Em virtude de um caso de raiva humana encontrado no município vizinho de Jacaraú/PB, que culminou com a morte de uma criança, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) promoveu visitação às propriedades localizadas em um raio aproximado de 12 quilômetros do local foco da doença. Foram fiscalizadas e georreferenciadas 23 propriedades, sendo 15 no município de Montanhas/RN e oito em Nova Cruz/RN.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), Maria de Lourdes, não foram encontrados focos do variante 3 – Desmodus rotundus -, registrada no caso de raiva humana de Jacaraú, nas propriedades pesquisadas. Os técnicos do Idiarn também fizeram a verificação da vacinação antirrábica dos animais de produção.
Mesmo com a suspeita inicial de que a criança teria sido atacada por um gato, a equipe do Idiarn visitou todas as propriedades tidas como de risco, na região de divisa com o estado vizinho da Paraíba, na tentativa de encontrar e promover um controle populacional do morcego hematófago, causador da doença, em furnas e abrigos artificiais em toda a região.
Fonte: www.opotiguar.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário