quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Academia Norte-rio-grandense de Letras homenageia Aluízio Alves em sessão solene. Assista ao vivo

 A Academia Norte-rio-grandense de Letras promove nesta quinta-feira uma sessão solene em homenagem ao ex-governador Aluízio Alves, por ocasião do centenário do seu nascimento. Ele foi um acadêmico da instituição, ocupante da cadeira 17. A homenagem contará com depoimentos de Woden Madruga, Marcelo Alves, Ivan Maciel e Leide Câmara, com um atrativo a mais: a abertura de uma exposição com material raro sobre Aluízio, incluindo discos com temas de suas campanhas históricas, fotos, e livros.


Assista a homenagem:


Aluízio foi eleito para a ANRL em 1976, e durante 30 anos foi uma dos integrantes mais ilustres da instituição, cujo nome fazia questão de destacar por onde passasse. A homenagem da Academia mostra que a sua intensa vida pública – como governador do RN, seis vezes deputado federal e duas vezes ministro de Estado – também esteve atrelada a uma grande produção de música, literatura e imagem, na forma de jingles, marchinhas, frevos, ensaios, e livros históricos. 

Os sons e imagens de Aluízio que ficaram no inconsciente coletivo potiguar inspiraram a pesquisadora Leide Câmara, secretária-geral da ANRL, a colecionar e garimpar muito material atrelado às campanhas do político nascido em Angicos. Uma boa parte desse acervo precioso estará exposto na Academia, uma iconografia pouco conhecida do homenageado. 

Leide conta que seu trabalho em pesquisa sobre música do RN também inclui as trilhas sonoras das campanhas políticas. “E a mais  marcante de todas foi a de Aluízio, sem dúvida. Há ainda o fato de minha família ter sido toda aluizista, portanto, é também minha vivência, algo que eu vi de perto desde a década de 60 e guardei na memória”, diz. A pesquisadora adquiriu muito material em garimpagens nos sebos. Quanto ao acervo de fotos, foi cedido por Carlos Lira. 
Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário