quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Curta potiguar leva prêmio na 3ª Mostra de Cinema de Gostoso

'Sêo Inácio', de Hélio Ronyvon, disputou o prêmio com outros seis curtas.
'Campo Grande', de Sandra Kogut, levou prêmio de melhor longa.



Filme potiguar 'Sêo Inácio' levou prêmio de melhor curta-metragem (Foto: Fernanda Zauli/G1)Filme potiguar 'Sêo Inácio' levou prêmio de melhor curta-metragem (Foto: Fernanda Zauli/G1)










Com a praia lotada terminou na noite desta terça-feira (17) a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, emSão Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. O curta-metragem potiguar 'Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário) levou o troféu Câmara Cascudo. A premiação do melhor longa-metragem foi para 'Campo Grande', da diretora carioca Sandra Kogut. Os quatro curtas-metragens produzidos pelos alunos do Curso de Formação Técnica e Audiovisual ministrado na cidade competiram entre si. 'À procura do sol' foi o escolhido pelo público.
Na noite de encerrameto foram reexibidos os quatros curtas produzidos pelos alunos do curso de formação e, em seguida, o longa Piadeiros, de GustavoRosa de Moura.
A escolha dos filmes premiados é feita pelo voto popular. Para o diretor de 'Sêo Inácio', Hélio Ronyvon, só a oportunidade de exibir o filme no festival já foi um grande prêmio. "Eu estou muito feliz. O filme foi exibido para um público grande, predominantemente de pessoas daqui da cidade que talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecer a história de Sêo Inácio. É maravilhoso receber esse prêmio, principalmente porque a escolha foi feita pelo público", disse. 'Sêo Inácio' conta um pouco da vida do cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.
Ao receber o troféu Câmara Cascudo pelo melhor longa, o diretor de 'A Família Dionti', Alan Santos, dedicou o prêmio a todos os cineastas presentes. "Terminar um filme no Brasil não é uma tarefa simples, por isso dedico esse prêmio a todos os cineastas presentes nesta plateia", disse.
O filme 'Campo Grande', de Sandra Kogut, ganhou menção honrosa na 3ª Mostra de Cinema de Gostoso.
Coletivo Nós do Audiovisual
A diretora do curta 'À procura do sol', Rozangela Modesto, de 17 anos, se emocionou ao receber o prêmio de melhor curta produzido pelos do curso de FormaçãoTécnica e Audiovisual. Ela chamou todo o coletivo para receber o troféu Câmara Cascudo ao seu lado. "Esse prêmio é de todos nós. A gente se dedicou muito, se empenhou muito, cada um deu um pouquinho de si. Eu estou muito feliz e agradeço todo mundo que nos ajudou a chegar até aqui. Hoje eu posso dizer: nós somos cineastas", disse.

A 3ª Mostra de Cinema de Gostoso aconteceu de 13 a 17 de novembro, em São Miguel do Gostoso, e levou para a cidade filmes premiados como 'Que horas ela volta?', de Anna Muylaerte. Milhares de pessoas assistiram à exibições que aconteciam em uma tela de 12 metros de comprimento na beira da praia do Maceió.
Mostra de Cinema acontece na beira da praia do Maceió em São Miguel do Gostoso, RN (Foto: Aline Arruda)Mostra de Cinema aconteceu na beira da praia do Maceió em São Miguel do Gostoso, RN (Foto: Aline Arruda)Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário