segunda-feira, 13 de maio de 2013

Enem: 480.000 inscrições em pouco mais de oito horas


Confira os principais pontos do regulamento da edição 2013 da avaliação federal

 

O Ministério da Educação (MEC) contabilizou 472.495 inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) até as 18h30 desta segunda-feira. O prazo de inscrição foi aberto às 10h desta segunda-feira e segue até as 23h59 do dia 27 de maio, exclusivamente pela página da avaliação
Leia também:

A taxa de incrição é de 35 reais e deve ser paga pelos candidatos até o dia 29. Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2013 em escolas da rede pública, bem como aqueles que comprovarem baixa renda, ficam isentos do valor. A previsão do MEC é que cerca de 6,1 milhões de pessoas se inscrevam para participar da avaliação federal. Em 2012, foram registradas 5,7 milhões de inscrições. No entanto, apenas 4,2 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Para este ano, o MEC determinou mudanças na correção da redação do Enem. O objetivo é evitar a ocorrência de deboches, como os que apareceram em textos da edição anterior da avaliação.
Confira as mudanças na correção
1 de 4

Nota zero para deboches, como o da receita de macarrão

No Enem 2013, o candidato que escrever em suas redação um trecho ou parágrafo deliberadamente desconectado do tema proposto receberá zero. O Ministério da Educação (MEC) pretende, com a norma, evitar deboches como os ocorridos na última avaliação, em que participantes colocaram receita de miojo e hino de futebol em suas dissertações e ainda assim conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente, de um total de 1.000. Além de "gracinhas", as outras razões que implicam na anulação da redação são: fuga completa do tema proposto, desrespeito aos direitos humanos, entrega da folha em branco, com desenhos, impropérios ou menos de sete linhas de texto.
Provas – No sábado, dia 26 de outubro, os candidatos terão 4h30 para responder a noventa questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, 27, será a vez da redação e das provas de linguagem e matemática, também totalizando noventa questões. O tempo máximo de permanência na sala será de 5h30.
O edital do exame é bastante rígido e proíbe o candidato, por exemplo, de levar lápis e borracha para o local de prova; canetas só podem ser pretas e de material transparente.
Confira na lista a seguir oito regras fundamentais do Enem
1 de 8

Documento original e com foto: OBRIGATÓRIO

Nos dias de prova, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento original com foto: ele será apresentado ao fiscal do exame para identificação. Cópias não são aceitas, mesmo as autenticadas em cartório. O estudante pode apresentar a cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de habilitação, desde que esta não esteja vencida. Fique atento: não valem certidão de nascimento ou casamento, crachá de empresa, carteira de estudante, CPF ou título de eleitor. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação, o participante deve apresentar um boletim de ocorrência registrado, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário