quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Em Cuba, Lula ouve de médicos que Chávez se recupera bem de cirurgia


Ex-presidente se encontrou com Rosa Virginia, filha do presidente venezuelano, o chanceler Elías Jaua e médicos que estão cuidando de Chávez




Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula posa para foto com médico de Chávez (à esquerda de branco), o chanceler Elias Jaua, Rosa Virginia e seu marido, Jorge Arreaz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou em Cuba a filha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ouviu dos médicos que tratam de Chávez que ele se recupera bem de uma cirurgia para tratar um câncer , disse o Instituto Lula em nota nesta quinta-feira.
Lula se reuniu em Havana com Rosa Virginia, filha de seu aliado venezuelano, com o chanceler venezuelano, Elías Jaua, e com médicos que tratam de Chávez.

"Eles informaram o ex-presidente que Chávez tem se recuperado bem da cirurgia que fez em dezembro do ano passado", disse o Instituto Lula em nota, acompanhada de foto do ex-presidente com a filha do líder venezuelano. 
Chávez, no poder desde 1999, não é visto nem ouvido em público desde que viajou a Cuba em 10 de dezembro para fazer a cirurgia, a quarta desde que foi diagnosticado com um câncer na região pélvica em junho de 2011.
Já doente, Chávez foi reeleito para um novo mandato no ano passado. A posse, marcada para 10 de janeiro, foi adiada indefinidamente pela Justiça .
Chavistas dizem que o presidente continua no comando desde seu quarto de hospital em Havana , mas a oposição defende que se Chávez, de 58 anos, tem condições de conversar com ministros, deveria então fazer um pronunciamento à nação explicando exatamente qual é seu estado de saúde.
Em meio à falta de informações detalhadas sobre o estado de saúde do venezuelano, Lula aproveitou nesta quarta seu discurso na Conferência pelo Equilíbrio Mundial para homenageá-lo e pedir o envio de 'energia positiva' para sua pronta recuperação. Além de participar do evento, Lula se encontrou com o ex-presidente cubano Fidel Castro e com o atual presidente Raúl Castro, irmão de Fidel. Acompanhado de Raúl, Lula também visitou obras de ampliação do Porto Mariel.

Enquanto Lula se reunia com a cúpula cubana, o ministro de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Jorge Arreaza, que também é genro de Chávez e tem sido o porta-voz da família nas últimas semanas, deu uma entrevista por telefone à rede de televisão VTV e disse que o líder venezuelano está melhorando a cada dia e se encontra cada vez mais "envolvido em suas funções oficiais"
Fonte:ultimosegundo.ig.com.br

Pela Copa do Nordeste, ABC vence Itabaiana por 4 a 1 no Frasqueirão


O ABC goleou o Itabaiana po 4 a 1 no Estádio Frasqueirão em jogo válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Os gols da partida foram marcados por Vanderlei, Renato, Rodrigo Silva e Édson. Julian fez o de honra para o time sergipano.

Agora o ABC chegou aos 4 pontos no grupo A, que tem como líder o Bahia, e ainda tem chances reais de classificação para a segunda fase da competição. Além disso, a falta de gols do alvinegro, que só havia marcado dois de penalti na competição, foi suprida.

Precisando vencer, o ABC começou o primeiro tempo pressionando o adversário e Vanderlei abriu o placar antes dos 15 minutos iniciais.  Ainda no primeiro tempo, o lateral Renato, destaque na partida contra o Bahia, também deixou o dele e levou o ABC para a segunda etapa com dois gols de diferença.

No segundo tempo, Rodrigo Silva fez o dele em mais um pênalti assinalado a favor dos alvinegros na segunda etapa. Julian, em cobrança de falta, descontou para o Itabaiana. Mas, aos 29 minutos da etapa final, Édson arriscou de fora da área e deu números finais a partida.

Fonte: Tribuna do Norte

IFRN divulga lista de aprovados no exame de seleção 2013. Confira:


A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou hoje (31) o resultado final do Exame de Seleção (edital 24/2012). Foram preenchidas 1110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 câmpus do Instituto. Esse total corresponde a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada. O restante das vagas foram destinados aos alunos das escolas públicas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC). As provas foram aplicadas no dia 6 de dezembro de 2012.
Os resultados dos recursos e os extratos de desempenho estão disponíveis na área do candidato no site ingresso.ifrn.edu.br .O candidato com o status de habilitado está classificado, mas não foi aprovado dentro do número de vagas disponíveis para o curso. O status aprovado aparecerá para os candidatos que conseguiram se classificar dentro do número de vagas.
Os aprovados deverão realizar a matrícula de 19 e 20 de fevereiro de 2013, na Diretoria Acadêmica do curso para o qual foram aprovados nos horários de funcionamento dos câmpus. O candidato que não realizar sua matrícula neste período perderá sua vaga.

Equipe Força e Ação da Honda se apresentará em Nova Cruz dia 02 de Fevereiro


O mês de fevereiro vai começar com uma boa dose de adrenalina. A Br-moto traz para o Rio Grande do Norte e Equipe Força & Ação que realiza manobras radicais sobre duas rodas. Saltos, efeitos especiais, explosões e derrapagens estão entre as 50 manobras apresentadas pela equipe no show

Os pilotos Fábio Rolim (Dentinho), Alexssander Martins (San), Alex Santos e Rodrigo Silva (Rodriguinho) vão radicalizar com manobras inacreditáveis nas ruas de  Nova Cruz. A agitação da galera fica por conta do locutor Rick Vieira.

 A população de Nova Cruz vai curtir a apresentação no dia 2 de fevereiro, na rua Coronel José de Brito, em frente ao Mercado Público, às 18h.

Durante 01 hora, os 04 pilotos profissionais e suas fantásticas máquinas exibem mais de 
50 manobras diferentes, com muitos efeitos especiais, explosões, moto lança-chamas, derrapagens, pirâmides, saltos em arcos de fogo, envolvendo 01 quadriciclo e 
06 motocicletas de 300 à 1000 cilindradas!


Fonte: NovaCruzOficial

Explosão mata 14 em edifício de empresa de petróleo, no México


Estatal informou que prédio foi esvaziado, na Cidade do México.
Governo disse que há 80 feridos; equipes buscam sobreviventes.


Uma explosão em uma subestação de energia deixou pelo menos 14 mortos e 80 feridos no edifício sede da estatal de petróleo Pemex, na Cidade do México, nesta quinta-feira (31), informou o secretário de Governo Miguel Angel Osorio Chong.
"Temos 13 mortos no local e mais um em um hospital. Há mais de 80 feridos e continuamos buscando sobreviventes entre os escombros", indicou o secretário à imprensa.
Antes de anunciar que houve uma explosão, a Pemex havia dito que o prédio havia sofrido um problema com o fornecimento de eletricidade.
Imagens de televisão mostraram entulho nas proximidades do arranha-céu e feridos sendo retirados em macas. A situação na torre da Pemex era "delicada", disse um porta-voz dos serviços de emergência locais, segundo a agência Reuters.

Bombeiros vindos de Tacubaya y e trabalhadores buscan sobreviventes depois de explosão, na Cidade do México (Foto: Guillermo Gutiérrez/AP)Bombeiros vindos de Tacubaya e trabalhadores buscam sobreviventes depois de explosão, na Cidade do México (Foto: Guillermo Gutiérrez/AP)
Fonte:g1.globo.com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Morre a Educadora Terezinha Pinto




Faleceu nesta quarta-feira, 30 de janeiro, no Hospital Walfredo Gurgel, a educadora e religiosa Teresa de Jesus Medeiros, conhecida por Terezinha Pinto. O seu corpo está sendo velado no Auditório do Colégio Nossa Senhora do Carmo, o sepultamento acontecerá amanhã, saindo o cortejo as 8:30 horas, para a paróquia Imaculada Conceição, onde será celebrada a missa de corpo presente, o seu sepultamento dar-se-á no cemitério local.

A educadora:
Terezinha Pinto muito fez pela nossa educação, iniciou a sua carreira como educadora na Escola Estadual Alberto Maranhão, trabalhou com datilografa na Escola Cenecista Nestor Marinho, foi secretária do antigo NURE, tendo encerrado a sua carreira como vice-diretora da Escola Estadual Firma Francelina de Oliveira.

A religiosa:
No ano de 1955, Terezinha Pinto iniciou o seu trabalho como voluntária na Paróquia da Imaculada Conceição, e assim à incansável religiosa, colaborou por mais de 50 anos, tendo se afastado somente no ano de 2011 por recomendação médica. 



  




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Justiça bloqueia bens de donos de boate de Santa Maria


Pedido da Defensoria Pública foi deferido em caráter de urgência.
Ação tem o objetivo de garantir futuras indenizações a familiares.


Um dos donos da boate Kiss, o empresário Mauro Hoffmann se entrega à polícia e é preso.  (Foto: Emerson Souza/Agência RBS)Um dos donos da boate, Mauro Hoffmann é transferido ao presídio (Foto: Emerson Souza/Agência RBS)
A Justiça aceitou o pedido da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e bloqueou os bens da empresa que gere a boate Kiss, onde 231 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste domingo (27). Os proprietários do estabelecimento também tiveram os seus bens retidos. O pedido, julgado em caráter de urgência, foi deferido na noite de segunda-feira pelo juiz do fórum de Santa Maria, Afif Simões Neto.

Segundo a Defensoria, a ação tem o objetivo de garantir futuras indenizações a familiares da tragéria ocorrida em Santa Maria.
“O propósito é assegurar o direito das pessoas a terem garantida futura indenização, de modo coletivo e igualitário a todos os familiares das vítimas da tragédia”, disse o defensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke Maria, segundo a assessoria de imprensa.

Dois sócios da casa noturna foram presos nesta segunda-feira. Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, foi detido em um hospital de Cruz Alta e está sob custódia da polícia. Mauro Hoffmann também teve a prisão temporária decretada pela Justiça por 5 dias e foi encaminhado ao Presídio de Santo Antão, a cerca de 7 km do centro de Santa Maria.
Ainda na manhã de domingo, a Defensoria Pública gaúcha estabeleceu uma força-tarefa para atuar nos assuntos referentes ao incêndio. Segundo o órgão, familiares das vítimas podem receber orientações jurídicas e ter encaminhamento de documentos feito por defensores públicos.
Fonte:g1.globo.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretários do estado ainda não foram intimados sobre prisão

Os secretários de estado Antônio Alber da Nóbrega e Francisco Obery Rodrigues Júnior, de Administração e Planejamento e Finanças, respectivamente, ainda não foram intimados sobre a decisão do desembargador Virgílio Macedo Júnior, que determinou a prisão dos dois por descumprimento de decisão judicial. Os secretários estão em local desconhecido, aguardando as orientações do procurador-geral do estado, Miguel Josino, sobre como agir.

Até o momento, o procurador-geral ainda não teve acesso à decisão do desembargador para estudar qual o procedimento deve tomar. Ele está, desde o início da tarde, na sede do Tribunal de Justiça do Estado, porém o desembargador está em posse da decisão e não se encontra no local.

De acordo com servidores da Secretaria de Administração, na manhã de hoje o secretário Antônio Alber esteve no local, mas passou pouco tempo. Já o secretário de Finanças e Planejamento, Obery Rodrigues, não passou pela secretaria hoje.

O Governo do Estado afirmou que só irá se pronunciar através de nota.

Fonte: tribunadonorte.com.br

Presidente do Egito impõe estado de emergência e convoca oposição


Presidente do Egito impõe estado de emergência e convoca oposição
legenda da imagem
Mohamed Abd El Ghany, Reuters

Logo após o discurso em que declarou o estado de emergência e o recolher obrigatório em três províncias do Egito, por um mês, o Presidente Mohammed Morsi apelou a oposição ao diálogo esta segunda-feira. Pelo menos 50 pessoas morreram em confrontos durante o fim de semana, num sinal do descontentamento crescente contra o Governo eleito.

As três províncias em estado de emergência são Port Said, Suez e Ismailia. O estado de emergência está em vigor desde a meia-noite (22h00 de Lisboa), durante 30 dias.

"Não há alternativa ao diálogo" afirmou Mohammed MorsiA eficácia da estratégia governamental para repor a ordem é no entanto duvidosa.

Sinal disso foi a ameaça, domingo, por parte de forças islamitas que apoiam Morsi, de que estão prontas a organizar milícias civis de "vigilantes".

Tareq el-Zomr, do antigo grupo jihadista Gamaa Islamiya, afirmou que, se as autoridades não conseguirem impor a ordem, "é direito do povo egípcio" formar "comités populares para proteger a propriedade pública e privada e conter a agressão a cidadãos inocentes".

El-Zomr acusa as forças seculares de fomentar a violência.
Reunião com oposição
Entre os convocados pelo Presidente para a reunião de diálogo nacional, estão o Nobel da Paz, Mohammed ElBaradei, o ex-chefe da Liga Árabe, Amr Moussa, e Hamdeen Sabahi, político de esquerda e terceiro classificado na corrida presidencial. Um comunicado da Presidência após o discurso de Morsi convocou a oposição egípcia para uma reunião às 18h00 locais (16h00 em Lisboa), no palácio Presidencial no Cairo.

Os três lideram a Frente de Salvação Nacional egípcia, que agrupa os principais partidos da oposição.

O porta-voz da organização já reagiu, Khaled Dawoud afirma que o convite não tem interesse se o Presidente não esclarecer a agenda da reunião.

Entre os pontos que a Frente quer ver discutidos está um compromisso para alterar a Constituição recém-aprovada, elaborada pelos apoiantes do Presidente e de cariz fortemente islamita e rejeitada por toda a oposição além de vários setores civis e religiosos da sociedade.
"Port Said levantou-se"
A violência mais recente  iniciou-se sexta-feira passada, nas manifestações do segundo aniversário da queda do ditador Hosni Mubarak, que governou o Egito durante 30 anos, com mão de ferro e o apoio dos militares.

No sábado, a fúria latente explodiu em Port Said, com o anúncio da condenação à morte de 21 apoiantes de um clube de futebol egípcio, o Al-Masry, acusados de serem responsáveis pela violência após um jogo em fevereiro de 2012 que resultou em 71 mortos.
"Port Said levantou-se e não é uma aparente normalidade que vai mudar isso", afirmou uma ativista, Amira Alfy, exigindo a demissão do Presidente.
Nos confrontos de sábado morreram 37 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.

Domingo, nos funerais dos mortos no dia anterior, registou-se mais violência na cidade perto do Canal do Suez, com dezenas de milhares de pessoas a manifestarem-se contra Morsi. Três pessoas morreram e mais de 630 ficaram feridas.

Houve ainda confrontos no Cairo e em várias cidades de Delta do Nilo.
Proteger os cidadãos
Para os analistas, o apelo de Morsi ao diálogo e a declaração do estado de emergência revelam de forma evidente a ineficácia do Governo para deter a contestação. Esta foi a segunda vaga contra Morsi em menos de um mês.No Egipto a economia está em queda livre, as injustiças sociais do anterior regime não só perduram como alastram, o crime e o caos estão em crescendo.

Este domingo o Presidente voltou a optar por recorrer a soluções típicas do regime deposto de Mubarak. Morsi justificou a imposição do estado de emergência com a proteção dos cidadãos.

"Disse que sou contra quaisquer medidas de emergência, mas disse também que agiria para parar com a sangria e proteger o povo", referiu Morsi.

O ex-líder da Irmandade Muçulmana acrescentou que deu ordens à polícia para lidar de forma "firme e musculada" para com aqueles que ataquem instituições do Estado e usem armas para "aterrorizar" cidadãos ou bloquear estradas e caminhos de ferro.
Contestação cresce
A base islâmica de apoio a Morsi pode estar também a esboroar-se. Em Port Said as multidões  foram lideradas por mulheres vestidas de negro, que cantavam slogans como "Morsi é inimigo de Deus" e "não há outro Deus senão Alá", repetidos depois pela multidão.

Na capital, o ministro do Interior foi humilhado por agentes da polícia quando tentou estar participar no funeral de dois agentes mortos nos confrontos de Port Said. Mohammed Ibrahim foi vaiado pelos polícias presentes que o acusaram também, aos gritos, de estar ali apenas para as câmaras de televisão.

Ibrahim saiu à pressa, sinal de que o prestígio do Estado e das instituições está a perder-se e que até nas disciplinadas forças de segurança a desunião é crescente.

Fonte:www.rtp.pt

XXI Congresso de Jovens Batistas Regulares do Interior RN

Aconteceu de 22 a 26 de janeiro de 2013, no Acampamento Elim, Lagoa do Bomfim, o XXI Congresso de Jovens Batistas Regulares do Interior do Rio Grande do Norte. O evento contou com número recorde de jovens, tanto do interior do estado, como da capital.  O Preletor do evento  foi o Pastor José Soares Filho, da Igreja Batista Fundamentalista, da cidade de Santa Cruz/RN. E teve por tema: FRUTIFICANDO EM CRISTO. João 15.

 Lenivaldo Gonzaga - Diretor do Congresso


Pastor José Soares Filho - Preletor


Culto no Templo 


Casal de Missionários Baianos, atuando no Continente Africano


Lagoa do Bomfim, com menos volume de água

domingo, 27 de janeiro de 2013

Dilma visita feridos e famílias de vítimas de incêndio em Santa Maria


Presidente esteve no ginásio onde os corpos estão sendo reconhecidos.
Emocionada, conversou com familiares das vítimas e saiu sem falar.



A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)







Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss, que causou, pelo menos, 232 mortes. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia.
Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.
“Ela esteve no local onde estão as famílias, conversou com alguns, mas está muito emocionada, é um clima que ninguém queria vivenciar. Queremos dar todo o apoio ao trabalho que está sendo feito. Queremos respostas”, disse o  presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que acompanhava a presidente.
Ao ser informada por auxiliares, na manhã deste domingo (27), sobre a extensão da tragédia no Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff mandou cancelar todos os compromissos do dia previstos em sua agenda oficial em Santiago do Chile. A chefe de estado brasileira participava desde sábado (26), na capital chilena, de um encontro de cúpula de países latino-americanos e europeus. 
Segundo a assessoria da Presidência, entre os compromissos cancelados por Dilma estavam encontros bilaterais com os presidente de Argentina, Letônia e Bolívia.
Antes de embarcar de volta ao Brasil, a presidente entrou em contato com integrantes do primeiro escalão para determinar que todos os ministros ficassem de prontidão para auxiliar no atendimentos às vítimas do incêndio e seus familiares.
De acordo com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, Dilma também ordenou, direto do Chile, que uma equipe de técnicos e peritos federais viajasse nesta tarde de Brasília para o Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de identificação dos mortos.
Em declaração à imprensa em Santiago, Dilma chegou a chorar ao lamentar as mortes de mais de 200 pessoas no incêndio da boate Kiss.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse a presidente com a voz embargada.
Repercussão política
Assim que começaram a circular as primeiras informações sobre a tragédia deste domingo no Rio Grande do Sul, uma onda de manifestações de autoridades, políticos e personalidades públicas tomou conta das redes sociais e da internet.
O vice-presidente da República, Michel Temer, foi um dos integrantes do governo federal que prestou solidariedade às vítimas do incêndio pela rede mundial. Em nota oficial, Temer relatou ter conversado com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, seu correligionário do PMDB, para transmitir seu "pesar" pelo incidente.
“Todo o povo brasileiro se solidariza nesta hora trágica com o Rio Grande do Sul. Por telefone, transmiti ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, meu pesar por este lamentável acidente que retirou a vida de tantos jovens gaúchos. Expresso minha solidariedade também aos familiares das vítimas", escreveu.
Em nota aberta ao governador gaúcho Tarso Genro, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), afirmou estar profundamente chocado com a tragédia de Santa Maria.
"Minha primeira reação é de dirigir-me ao ilustre governador e, através de sua pessoa, manifestar ao povo do Rio Grande do Sul, às famílias das vitimas e a seu governo minha profunda solidariedade neste momento de sofrimento que ultrapassa as fronteiras do seu estado e atinge e comove todo o povo brasileiro", disse Sarney na carta oficial.

Fonte: g1.globo.com


Festa que acabou em tragédia reunia universitários em Santa Maria


'Agromerados' tinha classificação etária de 18 anos, segundo boate.
Estudantes da universidade de Santa Maria promoveram o evento.


A festa em que ao menos 245 pessoas morreram na madrugada deste domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, começou às 23h de sábado (26), de acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna. O evento era direcionado para jovens universitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o banner de apresentação, estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária, pedagogia, zootecnia, técnico em agronegócio e técnico em alimentos eram os organizadores do evento.
A festa "Agromerados" tinha classificação etária de 18 anos e o ingresso custava R$ 15. As atrações confirmadas do evento no site da boate foram "Gurizada Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas" e os DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
A Brigada Militar confirmou que o número oficial de mortos no incêndio é de 245. Todos os corpos das vítimas foram retirados da boate na manhã deste domingo (27). Ao menos outras 48 pessoas estão feridas e recebendo atendimento, segundo a polícia.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local, checando as circunstâncias do fogo e retirando corpos da área. O número total de pessoas que estavam na boate durante a festa ainda não foi confirmado pelos autoridades.
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, manifestou no Twitter o pesar pelo incêndio e se deslocou até o município para acompanhar os trabalhos. A presidente Dilma Rousseff também está indo para Santa Maria.

Fonte: g1.globo.com

'É situação terrível de desespero e dor', diz ministra sobre tragédia no RS


Maria do Rosário foi a primeira autoridade federal a chegar a Santa Maria.
Titular dos Direitos Humanos auxilia no atendimento às vítimas de incêndio.


Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, acompanhou Dilma em visita a Santa Maria  (Foto: arlis Schneider/Acuário Fotojornalismo/AE)A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário,
em visita às vítimas do incêndio de Santa Maria
(Foto: arlis Schneider/Acuário Fotojornalismo/AE)
Primeira autoridade do governo federal a desembarcar em Santa Maria (RS) após o incêndio que matou mais de 200 pessoas em uma boate neste domingo (27), a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, classificou a tragédia de uma “situação terrível de desespero e dor”.
“É uma situação terrível de desespero e dor. Em uma tragédia como essa envolvendo jovens é impossível que cada pai e mãe do país não sinta um forte impacto, diante da dor dos pais que não terão seus filhos em casa essa noite”, afirmou a ministra em entrevista ao G1 por telefone.
Rosário relatou que a presidente Dilma Rousseff determinou ainda na manhã deste domingo que fosse mobilizada uma força-tarefa, composta por servidores federais e autoridades estaduais, para prestar apoio às vítimas e aos familiares.
Por ordem de Dilma, disse Rosário, uma equipe de técnicos e peritos federais viajará nesta tarde de Brasília para o Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de identificação dos mortos.  O grupo será coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
No primeiro momento, enfatizou a titular dos Direitos Humanos, a prioridade das autoridades públicas é o atendimento às vítimas e a identificação dos mortos. Em uma segunda etapa, serão investigadas as causas do incêndio e as responsabilidades pelo incidente. A apuração criminal ficará sob a responsabilidade da polícia gaúcha.
Rosário, que é gaúcha, viajou para Santa Maria na manhã deste domingo na companhia do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O chefe do Executivo gaúcho é natural da cidade onde ocorreu o incêndio sem precedentes no estado.
Antes de embarcar para Santa Maria, município que fica a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre, Rosário conversou por telefone com Dilma. Direto de Santiago do Chile, onde participava de uma cúpula de países latino-americanos e europeus, a presidente orientou que todos os ministros ficassem de prontidão para ajudar no socorro e atendimento às milhares de pessoas que estavam na boate Kiss durante o incêndio.
A chefe de Estado brasileira também determinou, relatou Rosário, que as unidades das Forças Armadas lotadas em Santa Maria fossem acionadas para prestar auxílio médico e logístico. Ainda de acordo com a ministra, Dilma também ordenou que os servidores da Universidade Federal de Santa Maria se envolvessem na operação.
Conforme Rosário, assistentes sociais e psicólogos foram destacados para acompanhar os familiares no momento da identificação dos mortos. Algumas vítimas fatais foram identificadas com o auxílio dos documentos que elas portavam junto ao corpo na hora da tragédia.
Dilma deixou às pressas a cúpula sediada no Chile e se dirigiu para a cidade do interior do Rio Grande do Sul. A presidente desembarcou em Santa Maria por volta das 14h para comandar in loco as medidas que cabem ao governo federal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estava em São Paulo quando a informação do incêndio veio à tona, também se deslocou para o Rio Grande do Sul para auxiliar na coordenação dos trabalhos de atendimento médico às vítimas.
O caso
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia e para retirar corpos da área.

O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma que faz o isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Segundo o Corpo de Bombeiros, a boate estava com o alvará vencido.


Fonte: g1.globo.com




sábado, 26 de janeiro de 2013

Gurgel apresenta denúncia no Supremo contra Renan Calheiros


Senador do PMDB é suspeito de ter apresentado notas fiscais frias.
Ministros do STF terão de decidir se o parlamentar irá se tornar réu.


O procurador-geral da República,Roberto Gurgel, apresentou na última sexta-feira (25) denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato à sucessão de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado.
Sob segredo de Justiça, o inquérito investiga suspeitas de que o parlamentar alagoano teria utilizado notas fiscais frias para tentar comprovar que tinha renda suficiente para pagar uma elevada pensão a uma filha que teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. O escândalo, ocorrido em 2007, foi um dos pivôs da renúncia do peemedebista do comando do Senado.
A assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que Gurgel encaminhou denúncia contra Calheiros na Suprema Corte, porém, não dá detalhes sobre o teor do ato judicial. Segundo os assessores do procurador-geral, ele não pretende comentar o caso devido ao sigilo judicial.
A investigação contra Calheiros no STF teve início em agosto de 2007. O relator do processo é o ministro Ricardo Lewandowski.
Em fevereiro de 2011, o magistrado pediu um parecer do Ministério Público sobre o caso. Desde então, o inquérito estava sob análise de Gurgel.
De acordo com a assessoria da PGR, a demora na avaliação do caso se deu por conta do tamanho do processo – são 43 volumes – e ao fato de Gurgel ter se dedicado no último ano, durante mais de quatro meses, ao julgamento do processo do mensalão.
Para que Calheiros se torne réu em uma ação criminal, os ministros do Supremo têm de julgar se aceitam a denúncia do Ministério Público. Não há previsão de quando o caso será analisado pelos magistrados da corte.
Calheiros é considerado o candidato favorito na eleição que escolherá quem irá presidir o Senado pelos próximos dois anos. A votação está prevista para ocorrer na próxima semana, no retorno do recesso legislativo.
Outro lado
Em nota divulgada na noite deste sábado (26), a assessoria do senador Renan Calheiros afirmou que a denúncia do Ministério Público "padece de suspeição e possui natureza nitidamente política". Segundo o texto, apesar de o inquérito ter ficado "parado" na Procuradoria-Geral da República desde fevereiro de 2011, a denúncia foi protocolada "exatamente na sexta-feira anterior à eleição para a presidência do Senado".
"Trata-se de atitude totalmente incompatível com o habitual cuidado do Ministério Público no exercício de suas nobres funções", diz a nota.
Os assessores destacam ainda que foi o próprio Calheiros quem solicitou as investigações ao Ministério Público e à Receita Federal.
"Ele mesmo forneceu espontaneamente os documentos – todos verdadeiros – além dos sigilos bancário, fiscal e telefônico. É o maior interessado nessa questão", enfatiza o texto.
De acordo com a nota, o senador alagoano "lamenta a injustificável demora" do procurador-geral em analisar o processo. "Agora, a acusação, já julgada pelo Senado Federal, também será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, num ambiente de imparcialidade", complementa o comunicado oficial.
As suspeitas
A acusação que sustenta a denúncia contra Renan Calheiros veio à tona, em 2007, depois de reportagem da revista "Veja" revelar que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, pagava pensão de R$ 16,5 mil à jornalista Mônica Veloso, com quem o parlamentar alagoano tem uma filha.
À época, o senador do PMDB recebia R$ 12,7 mil por conta de suas atividades parlamentares. Em discurso no plenário para rebater a denúncia, Calheiros alegou que o dinheiro usado no pagamento de suas despesas pessoais era dele e que sua renda era complementada por rendimentos agropecuários.
Ele, inclusive, chegou a apresentar extratos bancários e declarações de imposto de renda para tentar comprovar os rendimentos.
Dias depois, reportagem do "Jornal Nacional" mostrou divergências nos recibos de rendimentos apresentados. O senador teria usado empresas de fachada e notas fiscais frias para justificar seus rendimentos com venda de gado.
Após seis meses de denúncias, Calheiros renunciou ao cargo de presidente do Senado em 4 de dezembro de 2007 para tentar evitar a cassação de seu mandato de senador no plenário da Casa.

Fonte: g1.globo.com