O ex-seringueiro José Coelho de Souza, morador do município de Sena da Madureira, no Acre, recebeu em casa, na última segunda-feira, dia 11, alguns servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os funcionários públicos queriam comprovar se o aposentado ainda estava vivo. A desconfiança estava relacionada à idade do beneficiário. O aposentado alega ter 131 anos.
Nascido em 10 de março de 1884, na cidade de Meruoca (CE), José Coelho mora na região norte do país desde a infância e trabalhou a vida inteira como serigueiro. A história dele se tornou conhecida após a postagem do servidor da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, na página pessoal no Facebook.
Os órgãos de controle externo do INSS cobram a comprovação de vida de pessoas seguradas com mais de 90 anos. Por isso, os servidores foram à casa de José Coelho para asseverar a informação. Apesar da idade, segundo a postagem de Kennedy Afonso, o centário acriano ainda apresenta lucidez."Ele é bastante lúcido e tem muita história pra contar", escreveu Kennedy.
A idade do homem é comprovada por cópias da certidão de nascimento e pela carteira de trabalho. Os documentos confirmam o nascimento em 1884.
Pai de três filhos, ele mora com a esposa de 62 anos. A filha caçula dele, Cirlene Souza, por exemplo, tem 30 anos. Ou seja, ele foi foi pai aos 101 anos. Apesar da lucidez, o aposentado apresenta problemas de surdez e de locomoção.
Atualmente, o japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, detém o reconhecimento oficial, segundo o Guinness World Records, de o "homem mais velho do mundo".
Fonte: novojornal.jor.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário