Feira Literária segue até sábado (9) na praia de Pipa, em Tibau do Sul.
Debates, teatro e oficinas estão na programação desta sexta-feira (8).
O Festival Literário da Pipa começou nesta quinta-feira (7) com oficinas, teatro, contação de histórias e debates. A Tenda dos Autores, epicentro da programação do Flipipa, foi tomada logo cedo por uma plateia atenta e interessada. As ações são voltadas para professores e estudantes da rede pública de ensino da região de Pipa e Tibau do Sul. O público que lotou o espaço conferiu a encenação do espetáculo Andarilhos do Coração, adaptação da Cia Cênica Ventura, com direção de Lindemberg Farias, para o texto teatral de Ariano Suassuna "Torturas de um coração ou Em Boca fechada não entra mosquito”, escrito em 1951.
Mais tarde, os debates literários tiveram início com "João Ubaldo Ribeiro: O Mestre da palavra", com Abel Silva, Vicente Serejo e Margarida Seabra. O trio de convidados foi dinâmico, com Serejo pontuando livros e passagens das obras de João Ubaldo e Abel e Margarida costurando histórias afetivas, mais pessoais, sobre um dos maiores escritores brasileiros.
"Toda poesia em Leminski", contou com debate sobre obra do poeta curitibano e o sucesso de sua poesia entre as novas gerações. A abordagem do debate misturou leitura de textos e interpretação de músicas compostas por Leminski, interpretas ao piano pelo pianista, escritor e ensaísta José Miguel Wisnik, com mediação de Mário Ivo Cavalcanti.
Nesta sexta (8), a programação prossegue com o Pipinha Literária, o espaço Livros, com vários lançamentos, Bibliosesc, Roda de Prosa do Espaço Flipipa Sesi com os autores Pablo Capistrano e Leonardo Barros. À noite, três momentos debatem biografias e trajetórias literárias: o poeta Chacal abre a noite tecendo impressões sobre “Literatura e resistência”; o historiador e escritor Rodrigo Lacerda, neto do político e jornalista Carlos Lacerda, apresenta “A Saga dos Lacerda: Do fim do Império a Era Vargas”; e o jornalista e biógrafo Mário Magalhães revela a frenética trajetória do guerrilheiro, político e poeta Carlos Marighella.
Em parceria com o Flipipa, o Sesc e Sesi realizam atividades voltadas para estudantes, professores e público em geral, ocupando a tenda e área externa do Festival Literário da Pipa. Na área de leitura, além da Bibliosesc, haverá o “Espaço Livros”, com estandes das editoras Queima Bucha, Cooperativa UFRN, Sebo Vermelho e Vitrine Livros Sebrae. Na área de gastronomia estará a Cozinha Brasil.
No espaço Solar Bela Vista vai ter oficina de produção de livretos com Mariana Flor e Roda de Prosa sobre poesia com Regina Azevedo, Carito Cavalcanti, Pedro Tostes (SP) , sobre prosa com Carlos Fialho, Pablo Capistrano e Leonardo Barros, e cordel com Clotilde Tavares e Rodrigo Bico. Também está programada a Oficina de Xilogravura com o desenhista Emanuel Amaral.
Na Tenda dos Autores, o Sescpromove a apresentação da peça “Andarilhos do Coração” — Adaptação da Cia Cênica Ventura para texto de Ariano Suassuna; “Bangular”, do Ballet da Cidade, as intervenções “Assalto poético” e “Poesia Ao pé do ouvido”, com o Grupo Sesc de Dramaturgia, além de ação de Incentivo à Leitura com autores convidados, Salizete Freire, José de Castro, Juliano Souza e Michelle Ferret.
Fonte: G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário