domingo, 13 de março de 2011

Homenagem aos poetas e aos amantes da poesia

Como o suor que transpira pelos nossos poros, assim é a poesia, nasce na alma e transborda. Quem nasceu ou já veio visitar o nordeste do Brasil, naturalmente já se deparou com um cantador de viola, um embolador de coco, um cordelista, ou um trovador. São homens e mulheres simples que muitas das vezes se dizer formados pela universidade da vida.
Não podemos dizer que o Nordeste seja o berço da poesia, mas podemos afirmar que grandes nomes narraram e narram a realidade social e cultural deste povo através da poesia. Um grande exemplo de fenômeno da poesia nordestina, chama-se Antonio Gonçalves da Silva, o inesquecível “Patativa do Assaré”, através do qual gostaria de homenagear a todos os poetas e poetisas do meu Brasil brasileiro.
Não levem a mal os demais amigos poetas deste imenso Brasil, mas trago dentro de mim, algo que diziam os meus queridos pais: “A justiça para ser boa começa de casa”.
 Sou alguém que vivo, alguém que pensa. Esta é a minha visão de poeta. Existem em nossos dias muitos vivos mortos, jovens que por não conhecer a cultura preferem migrar por caminhos perversos das drogas, quando deveriam estar falando de Cristo, da natureza, gritando contra a violência...etc. Este é o valor da poesia.
 Espero que neste dia 14 de março, dia consagrado a poesia muitos despertem deste sono profundo, passando a escrever ou recitar, puras poesias, botando para fora do seu eu, coisas maravilhosas que este mundo cheio de perversidade estar carente de ouvir.
Cante lá, que eu canto cá
                           Patativa do Assaré
Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.

Se aí você teve estudo
Aqui Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá,
Por favô, não mexa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.
...........

O retrato do sertão
                Patativa do Assaré
Se o poeta marinheiro
Canta as belezas do mar,
Como poeta roceiro
Quero o meu sertão cantar
Com respeito e com carinho.
Meu amigo, meu cantinho,
Onde viveram meus pais.
O mais puro amor dedico
Ao meu sertão caro e rico
De belezas naturais.
............

Nenhum comentário:

Postar um comentário