Muda o ano e as tentativas de desmonte dos bancos públicos continuam. A bola da vez é a Caixa, que deve anunciar nos próximos dias um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para cortar 10 mil postos de trabalho. Para alertar à população sobre o problema, os empregados da Caixa farão um dia de luta no próximo dia 12 de janeiro, data do aniversário do banco.
Segundo alguns veículos da grande mídia, o PDV tem o objetivo de economizar até R$ 1,5 bilhão por ano, a partir de 2018. A medida une-se ao risco de outras ações que também já foram veiculadas pela imprensa, como a retirada do fundo de garantia do banco e o fechamento de agências. O banco tem atualmente 4,2 mil agências e pontos de atendimento em todo o país.
“Caso as informações se confirmem, o caos nas agências do banco só vai piorar, pois, se hoje os empregados já sofrem com a sobrecarga de trabalho, imagine com o corte de 10% do quadro de funcionários? ”, lamentou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.
Souza, que é funcionário da Caixa, convoca todo o funcionalismo a se engajar na luta contra o desmonte da empresa, que tem uma grande papel no atendimento ao trabalhadores e à população mais pobre, através dos programas sociais.
O dia de luta também será pelo fim dos descomissionamentos arbitrários, do caixa minuto e em defesa da Caixa 100% pública.
Fonte: Feeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário