quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Campeão Mundial, paratleta potiguar Joseano Felipe morre em Natal

Campeão parapan-americano de halterofilismo em Toronto 2015, o atleta Joseano dos Santos Felipe faleceu na noite desta quarta-feira (27) vítima de uma parada cardíaca. Aos 42 anos, o paraibano radicado em Natal disputava uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e tinha acabado de conquistar o título da Copa do Mundo da modalidade, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, ele também quebrou o recorde das Américas da categoria até 107kg.
 
Nascido na cidade de Tacima, na Paraíba, Joseano dos Santos Felipe atuava como policial militar em Natal, no Rio Grande do Norte. Era membro do Batalhão de Operações Especiais (Bope) quando uma operação mudou completamente sua vida.
 
Em novembro de 2000, aos 27 anos, o policial de 1,90m trabalhava para tentar impedir a fuga de Valdetário Carneiro, criminoso famoso no Nordeste, do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN). Durante a ação, Joseano foi alvejado em uma troca de tiros e ficou paraplégico, encerrando seus dias como membro do Bope.
 
Com o inesperado fim da carreira, veio a depressão. Sem poder mover as pernas, Joseano foi aconselhado a fazer hidroterapia como parte da recuperação. Por coincidência, o paraibano foi parar na Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), onde a imponência física chamou a atenção para o halterofilismo.
 
“Um rapaz viu meu perfil e perguntou se eu queria treinar. Até então eu vivia em depressão, não saía nem na frente de casa. O esporte que me voltou à vida novamente”, contou o próprio atleta, durante o evento-teste da modalidade, no Rio de Janeiro. 
 
O esporte não só o trouxe de volta à vida como o deu muitas alegrias. Na última semana, no Rio de Janeiro, Joseano quebrou o recorde das Américas da categoria até 107kg ao levantar 206kg na Copa do Mundo de halterofilismo. O resultado havia o aproximado mais ainda de uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
 
Joseano Felipe treinava diariamente com o filho, Felipe Michel, estudante de educação física. A parceria profissional entre eles começou em 2014 e trouxe motivação e bons resultados, entre eles o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.
 
 
 
Polícia Militar lamenta morte de Joseano
 
Por meio de comunicado oficial, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte lamentou a morte de Joseano Felipe. Confira a íntegra da nota de pesar da PM:
 
É com grande consternação que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem a público externar seu pesar pela morte do Soldado PM Reformado Joseano Felipe, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28), após sofrer um infarto em sua residência.
 
Joseano Felipe ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 1999, sendo designado para compor o efetivo da Companhia de Polícia de Choque. Já no ano 2000, quando por ocasião de uma rebelião e tentativa de fuga na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Felipe foi feito refém e sofreu um disparo de arma de fogo que o deixou paraplégico.
 
Desde então, Felipe tornou-se um exemplo de superação e perseverança para os seus pares, sendo destaque em competições de halterofilismo paralímpico, sendo, inclusive, o atual campeão brasileiro e sulamericano de halterofilismo paralímpico.
 
No último sábado (23), o Soldado Felipe se destacou mais uma vez no halterofilismo paralímpico, conquistando a medalha de ouro na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, na cidade do Rio de Janeiro.
 
A Polícia Militar perde, nesta quinta-feira (28), um policial exemplar, que, enquanto no exercício da atividade policial, defendeu e preservou a ordem pública, mesmo com o risco da própria vida.
 
A Polícia Militar do RN se solidariza com os familiares, membros da corporação e amigos pela perda do Soldado Felipe, exemplo de superação para todos.
Fonte: novojornal.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário