domingo, 20 de maio de 2018

WADIH COBRA INVESTIGAÇÃO DA OAB A REI DAS DELAÇÕES, ACUSADO DE PROPINA



O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) denunciou o que chamou de "indústria da delação premiada, da qual fazem parte juízes, procuradores e advogados", ao comentar a denúncia de que o advogado Antonio Figueiredo Basto de ter recebido propina para proteger doleiros.
Responsável pelas delações de Alberto Youssef e Delcídio Amaral, Basto foi acusado pelos doleiros Vinícius Claret e Claudio de Souza, integrantes do esquema de Dario Messer, de protegê-los em seus acordos de colaboração, a troca de uma mesada de US$ 50 mil, durante vários anos, desde as investigações sobre o Banco Banestado.
Damous lembra, em vídeo, que esse advogado é inclusive acusado "de ter vazado aquela informação que teria sido dita por Yousseff, de que Lula e Dilma sabiam de tudo, e que foram objeto de capa da revista Veja à época das eleições de 2014 para fortalecer a candidatura de Aécio Neves".
Figueiredo Basto se apresenta como advogado especializado em delações. "Veja a que ponto chegamos. Temos advogados que se especializam a orientar os seus clientes a dedurar, a trair, a delatar", critica o deputado. "Essas acusações têm que ser objeto de investigação por parte da OAB. Ele é advogado, compete ao tribunal de ética e disciplina da OAB abrir processo contra esse indivíduo", defende o parlamentar.
Para Damous, "o Código de Ética e Disciplina da OAB tem que tratar desse negócio de delação. Já é lamentável que advogados se predisponham a orientar seus clientes a fazerem delações em troca de gorda remuneração. Que pelo menos o código de ética, se não impede, ao menos regulamente essa prática".
O Congresso Nacional, disse ainda Wadih Damous, "também tem que regulamentar as delações, que já se transformaram numa indústria, da qual fazem parte juízes, procuradores e advogados, conforme Rodrigo Tacla Duran já denunciou várias vezes".
Fonte: www.brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário