O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart suspendeu, desde o último dia 18 de dezembro, novos atendimentos a crianças originárias de outros Estados brasileiros, que estejam em Tratamento Fora do Domicílio. A decisão, assinada pela diretora geral da instituição, Dra. Filadélfia Passos Rodrigues Martins, deve seguir até o dia 31 de março de 2016.
Conforme o memorando, o motivo da suspensão de novos acolhimentos foram asdificuldades financeiras enfrentadas pela administração pública do Estado e dos serviços de saúde pública. Além disso, alega também a necessidade de redução dos gastos públicos e ajustamento para medidas de contenção de despesas.
Disponibilidade
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-CE), por meio da assessoria de imprensa, que em virtude da demanda por tratamento de pacientes do Ceará, o Hospital de Messejana retomará a oferta de vagas para Tratamento Fora do Domicílio a pacientes de outros estados no momento em que houver efetiva disponibilidade do serviço no Ceará.
O Tratamento Fora do Domicílio é uma modalidade definida pelo Governo Federal, que permite a pacientes atendidos pela rede pública ou conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)serem atendidos em qualquer lugar do Brasil onde exista a disponibilidade do serviço, caso estejam esgotadas todas as possibilidades de tratamento ao paciente em seu local de origem.
A Sesa-CE destaca, contudo, que as normas para Tratamento Fora do Domicílio estabelecem que o benefício somente é autorizado quando existir a garantia de atendimento no município ou estado de referência, com horário e data previamente definidos.
Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário