segunda-feira, 3 de julho de 2017

Comandante em chefe das Farc é hospitalizado depois de sofrer AVC


AFP
Timoleón Jiménez durante o último congresso das Farc, realizado no final do ano passado na Colômbia
Timoleón Jiménez durante o último congresso das Farc, realizado no final do ano passado na Colômbia


Horas depois de ser internado, Timochenko enviou uma mensagem aos seus seguidores no Twitter onde agradeceu pelo carinho do povo colombiano. “Obrigada aos que estão preocupados com a minha saúde. Tudo marcha bem, agradeço também ao corpo médico por seus cuidados”, disse. 

Em um comunicado oficial as Farc informaram que a orientação médica para Timochenko é “um período de exames, observação e descanso”. A diretora do centro médico Corporação Clínica Universidade Cooperativa da Colômbia, Lydis Hererra, explicou que o dirigente de 58 anos foi internado após apresentar sintomas como variação da fala e disfunção do membro superior esquerdo. Mas garante que sua recuperação é satisfatória. 

#FuerzaTimo

Milhares de pessoas usam o Twitter para enviar mensagens de solidariedade e apoio ao dirigente das Farc. Com a palavra hashtag #FuerzaTimo, autoridades políticas, intelectuais e apoiadores da guerrilha se pronunciaram. 

Entre eles, o senador e defensor dos direitos humanos, Ivan Cepeda, que desejou “imediata recuperação” a Timochenko porque “a paz na Colômbia o necessita”. 

Na manhã desta segunda-feira o membro do secretariado das Farc, Pastor Alape, usou a rede para falar sobre a recuperação do comandante. “Me alegra saber que Timochenko novamente se recupera. A fortaleza de um homem que vence todos os obstáculos pela paz da Colômbia”, disse.

Já o antropólogo da Universidade Nacional da Colômbia, Guillermo Pérez Pardo, falou sobre a importância do dirigente da guerrilha no momento em que o Acordo de Paz é implementado. “A Colômbia precisa de de Timochenko, foi guerreiro incansável nos campos de batalha e agora é arquiteto indispensável da paz”. 


Do Portal Vermelho, Mariana Serafini

Nenhum comentário:

Postar um comentário