quarta-feira, 18 de junho de 2014

Projeto do Plano Estadual de Cultura entra em consulta pública


Representantes de diversas entidades culturais estiveram reunidos na quarta-feira (11)

Representantes de diversas entidades culturais estiveram reunidos na quarta-feira (11)










A  convite do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, representantes de diversas entidades culturais estiveram reunidos na semana passada, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná para apresentação da minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC/PR).
O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho formado por membros do Conselho Estadual da Cultura (Consec) e técnicos da Secretaria, será disponibilizado agora para consulta pública. O Formulário está disponível em www.cultura.pr.gov.br e as sugestões podem ser encaminhadas até 31 de julho para planodecultura@seec.pr.gov.br .
“Esta é mais uma etapa que cumprimos para consolidar o Sistema Estadual de Cultura. A proposta do Plano sinaliza o caminho pelo qual a cultura do Paraná irá seguir, e isto não poderia ser feito sem o debate democrático e a participação da sociedade. A colaboração de pessoas envolvidas e imbuídas do princípio e do desejo de construir algo resultou neste documento base, que pode e deve ser aperfeiçoado com novas contribuições”, disse o secretário da
Cultura, Paulino Viapiana.
PROJETO
Para formatar o documento o grupo usou as diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Cultura, estabelecendo objetivos, estratégias, metas e ações específicas para o Paraná. O GT também aproveitou como base as 3.176 propostas resultantes das 111 conferências municipais e intermunicipais realizadas no Paraná em 2013, além das 42 propostas aprovadas na 3ª Conferência Estadual de Cultura e 15 contribuições enviadas ao grupo.
“Optamos por formatar o Plano a partir das propostas já encaminhadas pela sociedade nas conferências, pois elas refletem as demandas de cada região e área. Foi um processo democrático que se consolida agora com a consulta pública”, diz Solange Stecz, consultora da Fundação Boiteux/UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

METAS E AÇÕES
Para cada diretriz, o grupo estabeleceu um conjunto de metas e desafios a serem cumpridos e um rol de ações a serem desenvolvidas para cada. No total foram 21 metas e 145 ações definidas. Apoiar e incentivar as manifestações da diversidade cultural, com oferta de programas que promovam e protejam as culturas populares e de povos tradicionais, em todos os municípios do Paraná; implementar programas de formação, fomento, divulgação, documentação e circulação de bens culturais em 100% dos municípios paranaenses;  criar mecanismos de investimentos para construção, recuperação, adequação e manutenção de espaços culturais nas oito macrorregiões do Estado, são algumas das metas propostas no Plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário