domingo, 3 de janeiro de 2016

Você sabia?

Conheça melhor o tamarindo, seus benefícios à saúde e à beleza


Além de oferecer diversos benefícios de ordem nutricional e terapêutica, ainda atua como protetor solar e hidratante para os cabelos

Tamarindo
O termo "tamarindo" origina-se do árabe (tamr hindī), que em português significa "tâmara da Índia". A palavra chegou à língua portuguesa pelo latim medieval tamarindus, daí a denominação do gênero, em latim científico, Tamarindus.
O tamarindo, segundo pesquisa, é um alimento de origem africana - embora seja cultivado principalmente na Índia - que possui sabor ácido e doce e faz bem à saúde. É uma espécie que pertence à família das leguminosas, ou seja, são plantas cujas sementes crescem em vagens. O tamarindo é o fruto da árvore tamarindeiro (Tamarindus indica L.). Essa árvore pode crescer naturalmente em regiões de clima tropical e subtropical e mede aproximadamente 20 m de altura. Ela possui flores que apresentam cores amarela e vermelha. Os frutos (tamarindos) possuem casca marrom e formato de vagem. Cada fruto pode apresentar de 1 a 10 sementes, que ficam presas na polpa do tamarindo. De acordo com um estudo, o tamarindo foi introduzido em mais de 50 países, e os principais produtores comerciais são a Índia e a Tailândia, sendo que no continente africano a produção desse fruto destina-se ao uso próprio. No Brasil, o cultivo de tamarindo ocorre em quase todos os estados, sendo consumido principalmente no Nordeste.

Usos do tamarindo

polpa do fruto tamarindo é utilizada como especiaria, tempero e em diversas receitas. Pode ser utilizada para fazer molhos, sucos, geleias, doces e até bebida alcoólica, por meio da fermentação da polpa.
semente é obtida por meio do processamento da polpa e não possui um sabor muito agradável, por esse motivo ela é utilizada, na indústria têxtil e de papel, como componente em alguns produtos. Além disso, o germe da semente é utilizado na produção da goma de tamarindo, que é muito utilizada na culinária japonesa. As flores e as folhas podem ser ingeridas como vegetais em saladas e sopas.

Composição

Segundo dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), para cada 100 g de tamarindo cru foram encontrados aproximadamente 300 kcal, 3 g de proteína, 0,5 g de lipídeos, 70 g de carboidrato, 6 g de fibra alimentar; 40 mg de cálcio, 0 mg de colesterol e quantidades significativas de ferro, fósforo, zinco, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C.

Benefícios à saúde

Estudos indicam que esse alimento serve para o tratamento de problemas no aparelho digestivo, ajuda no combate à produção de gases no intestino, possui propriedade expectorante (ajuda a expelir as secreções acumuladas nos brônquios), laxativa, favorece a digestão e existem pesquisas que o relacionam à cura da febre da malária. Descobertas apontam que o tamarindo dispõe de atividade antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, além de apresentar efeito antidiabético.
A semente dele é utilizada no combate a vermes, no tratamento de diarreias, doenças oculares e úlceras. A parte externa da semente é capaz de atuar no tratamento de queimaduras. As mesmas pesquisas apontam, ainda, que a semente do tamarindo possui atividade antioxidante devido à presença de flavonóides, que são capazes de combater os radicais livres (responsáveis pela perda de células saudáveis) presentes em nosso corpo, por meio de processos de oxidação.

Tamarindo aliado à beleza

Foram realizadas análises por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)sobre a capacidade de o tamarindo atuar no tratamento de cabelos e protegê-los contra raios ultravioleta (UV). O resultado foi positivo e foi comprovado que a polpa desse alimento forma um filme protetor nos cabelos, que, além de hidratar e dar brilho a eles, protege-os contra os raios UV e luz visível. O tamarindo também é utilizado, principalmente na Indonésia, como tintura natural para os cabelos. Além disso, a semente dele, quando triturada e misturada com vinagre ou suco de limão,previne a formação de espinhas.
Fonte: www.ecycle.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário