segunda-feira, 4 de maio de 2015

Escola Estadual Maria Aurineide da Silva, na comunidade Rural de Lagoa Seca é perversamente incendiada



Hoje pela manhã quando me preparava para ir ao trabalho, ouvi o telefone tocar, atendi, era uma amiga educadora que com voz de angustia falava para mim, que uma escolinha da zona rural, tinha sido incendiada, por vândalos, e que os computadores já não mais existiam, tinham virado cinza. Fiquei perplexo com a tamanha barbaridade. De repente me bateu uma tamanha recordação de uma família que conheci lá nos anos 70, o pai era Gustavo, a mãe Alaíde e o filho um raquítico menino chamado Toinho, os mesmos moravam em uma comunidade rural. Naquela época, feliz era a criança que tinha pais conscientes, e que a deixava frequentar a escola, filho de agricultores, desde muito cedo Toinho sonhava em frequentar a escola, mas algo fazia que os pais o impedisse, mas o menino nunca deixou de sonhar. Aos nove anos ganhou uma cartilha intitulada Cartilha do Povo, ofertada por um grande escritor filho da terra, O menino ficou muito feliz, começou a ler pelas figuras contidas naquela obra. O seu pai saia de casa antes do sol nascer, para ir ao roçado. Ao retornar, por volta do meio-dia, almoçava, e sentava no canto da parede para descansar um pouco. Sem querer incomodar, Toinho sentava ao lado do seu pai, e ficava calado. Certo dia ao despertar do cochilo, seu pai observou que o menino estava ao seu lado com a cartilha na mão, não demorou, e fez a seguinte pergunta para o filho. Quer aprender a ler meu filho? A alegria foi tanta que o menino quase não conseguiu responder, mas respondeu baixinho. Quero. Naquele instante, Toinho ganhava o seu primeiro professor, o seu querido pai. Não demorou, com menos de um ano o menino estava lendo e escrevendo, parecia milagre, causava admiração a todos os familiares e vizinhos. Aos dez anos, finalmente o menino foi matriculado em uma escolinha isolada, ali existente, e que tinha como professora D. Maria. Feito o teste, ele foi conduzido direto para o 3º ano primário, e durante o tempo que ali estudou, sentando em bancos rustico de madeira, sempre de pareia com um amigo, soube honrar imensamente a sua escola, sua professora e seus amigos. Infelizmente a vida lhe trouxe uma grande perda, quando estava para ingressar no 4º ano a sua querida professora foi afetada por um câncer, e o Pai a levou, deixando o menino sem ter como continuar os seus estudos. 
O tempo passou, certo dia com Toinho me encontrei, o mesmo com sua simplicidade me falou, caro amigo valeu a pena o que meu pai me ensinou, hoje estou realizado, sou professor, e deixo o exemplo da minha vida para as crianças, adolescentes e jovens que já não pensam em estudar. Tente mudar o mundo com bons sonhos, pois os que sonham são os verdadeiros vencedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário