sábado, 9 de outubro de 2021

Centro Histórico segue em processo de revitalização

 O Centro Histórico de Natal deverá ganhar nova roupagem com o projeto de revitalização, que prevê ações integradas da Secretária de Cultura de Natal e Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). De acordo com Dácio Galvão, o plano passa pela promoção de redutos tradicionais da boemia potiguar como o Espaço Cultural Ruy Pereira e o Beco da Lama.

                                                                Adriano Abreu

Segundo a Secretaria de Cultura de Natal, obras no Beco da Lama terminam em 3 semanas


O Ruy Pereira foi o primeiro passo do projeto. Entregue no ano passado, o espaço passou por diversas intervenções, como troca do pavimento, tratamento de drenagem e esgoto, rede elétrica, rede de telecomunicações e iluminação subterrânea. A entrada também mudou de lugar, passou para a Avenida Princesa Isabel. Um palco permanente para manifestações artísticas, incluindo cobertura termoacústica, também foi construído. Foram investidos R$ 418 mil nesta etapa.

O Beco da Lama está em processo de revitalização e deverá ter as obras concluídas em três semanas. Cerca de R$ 700 mil foram investidos na troca do calçamento do passeio, execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas e retirada de quase toda a posteação a partir da fiação subterrânea. O espaço também será contemplado com um novo edital de pintura de painéis de grafitti, a exemplo do que ocorreu em 2019. "A gente tem várias ações, respeitando a autorregulação das ações culturais. Nós não intervimos porque, por exemplo, o Beco da Lama é anterior a qualquer projeto de qualquer gestão e não seríamos nós que iríamos interferir na autorregulação das atividades culturais. Essas ações de continuidade terão efeito, a gente não vai parar, até porque com o fim da pandemia, a gente terá uma demanda reprimida que vai querer consumir e fazer cultura", diz Dácio Galvão.

A reforma das calçadas da Avenida Rio Branco e da Rua João Pessoa também fazem parte do projeto de recuperação do Centro Histórico. Na Rio Branco, a obra contempla também a substituição do pavimento por placas de concreto, que evitam um maior desgaste do piso, construção de ciclovia, rampas de acessibilidade, implantação de novas vagas de estacionamentos, bancos, lixeiras e replantio de árvores. Já a Rua João Pessoa será transformada em um grande calçadão. "A Rio Branco está sendo feito e evidentemente na João Pessoa também vamos ter essa intervenção, com um grande calçadão, correlacionado com a economia criativa, de cultura", diz Galvão.

Ribeira
As ações no Centro Histórico estão integradas com o projeto Reviva Ribeira, uma série de  obras estruturantes. O pontapé inicial será a renovação das fachadas do entorno da Praça Augusto Severo. Ao todo são 17 prédios em quatro quadras que contornam o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. A preparação das fachadas inclui intervenções de engenharia e arquitetura, dentro do diagnóstico das condições de cada imóvel. Também está previsto o reordenamento das placas e letreiros comerciais. Além do entorno da praça, também estão previstas a renovação das cores na Avenida Dr. Barata.

Segundo Dácio Galvão, será instalada uma praça de esculturas em frente ao Museu Djalma Maranhão. O projeto prevê ainda a requalificação de becos e travessas do bairro histórico de Natal para promoção de atividades culturais de teatro, audiovisual e museologia. Com a revitalização do bairro, o objetivo do Executivo é ocupar prédios antigos e instalar secretarias da administração direta na Ribeira.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário