'Sêo Inácio', de Hélio Ronyvon, disputou o prêmio com outros seis curtas.
'Campo Grande', de Sandra Kogut, levou prêmio de melhor longa.
Com a praia lotada terminou na noite desta terça-feira (17) a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, emSão Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. O curta-metragem potiguar 'Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário) levou o troféu Câmara Cascudo. A premiação do melhor longa-metragem foi para 'Campo Grande', da diretora carioca Sandra Kogut. Os quatro curtas-metragens produzidos pelos alunos do Curso de Formação Técnica e Audiovisual ministrado na cidade competiram entre si. 'À procura do sol' foi o escolhido pelo público.
Na noite de encerrameto foram reexibidos os quatros curtas produzidos pelos alunos do curso de formação e, em seguida, o longa Piadeiros, de GustavoRosa de Moura.
A escolha dos filmes premiados é feita pelo voto popular. Para o diretor de 'Sêo Inácio', Hélio Ronyvon, só a oportunidade de exibir o filme no festival já foi um grande prêmio. "Eu estou muito feliz. O filme foi exibido para um público grande, predominantemente de pessoas daqui da cidade que talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecer a história de Sêo Inácio. É maravilhoso receber esse prêmio, principalmente porque a escolha foi feita pelo público", disse. 'Sêo Inácio' conta um pouco da vida do cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.
Ao receber o troféu Câmara Cascudo pelo melhor longa, o diretor de 'A Família Dionti', Alan Santos, dedicou o prêmio a todos os cineastas presentes. "Terminar um filme no Brasil não é uma tarefa simples, por isso dedico esse prêmio a todos os cineastas presentes nesta plateia", disse.
O filme 'Campo Grande', de Sandra Kogut, ganhou menção honrosa na 3ª Mostra de Cinema de Gostoso.
Coletivo Nós do Audiovisual
A diretora do curta 'À procura do sol', Rozangela Modesto, de 17 anos, se emocionou ao receber o prêmio de melhor curta produzido pelos do curso de FormaçãoTécnica e Audiovisual. Ela chamou todo o coletivo para receber o troféu Câmara Cascudo ao seu lado. "Esse prêmio é de todos nós. A gente se dedicou muito, se empenhou muito, cada um deu um pouquinho de si. Eu estou muito feliz e agradeço todo mundo que nos ajudou a chegar até aqui. Hoje eu posso dizer: nós somos cineastas", disse.
A 3ª Mostra de Cinema de Gostoso aconteceu de 13 a 17 de novembro, em São Miguel do Gostoso, e levou para a cidade filmes premiados como 'Que horas ela volta?', de Anna Muylaerte. Milhares de pessoas assistiram à exibições que aconteciam em uma tela de 12 metros de comprimento na beira da praia do Maceió.
Nenhum comentário:
Postar um comentário