segunda-feira, 3 de julho de 2017

Papa pede “solução pacífica e democrática” para crise na Venezuela


Divulgação
O papa Francisco tem demonstrado bastante preocupação ao longo dos últimos meses com a situação da Venezuela
O papa Francisco tem demonstrado bastante preocupação ao longo dos últimos meses com a situação da Venezuela


"Asseguro minhas orações para essa nação tão cara a mim e exprimo minha proximidade às famílias que perderam seus filhos nas manifestações. Faço um apelo para que se coloque fim à violência e se encontre uma solução pacífica e democrática para a crise", disse o papa.

Francisco tem demonstrado bastante preocupação ao longo dos últimos meses com a situação da Venezuela, onde o antagonismo entre governo e oposição tem se exacerbado nos últimos meses e atos violentos em protestos contra e a favor do governo já deixaram cerca de 80 mortos e centenas de feridos desde o fim de março.

Ao contrário do que ocorreu nos diálogos de paz entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano e na reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, o Vaticano não tem conseguido o mesmo sucesso no papel de mediador.

Em outubro passado, a Igreja e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) chegaram a iniciar uma mediação na Venezuela, mas os diálogos foram congelados em dezembro, após a oposição acusar o governo de não manter sua palavra nas tratativas e abandonar o processo.

Em junho, o presidente Nicolás Maduro enviou uma carta pedindo a ajuda do pontífice para buscar uma solução para a crise política, uma semana depois de o líder católico ter recebido bispos venezuelanos no Vaticano.

Na ocasião, o papa ouviu um relato detalhado da situação na Venezuela e recebeu uma lista com os nomes dos que havia morrido até então em episódios violentos durante manifestações no país. 


Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário