domingo, 20 de julho de 2014

“Fica evidente senso de oportunidade de Wilma de Faria ao propor passe livre agora”

Vereadora que primeiro propôs passe livre em Natal revela surpresa com promessa de campanha de Wilma


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Ciro Marques
Repórter de Política
O Jornal de Hoje apresentou durante quase uma semana uma série de matérias sobre as propostas dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, contudo, é provável que nenhum das promessas apresentadas por eles tenham surpreendido tanto quanto a declaração da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, de tentar criar, em nível federal o passe livre, caso seja eleita senadora. A promessa da ex-governadora e ex-prefeita da capital (e que, durante 15 anos de Executivo jamais falou sobre o assunto) surpreendeu, inclusive, a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU, autora da proposta em nível municipal – e que ainda não foi implantada pelo governo do qual Wilma faz parte.
“A Câmara vem discutindo o passe livre há um ano e um mês e até agora o projeto não foi implantado”, relembrou Amanda Gurgel, que apresentou uma proposta para que todos os estudantes de Natal tivessem direito ao passe livre em junho do ano passado. A matéria, elaborada pelo movimento estudantil, no entanto, foi vetada pela Prefeitura, que depois apresentou uma nova matéria, que restringiu o passe livre aos alunos da rede pública municipal, que foi aprovada na Câmara, mas novamente vetada pelo prefeito.
Um terceiro passe livre foi, finalmente, aprovado na Câmara e, finalmente, sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, já neste ano. A matéria, publicada no dia 1º de julho no Diário Oficial do Município, dava a Prefeitura um mês para a implantação da matéria, mas Amanda Gurgel já afirmou que, em contato com diretores de escolas, a desconfiança é geral que a gratuidade já esteja funcionando no prazo pré-estabelecido.
“Infelizmente, o que vemos é que não existe esse compromisso com o passe livre por parte do atual governo municipal, nem por Carlos Eduardo, nem por Wilma de Faria”, analisou Amanda Gurgel, ressaltando que ficou sim surpresa quando soube que a vice-prefeita de Natal, que durante esse período não trabalhou para a efetivação da matéria.
Segundo Amanda Gurgel, “ficou muito evidente o aguçadíssimo senso de oportunidade dela de agora colocar o passe livre como bandeira, depois de ter governado Natal e o Rio Grande do Norte por anos e jamais ter olhado para essa reivindicação dos estudantes, e fazer parte da Prefeitura hoje e, também, não ter ajudado a implantar”.
Porém, Amanda Gurgel afirmou também que não acha, necessariamente, que a proposta de Wilma é uma “mentira”. Na verdade, a vereadora prefere acreditar que não é uma simples promessa. “Achamos muito positivo essa proposta, talvez ela tenha feito um exame de consciência e visto a importância desse projeto para os estudantes, até porque ela não parece ter estado muito atenta no passe livre na condição hoje de vice-prefeita”, afirmou ela.
“Minha expectativa é que isso seja mais que uma promessa de campanha, que Wilma possa assinar um termo de compromisso e, realmente, levante essa bandeira do passe livre. Alias, não só ela, mas também Ana Célia, candidata do meu partido para o Senado, a candidata Fátima Bezerra, o candidato ao Governo Henrique Alves, Robinson Faria, todos eles”, acrescentou.
PASSE LIVRE DE WILMA
Nesta semana, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que vai apresentar um projeto para garantir passe livre aos estudantes de todo o país. A gratuidade no transporte público para estudantes foi uma das principais bandeiras dos movimentos de junho que desencadearam algumas das maiores manifestações populares da história recente do país. O projeto de Wilma de Faria vai viabilizar o atendimento dessa reivindicação.
A ideia é definir um modelo de desoneração nas esferas municipal, estadual e federal, a partir da redução do imposto sobre combustíveis e outros custos. A proposta de Wilma reúne a participação das prefeituras, governos estaduais e federal, sem abandonar a parcela de contribuição das empresas de transporte na medida em que são concessionárias do poder público. O sentido não é onerar as concessionárias, o que poderia comprometer a qualidade do transporte público, mas buscar fórmulas viáveis de redução de custos a serem revertidos em favor do Passe Livre.
Segundo a assessoria da vice-prefeita, candidata ao Senado, desde que os jovens foram às ruas em todo o Brasil, incluindo Natal, no ano passado, “Wilma acompanhou atentamente, como vice-prefeita, as discussões em torno das reivindicações dos estudantes na luta pelo Passe Livre”.
Fonte: jornaldehoje

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