segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Nutricionista - Profissional que orienta

 31 de agosto dia do Nutricionista


 Joyce Cristina da Costa Ferreira



O nutricionista é responsável por orientar sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar que se adapte de acordo com o organismo de cada um, auxiliando nas escolhas saudáveis e melhorando diversos aspectos da vida. O trabalho do nutricionista envolve coletar informações saúde e rotina alimentar, calcular a quantidade dos nutrientes necessários para suprir a demanda energética e elaborar o plano alimentar, orientando sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, o que priorizar e o que evitar.

A área de atuação de um nutricionista é ampla e está em constante expansão à medida que vão surgindo novos mercados, visto que a alimentação saudável ocupa uma posição primordial na promoção da saúde humana. Entre as atuações do nutricionista podemos citar a  nutrição hospitalar, saúde coletiva, consultoria nutricional, nutrição esportiva, clínica, junto a indústria de alimentos e desenvolvimento de pesquisa.

Dentre os campos de atuação desse profissional, está à saúde coletiva para os alunos dentro do ambiente de ensino e o nutricionista é um profissional essencial para a adequada execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Compete ao nutricionista responsável técnico assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar.

Tendo em vista a complexidade e a abrangência do trabalho do nutricionista na alimentação escolar reforça-se a importância de ações conjuntas entre os nutricionistas, responsáveis técnicos das regionais de alimentação escolar com os demais atores do programa, assim como sua interação com os demais membros da comunidade escolar e do poder público local, com vistas a contribuir efetivamente para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional do alunado atendido pelo programa no estado de calamidade pública.

Ressalta-se ainda importância das condições de trabalho dos nutricionistas, incluindo a melhoria das relações de trabalho e a efetiva valorização do profissional enquanto gestor e responsável. Cabe ao poder público, em seus diferentes níveis, propiciar condições humanas, físicas e materiais para o adequado desenvolvimento do PNAE e assim, o profissional possa exercer suas atividades conforme planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário