quarta-feira, 21 de junho de 2017

O Fio Oblíquo da Literatura Epistolar Machadiana Autor: Elisângela Teixeira Rodrigues


Autor: Elisângela Teixeira Rodrigues

Segmento: Literatura

97 Páginas
Formato:14x21 cm
Edição:2011
R$ 20,00

E mais uma vez vem a público o livro "O fio oblíquo da literatura epistolar machadiana", resultado da dissertação de mestrado da escritora potiguar da cidade de Nova Cruz, Elisângela Teixeira Rodrigues e que faz um estudo das correspondências de Machado de Assis e seus correspondentes, em edições publicadas e através de manuscritos autógrafos. 

Elisângela, apresenta na pesquisa uma resenha da obra Onze anos de Correspondência: os machados de Assis, da escritora Maria Cristina Cardoso Ribas, o segundo capítulo versa sobre o diálogo silencioso entre Machado de Assis e Eça de Queiroz e finaliza com um estudo intitulado "Na contramão da Biblioteca de Machado de Assis". 

No capítulo final, estuda a obra A Biblioteca de Machado de Assis, organizada por José Luís Jobim e através da qual, lista  títulos de obras não catalogadas, por Jean Michel-Massa ou por Glória Vianna, apontando os autores e doadores.

Poucos são so estudos sobre a correspondência de Machado de Assis, seja em virtude da dificuldade dos pesquisadores em acessar a documentação em sua maioria ainda inédita e só disponível nos centros de memórias fluminenses, seja ainda, pelo desconhecimento de tanto material profícuo e que pode subsidiar muitas outras perguntas. Por esse motivo. O Fio oblíquo da Literatura Epistolar Machadiana vem a público, para que de alguma forma possa subsidiar outros pesquisadores que tenham interesse por papéis velhos, mas repletos, da discrição machadiana. como diria Maria Cristina cardoso Ribas, seria um olhar a esses papéis pelo viéis das negativas machadianas, o não-dito, imprenso nas cartas.


Fonte:http://resumos.netsaber.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário