sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

OEA respeita decisão de adiar posse de Hugo Chávez na Venezuela


A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou nesta sexta-feira (11) que respeita a decisão "dos poderes constitucionais da Venezuela" de adiar sem prazo a tomada de posse do presidente reeleito Hugo Chávez, disse o secretário-geral da entidade, José Miguel Insulza.
"O tema já foi resolvido pelos três poderes do Estado da Venezuela: o Executivo pediu, o Legislativo o considerou, e o Judiciário o resolveu", disse Insulza à imprensa.
A decisão de adiar a posse foi criticada pela oposição, que defendia que o presidente da Assembleia Nacional assumisse o cargo e convocasse novas eleições para dali 30 dias.
"As instâncias estão esgotadas e, portanto, o processo que vai ocorrer no país é o que foi decidido pelos três poderes", disse Insulza em Santiago do Chile.
Os poderes do Estado venezuelano "optaram por um caminho que dá um tempo para que a situação se esclareça, dá um período de espera para que o presidente eleito volte a prestar juramento", disse.
Insulza acrescentou que o Conselho Permanente da OEA está aberto a qualquer debate que os países queiram convocar sobre a crise venezuelana.
A oposição venezuelana, que havia mandado uma carta ao secretário-geral no começo da semana, advertindo sobre uma possível "violação da ordem constitucional" na Venezuela,lamentou a declaração.
Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário