sexta-feira, 14 de junho de 2013

Compositor potiguar Chico Elion morre em Natal aos 83 anos

Chico Elion estava internado há 15 dias com problemas respiratórios.
Enterro está marcado para 16h no cemitério Morada da Paz, em Emaús.



Chico Elion relembra  Gonzagão (Foto: Arquivo Pessoal)
Chico Elion tinha 83 anos e deixa oito filhos
(Foto: Arquivo Pessoal)
O compositor Chico Elion morreu na noite desta quinta-feira (13) na Policlínica do Alecrim, em Natalx, onde estava internado há 15 dias com problemas respiratórios. Chico Elion nasceu em Assú, região Central do Rio Grande do Nortex, e completou 83 anos no último 16 de maio. De acordo com a família, o velório é no Centro de Velório São José, no Barro Vermelho e o enterro está marcado para às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Emaús.
Chico Elion é autor de centenas de composições gravadas, entre outros, por Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Trio Irakitan. Uma de suas músicas mais conhecidas é 'Ranchinho de Paia', gravada justamente por Luiz Gonzaga, de quem ele falou com carinho em entrevista concedida ao G1, em outubro do ano passado. “Aqui no RN ele foi ovacionado. Ele colocou a minha letra no ritmo popular, chamado for all, em inglês, e na nossa língua, para todos. Hoje, depois de Gonzaga, sofremos com a  pobreza musical", disse à época.
Trajetória
Em 1948 Chico Elion fez sua estréia como cantor na Rádio Nacional do Rio de Janeiro com a música "Lavadeira", de sua autoria e Capelinha. No mesmo ano formou dupla com Manoel Neves Cavalcante, de duração efêmera. Em 1951 fundou o Trio Acaiaca. No mesmo ano formou o Quarteto Marupiara, que teve pouco tempo de atuação.

Em 1950 teve sua primeira composição gravada, "Moinho d'água", por Aldair Soares na CBS. Em 1955 teve o samba "Se eu fracassar" gravado por Rinaldo Calheiros. Entre 1960 e 1971 apresentou em diferentes rádios o programa "Varieté transa bacana", no qual recebeu importantes nomes da música brasileira.

Em 1981 teve a música "Rancho de paia", registrada por Luiz Gonzaga no LP "A festa". Como compositor teve músicas gravadas entre outros por Trio Nordestino, Trio Irakitan e Trio Marayá. Em 1995 lançou de forma independente o CD "Chico Elion e vozes amigas", seu primeiro trabalho solo. Em 2010, foi homenageado e teve sua música "Lembranças de um solovox" gravada no CD "Gerações", de seu filho Kiko Chagas.

O disco consistiu em uma homagem, além dele, a outros dois compositores potiguares, os irmãos Manoel de Elias e Zé de Elias. No ano seguinte, foi novamente homenageado por seu filho, Kiko Chagas, no CD "Kiko Chagas canta Chico Elion". O disco trouxe apenas regravações de obras suas, sendo três delas em parceria com Kiko: “Meu brinquedo”, “A flor e o beija-flor” e “Bom brasileiro”.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário