domingo, 13 de fevereiro de 2011

SEEC articula força tarefa para o início do ano letivo



O ano letivo na rede estadual de educação vai começar na próxima segunda (14). Mais de 310 mil alunos, em 718 unidades de ensino, em todas as regiões do estado, retornarão as escolas com a perspectiva de um ano melhor. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está montando uma força tarefa para colocar alunos e professores em sala de aula. Uma das medidas adotadas foi a contratação de 1032 professores, classificados no processo seletivo simplificado, para suprir o déficit e iniciar o ano de acordo com o calendário planejado.

Considerando as necessidades das escolas da rede estadual em relação ao quadro de professores para o início do ano letivo, a SEEC está definindo um conjunto de ações com vistas a ajudar as escolas a minimizar a possível falta de professores na 1ª semana do ano letivo.

Essa iniciativa se pauta em princípios que foram assumidos pela Secretaria de Educação: garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, ou seja, as 800 horas  de aula/ano, comprometer cada vez mais a pasta no apoio as atividades curriculares das escolas, principalmente nesse início de ano letivo. A SEEC, por meio dos seus setores pedagógicos, planejou um conjunto de atividades que incidirão, principalmente, nas escolas com maiores necessidades.

Serão palestras motivacionais sobre a importância de participar do ENEM, competências e habilidades exigidas do aluno cidadão no mundo contemporâneo, educação empreendedora nas escolas do ensino médio, e sobre a lei afro-indígena.

Também serão realizadas sessões de cinema na escola, trabalhos sobre políticas de inclusão, produção textual, rodas de leitura, literatura de cordel, prevenção ao uso de drogas e bullyng nas escolas, e trabalhos artísticos com danças folclóricas.

Para o ensino fundamental, os técnicos da SEEC  prepararam oficinas com livros didáticos, programa barco escola, mediadores de leitura, material didático dos programas alfa e Beto e correção de fluxo, saúde, matemática e exibição de filmes educativos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário