domingo, 27 de dezembro de 2015

Haitiana comemora reencontro com filhos após três anos no Brasil

Cinco dos 6 filhos ficaram na República Dominicana por falta de dinheiro. 
Mich saiu do Haiti há mais de dez anos e agora mora em Botucatu (SP).


Mich ficou três anos sem ver filhos (Foto: Reprodução / TV TEM)
Mich ficou três anos sem ver filhos
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Uma haitiana conseguiu reunir os seis filhos no Brasil neste fim de ano após ficar três anos longe de cinco deles. Mich Aleah Dubois e o marido vieram para o Brasil procurando melhores condições de vida. Atualmente eles moram em Botucatu, no interior de São Paulo, e conseguiram trazer os cinco filhos que estavam na República Dominicana. O sexto filho nasceu no Brasil.
Mich saiu do Haiti há mais de dez anos. Foi para a República Dominicana para melhorar de vida, mas sofreu com o preconceito. “Agora eu estou com toda a minha família aqui, me sinto melhor. Eu estava procurando tranquilidade e eu encontrei. Na República Dominicana a gente não consegue nem dormir, sempre alguém fala que a imigração está mandando embora. Vivia com medo”, conta.
Foi então que decidiu mudar para o Brasil. Como o dinheiro era curto e ela teve que  deixar os filhos no país, mas prometeu que um dia  eles também mudariam para o Brasil. Esse dia chegou e ela comemora. "Melhor, melhor, dez mil vezes. Estou muito feliz no Brasil", afirma Mich.
As crianças já estudam na Escola Municipal Antenor Serra, na Cohab 1, em Botucatu. O local é simples, mas eles têm liberdade para viver.  “Já se adaptaram com a escola, com as crianças e com a própria parte pedagógica. Mas o que eles mais gostam mesmo é da aula de educação física, principalmente da aula de basquete”, conta a diretora da escola Eliane Bicudo Guerra.
Com essa história é possível aprender que o Brasil, apenas uma única coisa incomoda Mich. “Eu achei que as pessoas reclamam. A pessoa pode até reclamar de alguma coisa, mas do jeito que está reclamando, se for para o Haiti vai morrer.”
Crianças se sentem mais livres no Brasil (Foto: Reprodução / TV TEM)Crianças se sentem mais livres no Brasil (Foto: Reprodução / TV TEM)Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário