda
hollandajornalista@gmail.com

As obras do terminal de passageiros do porto de Natal deverão estar concluídas somente em março de 2014 e a inauguração poderá acontecer em abril – bem depois do final da temporada de cruzeiros.
Pelo menos é o que projeta o presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, Pedro Terceiro de Melo. A Codern não administrará esse novo anexo do porto, mas prepara a licitação para que uma empresa privada assuma.
Hoje, Terceiro disse que o reinício da rota de navios para Fernando de Noronha, marcado para o próximo dia 5 de novembro, foi remarcado para o dia 10. Os passageiros que desembarcarem aqui o farão pela área normal usada pelos navios de carga, como sempre foi, só o embarque ou a reapresentação dos que desembarcaram será feita pelo terminal em construção.
O atraso na obra, que deveria ser finalizada ainda neste segundo semestre, introduziu no debate sobre sua inauguração fora de época formas de utilização do espaço. E uma delas  seria a transferência de algumas atividades do Iate Clube de Natal, como o projeto cultural Por do Sol, que já teve a presença de mais de 60 mil pessoas desde que começou em 2008.
É um happy hour com atrações, bebida e comida que acontece em dias alternados no Iate Clube. A idéia já está sendo examinada por Pedro Terceiro como uma maneira, entre outras, de usar o novo espaço, aproximando o terminal de um público que não ia ao  evento por considerá-lo algo fechado por estar dentro do Iate.
Mas o retorno da temporada de cruzeiros de Natal, ao que tudo indica se manterá restrita à Brazilian Cruises, que a iniciará com a chegada do navio Louis Aura, de bandeira grega, com 30 mil toneladas e capacidade para 900 passageiros.
Outros dois navios de passageiros que chegariam ao porto nos próximos dias desistiram de fazê-lo. Um deles, o Crystal Symphony, bandeira de Bahamas, que recentemente passou por uma reforma que custou R$ 25 milhões ao armador, teve sua presença no próximo dia quatro cancelada por ser longo demais para o porto de Natal – 238 metros de cumprimento -, o que impossibilitaria uma manobra de retorno.
Por causa dessa decisão, tomada esta semana entre o representante do armador, Capitania dos Portos e praticagem, outros dois navios também cancelaram suas escalas por aqui e não necessariamente pelo menos motivo – o Lana Sky e o Silver Coud. Assim, apenas o Louis Aura, que faz a rota de Fernando de Noronha, ainda é aguardado.
Como o arquipélago de Fernando de Noronha permite apenas o desembarque de grupos de 300 pessoas em terra por vez de cada navio, por questões ambientais, o Louis Aura chegará em Natal com, no máximo, 750 passageiros. É esse público que terá o privilégio histórico de festejar a passagem de ano na cidade, tendo como cenário o show pirotécnico por trás da ponte Newton Navarro, na Redinha.
Com 400 tripulantes – quase dois por passageiro, os turistas não serão um público para a rede hoteleira local, mas nas poucas horas em que ficarão em solo potiguar, prometem se transformar em futuros visitantes da cidade e, quem sabe, potenciais divulgadores do destino.
Segundo Milton Sanchez, da BCR, para Natal essas escalas são importantes para alavancar o turismo e colocar Natal no itinerário de turistas de todo o país, já que os navios podem ser tomados pelos passageiros em qualquer de suas paradas.
Além disso, ele lembra que esse movimento acaba beneficiando toda cadeia turística, principalmente a hoteleira, já que muitos passageiros poderão descer aqui e continuar a viagem por terra, retornando ao Porto para seguir viagem por mar quando o navio voltar.
A BCR foi contratada pela CVC no final de 2000 para organizar a parte náutica da operadora, que, em pouco tempo, passou a responder por 15% dos negócios da empresa fundada por Guilherme Paulus. Agora, sem seu principal cliente, mas com a experiência de 40 anos no ramo, a BCR retorna ao Porto de Natal com seus cruzeiros para Fernando de Noronha.
Ao todo serão nove roteiros divididos em dois pacotes: o primeiro (Natal – Fernando de Noronha – Porto de Cabedelo – Recife – Natal); o segundo: (Natal – Fortaleza – Noronha – Recife – Natal). Ambos, como se pode ver, começam e terminam na capital potiguar.

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