terça-feira, 16 de abril de 2013

IFRN aposta na arte como elemento de integração



Após aprenderem as lições teóricas do ofício, estudantes  dos cursos oferecidos pelo IFRN-Cidade Alta colocam a mão na massa durante a I Semana de Arte, Cultura e Integração (SACI), que ocorre nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Campus da avenida Rio Branco. A programação do evento pretende mostrar a produção cultural e  acadêmica dos alunos de Gestão Desportiva e de Lazer, Produção Cultural e Guia de Turismo, além de oferecer atividades gratuitas e abertas para o público em geral. As atrações incluem mostra de trabalhos acadêmicos, palestras, shows de música, debates e mesas redondas, exibições de vídeos, apresentações de espetáculos teatrais e uma exposição de cultura urbana com participação de grupos de capoeira, grafiteiros e break dance – um painel de grafite será produzido por artistas da Cufa-RN.
Joanisa PratesMarcelus Bob durante criação de painel coletivo na Prof. Zuza
Marcelus Bob durante criação de painel coletivo na Prof. Zuza

A coordenadora geral da SACI e professora do curso de Produção Cultural, Mary Land Brito, explica que um dos objetivos principais do evento é conectar os alunos com o cenário cultural da cidade. Prova disso é que a produção executiva da SACI ficou a cargo da turma do 5º período do curso de Produção Cultural. “Acredito que a SACI será um momento importante, tanto para os estudantes, que vão ganhar em experiência prática, quanto para a sociedade que ficará conhecendo as produções realizadas no ambiente acadêmico”, destaca.

Outras atrações que participam da SACI, como o grupo Acorde, o cantor Artur Soares e a peça “A megera (in)domada” também são produzidas pelos alunos do IFRN.

Política Cultural

Para estreitar a relação dos estudantes com o contexto cultural vigente, a mesa-redonda “Poder Público e Políticas Culturais” irá contar com a participação do presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão; da secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado; e do chefe substituto do MinC Nordeste, Lúcio Rodrigues. Durante a atividade, os três gestores vão falar sobre os projetos e ações realizados por suas respectivas pastas e participar de um debate com os estudantes.
Adriano AbreuIFRN-Cidade Alta promove primeira edição da Semana de Arte, Cultura e Integração. Toda a programação é gratuita

IFRN-Cidade Alta promove primeira edição da Semana de Arte, Cultura e Integração. Toda a programação é gratuita

“De maneira geral, os alunos sentem dificuldade em se aproximar do poder público”, avalia Mary Land. “A ideia do debate é desmistificar isso, mostrar a eles que os gestores podem ser acessíveis e abertos ao diálogo, além de criar um espaço para que os alunos possam tecer suas opiniões e críticas sobre a política cultural da cidade e do estado”.

A participação nas atividades da SACI não é restrita aos alunos do IFRN e está aberta para toda a sociedade. Para não-alunos, a participação em 75% das atividades confere direito a  certificado.

Cultura urbana

A programação da SACI também abriga a 1ª Exposição de Cultura Urbana, promovida por estudantes do 6º período do curso de Gestão Desportiva e Lazer. Uma das atrações da exposição será a confecção de um painel de grafite, criado por quatro artistas integrantes da Central Única de Favelas do RN (Cufa-RN). Segundo o grafiteiro e coordenador da Cufa-RN em Natal, Miguel Carcará, o preconceito contra o grafite ainda persiste, apesar das atividades recentes como a exposição realizada pela Funcarte em comemoração ao Dia Nacional do Grafite no final de março. 

“É importante ter oportunidades como essa para que a gente possa divulgar e mostrar ao público o que é o grafite”, diz Carcará. “Vamos aproveitar para expor o processo criativo dos artistas e as particularidades de cada um”, adiantou Carcará. Dentro da SACI, a 1ª Exposição de Cultura Urbana vai contar ainda com apresentações de hip-hop, break dance, dança afro, capoeira e stands de tatuagem de henna.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário