quarta-feira, 6 de março de 2013

Ensino médio brasileiro era ruim. E está pior


Só um em cada dez alunos encerra ciclo sabendo o que deveria em matemática — número inferior ao medido em 2009. Em português, a situação também não é boa, revela relatório da ONG Todos Pela Educação


Alunos da Escola Estadual Leon Renault, em Belo Horizonte (MG)
Brasil está distante de atingir as metas da ONG Todos Pela Educação (Washington Alves/Agência Estado )
O ensino médio reúne atualmente alguns dos piores indicadores da educação brasileira. É nessa etapa da educação básica que se concentram as maiores taxas de abandono escolar e também as notas mais baixas no Ideb, índice que mede a qualidade de nossas escolas. E o pior: a situação não está melhorando, como comprova relatório divulgado nesta quarta-feira pela ONG Todos Pela Educação. Os dados, compilados a partir de resultados de 2011 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, revelam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio sabendo o que deveriam em matemática – ou seja, quase 90% dos alunos não aprendem o esperado. É um retrocesso em relação à medição anterior, realiza em 2009, quando 11% dos estudantes do 3º ano sabiam o esperado na disciplina. Em 2003, esse índice era de 12,8%. Os resultados ficaram abaixo da meta estabelecida pela ONG para o ano de 2011 e colocam em xeque o objetivo traçado para 2022, ano do bicentenário da Independência: ao menos 70% dos estudantes com conhecimentos adequados a seu estágio escolar. 
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Em língua portuguesa, não houve retrocesso em relação 2009. Contudo, praticamente não houve avanços, e a cifra ficou longe da meta. Em 2009, 28,9% dos estudantes demonstraram dominar os conteúdos esperados. Em 2011, o número chegou a 29,2%.
Os maus resultados não são exclusividade do ensino médio. No 9º ano do ciclo fundamental, apenas 16,9% dos alunos demonstraram dominar os conhecimentos de matemática. Apesar de ainda distantes do ideal, houve progresso em relação a 2009, quando esse índice era de 14,8%. Já em língua portuguesa, 27% dos alunos alcançaram desempenho adequado, representando um ligeiro aumento em relação à medição anterior, 26,3%.
É nos anos iniciais do ensino fundamental que o desempenho do Brasil apresenta sinais menos preocupantes, com evolução significativa. Em matemática, 36,3% dos alunos do 5º ano registraram aprendizado adequado em 2011, ante 32,6% em 2009. Já em língua portuguesa, o índice foi de 40%, frente a 32,6% do indicador anterior.
O relatório do Todos Pela Educação evidencia a fragilidade da rede pública de ensino. Quando analisadas separadamente, as escolas mantidas por governos das três esferas apresentam índices em média 5 pontos porcentuais abaixo da média nacional, que considera as redes pública e a privada. Nas escolas públicas do Alagoas, por exemplo, apenas 1,4% dos estudantes do 3º ano do enisno médio sabem o que deveriam saber em matemática. Isso significa que de cada 100 alunos, 98 não aprendem o esperado.

Alunos com aprendizado adequado vs. metas para 2011 (%)

Atingiu meta Não atingiu meta Atingiu dentro da margem de erro
 PortuguêsMatemática
 Escolas públicasTotalMeta 211Escolas públicasTotalMeta 2011
Brasil36,24042,232,436,335,4
Acre32,736,240,624,827,925,4
Alagoas13,121,327,610,216,420,5
Amapá17,321,731,69,613,219,6
Amazonas27,632,829,521,826,224,5
Bahia20,229,43215,424,624,2
Ceará32,838,736,826,431,924,5
Distrito Federal51,957,957475352,9
Espírito Santo40,545,147,33641,539,8
Goiás42,146,94434,940,435,7
Maranhão15,521,827,610,115,118,2
Mato Grosso32,43635,926,630,827,2
Mato Grosso do Sul43,548,340,238,543,731,9
Minas Gerais51,555,154,949,753,751,2
Pará20,326,432,413,31816,1
Paraíba22,829,431,817,623,524,9
Paraná45,249,248,145,249,446,7
Pernambuco18,82832,315,12329,4
Piauí24,132,628,818,126,121,4
Rio de Janeiro40,948,749,138,24540,1
Rio Grande do Norte20,228,724,914,421,819,2
Rio Grande do Sul42,544,448,137,839,138,1
Rondônia3136362630,323,8
Roraima2732,2351924,326,5
Santa Catarina50,552,946,74749,936,3
São Paulo44,149,152,441,74743,9
Sergipe1727,333,212,923,424
Tocantins33,436,629,828,231,223,8
Atingiu meta Não atingiu meta Atingiu dentro da margem de erro
 PortuguêsMatemática
 Escolas públicasTotalMeta 211Escolas públicasTotalMeta 2011
Brasil22,2273211,716,925,4
Acre17,821,127,28,110,813,2
Alagoas813,418,13,68,214,8
Amapá12,817243,6610,6
Amazonas16,420,317,57,610,513,4
Bahia12,619,626,15,611,418
Ceará17,524,421,59,214,518
Distrito Federal2736,24215,824,439,2
Espírito Santo25,531,933,315,722,529,5
Goiás21,927,329,310,51619,8
Maranhão1116,120,84,48,213,6
Mato Grosso19,123,423,18,912,815,4
Mato Grosso do Sul26,630,433,91518,423,7
Minas Gerais3337,536,621,927,133,7
Pará13,419,425,34,98,613,7
Paraíba12,518,821,95,410,615,6
Paraná25,329,629,513,818,828,5
Pernambuco11,918,322,15,711,217,8
Piauí14,723,225,28,917,721,7
Rio de Janeiro25,133,836,413,623,427,4
Rio Grande do Norte1321,123,56,413,417,7
Rio Grande do Sul28,231,83917,221,432,9
Rondônia19,824,531,510,513,525,8
Roraima15,318,628,26,89,518,3
Santa Catarina27,832,239,616,821,829,9
São Paulo26,132,43712,419,328
Sergipe12,620,2307,113,723,5
Tocantins19,522,821,910,61311,3
Atingiu meta Não atingiu meta Atingiu dentro da margem de erro
 PortuguêsMatemática
 Escolas públicasTotalMeta 211Escolas públicasTotalMeta 2011
Brasil23,329,231,55,210,319,6
Acre16,319,226,12,2312,4
Alagoas8,815,423,81,44,916,7
Amapá15,32028,61,93,98,7
Amazonas16,620,312,22,84,37,7
Bahia17,221,623,12,85,313,7
Ceará172428,92,9921,5
Distrito Federal30,340,348,57,915,833,9
Espírito Santo23,229,434,67,614,122
Goiás20,826,326,238,422,8
Maranhão11,815,316,71,63,310,8
Mato Grosso18,424,430,22,67,417
Mato Grosso do Sul32,337,638,58,212,725,2
Minas Gerais29,735,6379,715,429,8
Pará2326,122,32,34,59,8
Paraíba14,121,520,42,36,816,3
Paraná24,231,934,56,614,225,8
Pernambuco13,820,125,13,57,715,4
Piauí11,118,825,22,98,523,9
Rio de Janeiro28,938,132,58,916,620,4
Rio Grande do Norte12,218,223,52,25,914,5
Rio Grande do Sul30,436,342,28,414,129,5
Rondônia20,524,229,24,56,717,6
Roraima15,220,227,82,24,713
Santa Catarina28,735,534,67,814,525
São Paulo29,835,934,45,711,424,8
Sergipe13,820,4302,86,222,2
Tocantins16,720,221,32,55,214
*Fonte: Todos Pela Educação

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