quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Com mais de mil inscritos, Governo inicia 14º Congresso de Gestão Pública

 ASSECOM/RN02 Dec 2020 09:30

ASSECOM/RN - Sandro Menezes

Teve início nesta terça-feira (1) o 14º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o evento está sendo realizado no formato virtual, através de sistemas de videoconferência. O governador do Maranhão, Flávio Dino, ministrou a palestra de abertura “A Reinvenção da Gestão Pública: novos cenários, novos desafios”, tema central do 14º Congesp.

Entre gestores e servidores públicos, pesquisadores e estudantes, mais de 1.300 pessoas se inscreveram para participar do congresso, que segue até a próxima sexta-feira (4).

A solenidade de abertura reuniu autoridades do Governo do Estado para dar as boas-vindas aos congressistas. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, reforçou a importância da discussão em torno da temática principal do evento, recordando que não só primeiro ano da atual gestão foi marcado por diversas reinvenções na administração pública, como também, em 2020, foi preciso se reinventar ainda mais em função da pandemia. “Nós, que já tínhamos feito uma reinvenção do Estado diante das condições que o encontramos no primeiro ano de mandato, nos deparamos agora com a pandemia. Nesse novo desafio de nos reinventarmos na pandemia, todos nós nos tornamos a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte”, exclamou, afirmando em seguida que esse foi um dos momentos mais elevados de integração na gestão pública estadual.

Antenor Roberto também ressaltou que a realização do 14º Congesp já é uma prova de desafio superado na administração pública. “Nesses tempos de pandemia, seria mais simples não realizar o evento, mas então o realizamos num formato virtual, sem prejuízo do seu conteúdo e da atualização que o serviço público está a exigir”, comentou o vice-governador.

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, lembrou que são muitos os desafios contemporâneos, sobretudo, diante de um cenário adverso, de crise econômica e sanitária. “Desde o início do atual governo, procuramos seguir o rumo da honestidade e lisura para com os recursos públicos. Sempre em busca dos direitos sociais, visando garantir uma vida digna a todos os potiguares. Os desafios são do tamanho dos nossos sonhos”, destacou.

A titular da Sead disse ainda que é preciso um novo olhar para a sociedade com o desenvolvimento voltado para o ser humano. “Temos uma governadora que valoriza os seus profissionais e na pandemia revolucionou o sistema de saúde, com integração, seriedade e compromisso com a população. Assim, vamos construindo um Rio Grande do Norte, com trabalho, honestidade e uma equipe que acredita no futuro melhor”.

Participaram também da mesa solene o coordenador do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Marcos Aurélio de Freitas Barros; o deputado estadual Francisco Medeiros, representando a Assembleia Legislativa do RN; e o diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista. “Que as discussões travadas no evento possam iluminar o futuro da gestão pública no Rio Grande do Norte”, desejou Barros.

Prestigiaram a solenidade, realizada na Escola de Governo e transmitida on-line, diversas autoridades, entre elas, os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima; e da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; e a secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eveline Almeida. Além destes, marcaram presença a pró-reitora de Recursos Humanos da UERN, Jéssica Neiva; o diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio; o diretor-geral do Idema, Leonlene Aguiar; o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão; a secretária-adjunta da Educação, Márcia Gurgel; a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia; o subsecretário de Recursos Humanos, Ediran Teixeira; o diretor-presidente do Igarn, Francisco Costa; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Acioli; o diretor-geral do Detran, Julielson Oliveira; e o diretor financeiro da Ceasa, Fábio Henrique.

O décimo quarto Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte conta com o apoio da Interjato Soluções, Gabinete Civil, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFR; Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em Gestão Pública (PPGP), e em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Escola de Música da UFRN e Secretaria de Estado de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

Programação

A programação do 14º Congesp/RN continua nesta quarta-feira (2) com vários momentos distintos. A partir das 8h45 serão realizadas as apresentações de casos de sucesso oriundos de alguns órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado. Na sequência, às 10h15, vão acontecer palestras e mesas-redondas sobre temas inerentes da Gestão Pública, como “Inovação”, “Compras Governamentais”, “Gestão de Pessoas”, “Desenvolvimento Local”, “Ética”, “Comunicação” e “Qualidade de Vida no Trabalho”. No turno vespertino, será a vez das apresentações dos trabalhos submetidos no evento. Tratam-se de estudos científicos e experiências inovadoras na área da Administração Pública que serão compartilhados com os participantes. A programação completa está disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/14congesprn. Para participar das atividades, é preciso efetuar login no sistema e clicar nas apresentações que desejar assistir.

Fonte: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=246308&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário