Animal da espécie papo-amarelo foi capturado neste domingo (3).
Após ser retirado do açude, o bicho foi levado para triagem no Ibama.
Policiais Militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental do Rio Grande do Norte capturaram, neste domingo (3), um jacaré da espécie papo-amarelo medindo 1 metro e 40 centímetros de comprimento. Segundo o próprio pelotão, o animal foi encontrado às margens do açude Gargalheiras, localizado no município de Acari, na região Seridó, a pouco mais de 200 quilômetros de Natal.
Segundo a capitã Geórgia Câmara, da assessoria de comunicação da corporação, o jacaré foi visto por moradores, que logo acionaram a Polícia Militar. Após a captura, o bicho foi levado à sede do IBAMA em Caicó, também na região Seridó, onde passará por uma triagem até ser devolvido ao seu habitat natural.
Ainda de acordo com a PM, outros jacarés da mesma espécie já foram capturados no Gargalheiras. “Porém, de tamanhos menores a este que foi encontrado no fim de semana”, acrescentou a capitã.
Gargalheiras
O açaude Gargalheiras está localizado na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, no município de Acari. Foi inaugurado em 1959 e tem capacidade atual de 40 milhões de metros cúbicos de água.
A estrutura no entorno da parede do açude é um dos principais atrativos turísticos da região. Em 2007 foi eleito, inclusive, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.
No dia 11 de dezembro do ano passado, um jacaré, também da espécia papo-amarelo, medindo 1 metro e 73 centímetros de comprimento, causou alvoroço ao aparecer no meio do asfalto, na entrada da cidade de João Dias, município que fica a pouco mais de 400 quilômetros da capital potiguar.
Depois de capturado, o jacaré foi levado para o açude Apanha Peixe, na cidade de Caraúbas, onde foi solto. Para pegar o jacaré, o cabo da PM osé Kywal utilizou um pedaço de pau com um laço feito de corda e precisou da ajuda de populares. “O bicho era forte e deu muito trabalho”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário