quinta-feira, 22 de agosto de 2013

'Paraíso turístico' no RN só tem uma sala para atendimento médico

São Miguel do Gostoso aguarda inauguração de nova unidade do SUS.
Local foi escolhido por médico italiano inscrito no Mais Médicos.


A unidade de saúde de São Miguel do Gostoso, cidade do litoral do Rio Grande do Norte, funciona atualmente em uma casa alugada. Só há uma sala para receber os pacientes, de forma meio improvisada, como reconhece a chefe de gabinete da prefeitura municipal, Janielle Linhares. “Carecemos de recursos próprios. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é nossa fonte para tudo e nos últimos anos tivemos diversos repasses zerados”, justifica.
O município aguarda a entrega de uma nova unidade mista, estruturada com R$ 100 mil em doações de uma empresa de energia eólica que se instalou na região. A perspectiva é ter a unidade funcionando ainda neste mês. O local terá 15 salas, porém a prefeitura ainda tenta conseguir equipamentos para melhorar o atendimento. Para isso, o município tem buscado doações com hospitais de São Paulo, Brasília e Natal.A cidade, onde deve trabalhar o italiano Paolo Biadene, selecionado pelo programa Mais Médicos, dispõe de quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), formadas por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Uma das equipes está atualmente desfalcada de um médico, o que prejudica o atendimento em alguns momentos. O regime de trabalho é das 8 às 18h. Para cobrir a noite e a madrugada, o município paga R$ 1.250 por plantão, mas tem encontrado dificuldades para atrair profissionais. “Há dias em que ficamos sem médicos, geralmente nos fins de semana", reforça Linhares.
São Miguel do Gostoso é conhecida pelas belezas naturais (Foto: Eros Sena)Praia de São Miguel do Gostoso, cidade conhecida pelas belezas naturais (Foto: Eros Sena)
















Paraíso no litoral potiguar
A beleza das praias, o clima agradável e a tranquilidade da cidade fazem de São Miguel do Gostoso um pequeno paraíso localizado a 110 quilômetros de Natal. Nos últimos anos, o pequeno município de 9 mil habitantes vem se tornando um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Situada na “esquina” do continente sul-americano, a cidade tem uma das melhores praias do Brasil para a prática de esportes de vela como kitesurf e windsurf: a Ponta do Santo Cristo. São três escolas de esportes náuticos no município, a primeira delas inaugurada em 2007 pelo italiano Paolo Migliorini.
São Miguel do Gostoso é conhecida pelas belezas naturais (Foto: Eros Sena)
Pôr do sol em São Miguel do Gostoso
(Foto: Eros Sena/Arquivo Pessoal)
Na praia do Tourinhos, uma das mais bonitas da região, se destacam as formações rochosas de dunas petrificadas, ondas fracas e um belo pôr do sol. As praias do Maceió, Xepa e Cardeiro também reservam suas belezas naturais e são ideais para uma boa caminhada.
A cidade se desenvolveu muito nos últimos anos e atualmente tem diversas opções de pousadas. A gastronomia também não deixa a desejar, com opções de bistrôs e restaurantes que oferecem desde comidas regionais à culinária internacional.
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário