sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Governo retoma restauração da Escola de Dança do TAM

 ASSECOM/RN28 Aug 2020 13:51

GOVERNO CIDADÃO

As obras de restauração do prédio da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) foram retomadas esta semana. Após um longo processo de tratativas entre o Governo do Estado, a empresa PS Engenharia LTDA e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), a retomada foi possível. A empresa terá seis meses para concluir a obra.

 

O TAG é o primeiro de obras do Governo do Estado e do projeto Governo Cidadão, responsável pela restauração. A necessidade do documento surgiu após a paralisação da obra, em fevereiro de 2019, por abandono da empresa responsável. O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, explica que a retomada foi possível após um processo administrativo de apuração de responsabilidades.

 

“A empresa pagou multa pela demora na conclusão da reforma e então o TAG pôde ser celebrado. Isso é muito importante porque se trata do primeiro TAG de obras do Governo do Estado. Esperamos que dentro de seis meses a obra seja concluída e possa ser entregue à população”, destacou Mineiro.

 

A EDTAM está localizada em um prédio histórico, na Ribeira, que segundo os registros, foi sede do governo provinciano no século XIX. Após 21 anos sem receber manutenção, o local passa por uma restauração completa. A complexidade maior do processo se dá porque, como o imóvel é tombado, existem poucas empresas com capacidade técnica para realizar a obra de restauro. A licitação chegou a ser realizada duas vezes, tendo a primeira sido declarada fracassada, e na segunda, a PS Engenharia LTDA foi a única habilitada a executar o contrato.

 

Sob gestão da Fundação José Augusto (FJA), a EDTAM está sendo reformada pelo projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 1,9 milhões. Mais de 10 mil alunos já passaram pelas salas de aula da escola e tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança.

 

“Com a estrutura recuperada, poderemos oferecer um espaço melhor aos nossos alunos e até receber mais bailarinos para estudar”, registra a diretora artística da EDTAM, Wanie Rose. A EDTAM é considerada a mais tradicional escola de dança do Rio Grande do Norte e tem como uma de suas principais qualidades exportar alunos. Dez já foram aprovados nas audições do Bolshoi em Joinville (SC).

Fonte: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=238853&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário