sábado, 26 de setembro de 2015

Servidores do INSS no RN aprovam suspensão da greve durante assembléia

Por unanimidade, os trabalhadores decidiram suspender a paralisação mediante assinatura de acordo com o Governo Federal, que será realizada na próxima terça-feira, 29.


Por unanimidade, servidores decidem suspender paralisação – Foto cedida/ Márcio Freitas
Por unanimidade, servidores decidem suspender paralisação – Foto cedida/ Márcio Freitas
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia ontem, em Natal, para decidir sobre os rumos da paralisação, iniciada no dia 7 de julho. Por unanimidade, os servidores decidiram suspender a greve mediante assinatura de acordo com o Governo Federal, que será realizada na próxima terça-feira, 29. Decisão que deveria ser reforçada em plenária, prevista para começar às 18h de ontem, em Brasília.
Na próxima segunda-feira, 28, às 8h, será realizada uma reunião na Agência da Previdência Social (APS) de Mossoró para definir a reposição dos serviços em atraso.
Se o acordo for assinado na terça-feira, os trabalhadores retomam as atividades na próxima semana, segundo informou o diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) e coordenador do núcleo do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (SindPrevs RN) na região Oeste, Márcio Freitas.
“Nós conseguimos a incorporação das gratificações proporcional à média dos últimos cinco anos”, disse Márcio Freitas, ao citar as propostas apresentadas à categoria. Isso vai possibilitar que cerca de 15 mil trabalhadores do INSS possam se aposentar, já que antes os que obedecessem aos critérios de aposentadoria não poderiam incorporar a gratificação à condição de aposentados.
Além disso, ele destaca melhorias no vale-alimentação, auxílio-creche e auxílio-saúde e suspensão dos índices que atingia muitos trabalhadores da agência. Os índices que avaliavam trabalhadores das agências foram suspensos por dois anos.
Com relação ao reajuste salarial, Márcio Freitas informa que a proposta apresentada pelo Governo é de reajuste de 10,8%, divididos em dois anos, com primeira parcela para 2016. Antes a proposta era de 21,3% divididos em quatro anos.
“Também tivemos vantagem da questão das progressões, um plus que o servidor tem a cada 12 meses. Esse plus seria dado em 18 meses, conseguimos para 12. Somando pequenos resultados, acredito que poderá sair da greve de cabeça erguida”, disse o coordenador.
Ele acrescentou ainda que ficou acertado com o Governo a reposição dos dias parados em decorrência da greve. Quando o movimento for encerrado, os servidores devem se reunir com os gestores para fazer mutirões nas Agências da Previdência Social (APSs). “Nós vamos tentar dar conta, o mais rápido possível”, disse.
Fonte: gazetadooeste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário