quinta-feira, 30 de março de 2017

Jandira aponta omissões de Meirelles em debate sobre Previdência



 
 




















Entre outros argumentos, Meirelles disse que as despesas com a Previdência Social são a principal razão do aumento do gasto primário do governo, que passou de quase 11% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1991 para mais de 19% em 2015, e que o gasto com Previdência é "desproporcional à população acima de 65 anos existente hoje". O Brasil, segundo ele, gasta quase o mesmo que França e Alemanha, mas tem uma população idosa bem menor.

Quando a audiência foi aberta a perguntas, Jandira foi incisiva com o ministro, ao falar das omissões de seu discurso. "O senhor não mostrou uma lâmina sequer mostrando o percentual dos juros no PIB, que é o principal algoz do déficit nominal deste país. O senhor não mostrou qual o tamanho da desoneração que ao longo dos anos dificultou a Previdência Social. O senhor não falou do percentual de sonegação em relação ao PIB, que deve chegar a 13%. Não falou da dívida ativa, do impacto da terceirização na arrecadação previdenciária, dos contratos temporários e do estímulo que este projeto garante para a 'pejotização', que vai deixar de ter arrecadação tributária para a Previdência Social brasileira", afirmou Jandira. 

A parlamentar questionou o fato de o ministro não ter mencionado, por exemplo, o papel da renda na dinamização da economia brasileira. “Segundo o Ipea, os gastos sociais retornam 56% em tributos para municípios, estados e União. Então quando eu dificulto a renda, eu interfiro gravemente na economia e na arrecadação da Previdência social brasileira”, completou. 



Na audiência, Meirelles reiterou seu discurso sobre responsabilidade fiscal e escapou de algumas perguntas feitas por deputados integrantes do colegiado. Sobre projeções feitas pelo governo para justificar as mudanças, disse que "economia é previsão" e por isso as estimativas são fundamentais. 

"Previsão de economia não é uma ciência exata", afirmou. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) havia questionado a respeito de projeções para 2060, comentando que economistas erram previsões para períodos em um mesmo ano.

O relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA) deverá ser conhecido "em alguns dias", segundo o presidente da comissão especial, Carlos Marun (PMDB-RS). Maia fez um discurso alinhado ao governo, o que a certa altura da sessão levou a Jandira a afirmar que ele teria de se decidir entre ser relator ou porta-voz do governo.

O ministro esquivou-se de uma pergunta do Alessandro Molon (Rede-RJ) sobre contribuição para os trabalhadores rurais. "O senhor acha que hoje as condições de trabalho são boas no campo? A realidade majoritária não é aquela (da propaganda feita pelo setor de agronegócio)." Meirelles disse apenas que o período de contribuição para os rurais será menor. 

Sobre os juros e combate a devedores da Previdência, Meirelles disse que uma das razões para o país ter a maior taxa do mundo é a dívida pública crescente. E que a Receita cumpre "de forma consistente" seu papel.



Do Portal Vermelho, com Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário