"Mossoró, adotaste-me e não te versejei.../Também pudera: faltou-me arte, não tereiventei./Ficaste, altiva e talássica, cá no fundo do peito meu." É com o poema adoção, de Clauder Arcanjo, que começa a antologia poética "Mossoró e Tibau em Versos", que reúne 50 poemas de diversos escritores que em algum momento de suas trajetórias homenagearam as duas cidades do Oeste potiguar.
A antologia tem organização dos escritores David de Medeiros Leite e Edilson Segundo e será lançada em Mossoró na próxima quinta-feira, no auditório Francisco Ferreira de Souto Filho (Sesi). Os dois organizadores da antologia afirmam que o trabalho de pesquisa realizado foi intenso, a fim de elaborar uma coletânea que se diferenciasse das demais produções já lançadas neste sentido. O trabalho também será lançado em Natal, na Academia Norte-rio-grandense de Letras, no dia 3 de julho.
O escritor Paulo de Tarso Correia, que prefacia o livro, comenta que "a cidade já contava com várias antologias poéticas, entre elas a ambiciosa '100 poetas de Mossoró', organizada por Caio César Muniz". Ele destaca que a originalidade de "Mossoró e Tibau em Versos" se dá exatamente no fato de que os poetas mossoroenses ou não, têm como tema para seus versos as duas cidades.
Para Edilson Segundo, tal afirmação se comprova na própria seleção dos escritores que estariam nas páginas da antologia. "Dos 50 escritores escolhidos, apenas 29 eram mossoroenses. Nossa intenção foi revisitar os poetas que em um momento ou outro da vida falaram dessas cidades, e que acabaram marcando com seus versos momentos históricos destes municípios", destaca Segundo.
Ele comenta que a escolha dos poemas partiu de leitura de livros e documentos antigos, com análise especial de materiais produzidos pela Coleção Mossoroense, que foi de fundamental importância para a pesquisa da publicação.
"Os livros que consultei para fazer as pesquisas foram da Coleção Mossoroense e também da Editora Pongetti. O jornal Correio do Natal, edição especial em homenagem aos 30 de setembro de 1883, também teve grande relevância no trabalho penoso que eu e o grande idealizador desta obra, do qual devo eterna gratidão, dr. David Leite, serviram para o nosso trabalho", ressalta.
Para David de Medeiros Leite, outro organizador da antologia, o resultado do trabalho é a reunião de poemas e poetas de várias eras, que trataram de Mossoró e Tibau em seus versos. Ele comenta que o trabalho de seleção foi árduo, uma vez que existem poesias no livro com mais de 160 anos.
"Temos poemas que foram feitos em 1853, no ato da abolição da escravatura e ao mesmo tempo textos publicados em 1927, quando Lampião e seu bando investiram contra Mossoró. Nossa pesquisa resultou em um trabalho específico muito coeso que prestigiou aqueles que acreditamos ter feito o melhor trabalho técnico e estético", comenta David.
David de Medeiros Leite é anunciado na Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte
O escritor David de Medeiros Leite aproveitará o lançamento da antologia poética "Mossoró e Tibau em Versos" para tomar posse da Cadeira 20 na Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN). A cadeira tem como patrono o escritor suíço, radicado em Mossoró, Conrado Mayer.
"Convidaram-me para fazer parte da Academia, ainda no período de sua fundação, há três anos. Eu precisava fazer um elogio, um breve texto, para o patrono de minha cadeira, e por uma série de inconveniências de tempo, acabei me demorando com o elogio. Agora vou tomar posse na Academia, sendo saudado pelo professor Lúcio Ney", comentou David.
Serviço
Livro: Mossoró e Tibau em Versos - Antologia poética
Organização: David de Medeiros Leite e Edilson Segundo
Editora: Sarau
das Letras
Lançamento: 27 de junho em Mossoró e 3 de julho em Natal
Preço: R$ 30,00
Cláudio Palheta Jr.
Editor do Universo
Fonte: omossoroense.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário