Gripada, Dilma Rousseff foi representada pelo ministro Moreira Franco.
Terminal iniciou operações no dia 31 de maio.
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (9). O terminal funciona desde o dia 31 de maio, quando recebeu o primeiro voo comercial. Participaram da solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, executivos da Engevix, empresa que faz parte do consórcio Inframérica, além do presidente do consórcio, Allysson Paolinelli. O evento teria a presença da presidente Dilma Rousseff, que de acordo com o Palácio do Planalto, cancelou a viagem porque está gripada e passou a manhã em recuperação.
O primeiro a falar foi o prefeito Jaime Calado. Ele se emocionou durante o discurso e afirmou que o terminal é um marco no desenvolvimento do estado. "É um marco para o desenvolvimento do RN. É o aeroporto mais bonito do Brasil.", disse ele. O prefeito classificou o novo terminal como "encantador" e citou três diferenciais para o equipamento. "É o primeiro 100% administrado pela iniciativa privada, o primeiro do país que pode receber voos de aeronaves A380 e o mais importante, que é o primeiro a ser projetado para ser um aeroporto-cidade", disse Jaime.
A governadora Rosalba Ciarlini disse que o aeroporto marca um novo momento para o RN. "Esse é o dia em que marcamos o início do nosso futuro", falou.
O presidente da Câmara, Henrique Alves, lembrou que o novo terminal vai ajudar no crescimento industrial da região. "A partir desse aeroporto vamos fazer aqui uma grande base industrial e um novo horizonte para o RN", disse Henrique.
O ministro Moreira Franco iniciou sua fala lendo o discurso da presidente Dilma. O texto destacou que o novo aeroporto representa "uma nova rota para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da região Nordeste".
Moreira Franco afirmou que o aeroporto será importante para o crescimento econômico da região. "Esse equipamento será importante para alavancar as transformações econômicas e sociais da região e também do Brasil", afirmou o ministro.
O presidente do consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli, falou também sobre os problemas que o terminal enfrentou nos primeiros dias de funcionamento. De acordo com ele, esse processo de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está sendo desenvolvido. "O aeroporto estava funcionando de forma assistida nos últimos dias, mas isso é um processo de construção. Posso afirmar que em nenhum momento esses problemas causaram transtornos aos passageiros e que já estão sendo contornados", explica.
Novo aeroporto
O primeiro voo do novo aeroporto pousou às 9h40 do dia 31, marcando o início das operações do terminal de passageiros do Rio Grande do Norte. O consórcio Inframérica, responsável pela administração, investiu R$ 500 milhões na construção.
Apenas na última quarta-feira (4), o terminal passou receber voos internacionais. O novo aeroporto teve problemas com o alfandegamento e por isso começou a operar no sábado (31) apenas com voos nacionais. Nesta terça-feira (3) a Receita Federal emitiu uma autorização, excepcional e temporária, para a entrada e saída de voos internacionais no terminal.
Com o início das operações do novo terminal, o Aeroporto Internacional Augusto Severo foi desativado para voos comerciais também neste sábado e entregue às Forças Armadas Brasileiras (FAB). Durante a Copa do Mundo, o Augusto Severo irá receber os voos de delegações e autoridades que vêm para o Mundial. Todas as companhias aéreas que funcionavam na unidade estão no novo aeroporto.
Fonte: G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário