quarta-feira, 4 de junho de 2014

Novo aeroporto do RN recebe 1º voo internacional após 5 dias em operação

Voo da Tap que veio de Lisboa pousou às 12h desta quarta-feira (4).
Receita Federal emitiu licença temporária para o novo terminal.


Desembarque aconteceu às 13h30 desta quarta em São Gonçalo do Amarante (Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi)Desembarque aconteceu às 13h30 desta quarta em São Gonçalo (Foto: Michelle Rincón/Inter TV Cabugi)
Após 5 dias em operação, o Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, recebeu o primeiro voo internacional. O voo da TAP, que veio de Lisboa, pousou no terminal às 13h30 desta quarta-feira (4). O novo aeroporto teve problemas com o alfandegamento e por issocomeçou a operar no sábado (31) apenas com voos nacionais. Nesta terça-feira (3) a Receita Federal emitiu uma autorização, excepcional e temporária, para a entrada e saída de voos internacionais no terminal.
Advogado considerou voo mais tranquilo do que o esperado (Foto: Michelle Rincón/Inter TV Cabugi)
Manoel Gaspar considerou desembarque tranquilo
(Foto: Michelle Rincón/Inter TV Cabugi)
Previsto para as 12h, o voo teve um atraso de uma hora e 30 minutos. De acordo com o advogado Rodolfo Guerreiro, o novo aeroporto ainda precisa de ajustes. "A gente viu que passadas 24 horas para o voo seguinte ainda havia um segundo atraso em razão da indefinição sobre se iríamos para o aeroporto de São Gonçalo ou para o Augusto Severo.  Tem muita coisa ainda a ser feita para que esse aerorporto opere na medida, a contento. Poderia ser algo muito mais rápido", opina.

Apesar da demora, o advogado Manoel Gaspar Júnior considerou o voo tranquilo. "Foi tudo dentro da normalidade. Bem mais tranquilo do que a gente esperava. Percebemos que estão faltando alguns acabamentos, mas a questão da funcionalidade do aeroporto está normal", afirma.

No último domingo (1º) o voo da TAP que veio de Lisboa pousou no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, por falta do alfandegamento no novo terminal. Passageiros que estavam em conexão foram levados pela Inframérica em uma van do Augusto Severo para o novo terminal.

Novo aeroporto fica a 40 quilômetros da Via Costeira (Foto: Arte/G1)
Autorização temporária
De acordo com o documento da Receita Federal, a autorização é válida de 2 a 8 de junho. "É um ato declaratório autorizando temporariamente o recinto não aldfandegado a receber voos internacionais", explicou inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Natal, Jorge Luiz da Costa.

Ele explicou que o ato declaratório não é o alfandegamento do novo aeroporto, mas disse que as equipes da Receita estarão no novo terminal nos horários de embarque e desembarque internacionais. "O trâmite do alfandegamento tem um prazo e optamos pela autorização temporária para superar essa fase", disse.

Em nota, o consórcio Inframérica informou que possui autorização para operar voos internacionais dos quatro órgãos competentes pelo assunto: Receita Federal, Anvisa, Vigiagro e Polícia Federal.

Site e informações
Para acessar informações sobre o novo aeroporto, o passageiro deve acessar o sitewww.natal.aero. Além de consultar informações sobre pousos e decolagens, o site também tem informações sobre transporte e contatos das companhias aéreas.

O consórcio Inframérica enfatiza que por ser um aeroporto privado, o Aluízio Alves não tem suas informações no site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário