terça-feira, 31 de março de 2015

V Arraiá do Cumpadre Assis do IFRN



Oi galera do IFRN e região, vem ai o V Arraiá do Cumpadre Assis, eu estarei lá, Vocês não vão perder essa né? No IFRN de Nova Cruz, Dia 3 de Junho as 17h, Senhas com a turma de ADM 3M, ou na loja DB Multimarcas em Nova Cruz/RN, por apenas por 7,00 reais. Atrações: Forró diferente e Thaison do acordeon.

Dilma transforma Henrique Alves em ‘moeda de troca’ nos conflitos com o PMDB

Imprensa nacional revela negociação da presidente com peemedebistas para aprovação de ajuste fiscal

6IO56I55454
O presidente do Diretório do PMDB no Rio Grande do Norte, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, se transformou em moeda de troca no embate entre o governo federal e o PMDB. Amigo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), Henrique foi indicado pelo seu sucessor na Presidência da Câmara para assumir o Ministério do Turismo. Entretanto, o governo estaria condicionando a nomeação de Henrique ao apoio do PMDB aos ajustes fiscais que o governo quer implantar.
A revelação está na coluna do jornalista Claudio Humberto, publicada na edição de hoje, do jornal Tribuna do Norte – veículo, aliás, de propriedade de Henrique, que consta como diretor-presidente da empresa jornalística. Diz o colunista que, “para confirmar a nomeação de Henrique ao cargo de ministro do Turismo, Dilma Rousseff impôs a condição de obter apoio dos deputados federais do PMDB ao pacote fiscal do governo e à política de reajuste de aposentadorias”.
A nomeação de Henrique para o Ministério estava acertada desde a última sexta-feira e seria anunciada hoje pelo governo, mas foi posta em “banho-maria” para prêmio por bom comportamento futuro do PMDB futuro. Assim, o potiguar, de presidente da Câmara, passa a “peso morto” para a própria legenda, já que terá de servir de moeda de troca e como cala-boca à legenda. Sua nomeação, portanto, terá um preço altíssimo para o PMDB.
Agora, segundo Claudio Humberto, a nomeação de Henrique poderá ficar para depois da Semana Santa. Para completar o quadro adverso, o presidente da Câmara Eduardo Cunha trabalha com cenário oposto. Ainda segundo o jornalista, o sucessor de Henrique na Presidência da Câmara dos Deputados “só aceita discutir apoio a projetos do governo após a nomeação do seu amigo Henrique Alves”.
O quadro é ainda de maior dificuldade para o potiguar quando se leva em consideração que o presidente do Senado, Renan Calheiros, só aceita perder o Turismo, pasta para a qual indicou o atual ministro, Vinicius Lages, se receber, em troca, outro ministério, no caso, o das Cidades, hoje controlado por Gilberto Kassab. Dilma, entretanto, ofereceu a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento do Ministério da Agricultura.
Henrique Alves disputou o governo do Estado o ano passado, sendo derrotado por Robinson Faria. Desde então, ficou à espera de um “prêmio de consolação” do governo federal, o que viria através da indicação para o um ministério federal. No entanto, a citação ao seu nome na Operação Lava Jato terminou sustando sua nomeação. A publicação da lista com a exclusão do seu nome reacendeu o debate sobre sua indicação. No entanto, já se foi um mês após a divulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sem o nome de Henrique, e nada da nomeação do potiguar.
Líder do PMDB compara situação de Henrique a “cadáver insepulto”
O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), cobrou uma decisão “rápida”. Para o deputado, a situação de Henrique Alves compara-se a de um “cadáver insepulto” enquanto não houver uma palavra final do governo sobre sua nomeação. “Precisa ter uma decisão rápida. Era uma coisa anunciada, que o pedido de investigação sendo arquivado pelo Ministério Público, ele seria nomeado. É preciso que isso ou ocorra ou que se sepulte esse assunto. O que não dá para ficar é um cadáver insepulto”, disse.
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), adotou a mesma linha de cobrança “Essa crise política tem que acabar, não pode ser alimentada, senão interfere na credibilidade, que está destroçando a economia. Ninguém acredita em nada. Cabe ao governo resolver esse impasse. Vamos entrar em abril e estamos há três meses sem líder do governo no Senado. As pendências com o Judiciário, com as agências reguladoras, tudo tem que ser resolvido. O caminho é encontrar uma solução para esses problemas, assim acho que acalma um pouco. O que não dá é para ficar quatro anos brigando”,  disse.
Disputas internas do PMDB dificultam nomeação do potiguar
As disputas internas travadas hoje dentro do PMDB estão dificultando a nomeação de Henrique para o Ministério do Turismo. O presidente do Senado Renan Calheiros tem mandado recados de que gostaria de uma compensação pela eventual destituição de Vinícius Lages, seu afilhado político, do comando do Ministério do Turismo. Renan já perdeu a presidência da Transpetro com a saída de Sérgio Machado.
Próximo de Henrique Alves, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também tem dado sinais trocados. Em público afirma que cabe ao vice-presidente da República, Michel Temer, negociar os cargos do PMDB. Já em conversas reservadas, Cunha acusa o Palácio do Planalto de “não ter palavra”, segundo pessoas próximas. Isso porque, no final do ano passado, Dilma teria feito acordo para nomear Henrique Alves, caso ele ficasse de fora das investigações do esquema de corrupção na Petrobras.
Eleito presidente da Câmara com um discurso de independência em relação ao governo, Cunha teria dificuldade de assumir a paternidade da indicação de Henrique Alves porque não quer se tornar devedor da presidente Dilma. E, na avaliação de deputados do PMDB, ele ficaria desmoralizado na Casa se diminuísse a pressão em cima do Planalto depois da eventual nomeação de Henrique Alves.
“O Henrique virou um peso morto, a não ser que o Eduardo Cunha coloque a cara”, disse um integrante da cúpula do PMDB ao jornal o Globo desta sexta-feira.
A expectativa da cúpula do PMDB, de acordo com o jornal, era que Dilma batesse o martelo quanto ao destino de Henrique Alves no final da tarde de segunda-feira, em reunião da coordenação política do governo. O encontro, no entanto, foi adiado para esta terça. Pessoas próximas a Henrique Alves disseram que, dando como certa sua nomeação, o ex-deputado estava procurando um imóvel para morar em Brasília.
Apesar de os peemedebistas terem adotado o discurso de redução de ministérios e de que não querem cargos no governo, dizem que Dilma está “fritando” Henrique Alves e que o Palácio do Planalto está agindo nos bastidores para dividir as bancadas do partido na Câmara e no Senado. Depois de ter preenchido vagas na Esplanada com um petista e um aliado do PT, peemedebistas reforçaram as cobranças para que a presidente resolva as “pendências” com o PMDB.
Fonte: jornaldehoje.com.br/

segunda-feira, 30 de março de 2015

Acidente entre carro e caminhonete deixa três mortos na BR-304, no RN

Colisão entre caminhonete e carro de passeio aconteceu nesta segunda.
Um dos veículos derrapou na pista e invadiu a faixa contrária.


Das quatro pessoas que estavam no carro do governo do RN, três morreram (Foto: Marcelo Franja/G1)
Das quatro pessoas que estavam no carro do
governo, três morreram (Foto: Marcelo Franja/G1)
Um acidente matou três pessoas na tarde desta segunda-feira (30) na BR-304, entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu um carro do Governo do Estado e uma caminhonete. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o carro do governo, um Gol branco, derrapou na pista por causa da chuva e invadiu a faixa contrária, batendo de frente com a caminhonete, uma S10. Das quatro pessoas que estavam no Gol, três morreram e uma está gravemente ferida. Na S10, as duas pessoas que estavam na caminhonete sofreram ferimentos leves.

O acidente aconteceu às 15h45 no Km 151 da BR-304.

Fonte: G1/RN

domingo, 29 de março de 2015

Madrugada agitada em Currais Novos, tiroteio entre policia e bandidos resulta em 7 mortos



Na madrugada deste domingo (29/03) ocorreu um confronto entre a DEICOR junto com o BOPE contra uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos que vinha sendo investigada pela Policia, o tiroteio aconteceu na BR 226 na entrada de Currais Novos, os indivíduos eram 8 homens, 7 foram a óbito e o outro que sobreviveu é um taxista de Natal que conduzia um veiculo com os elementos, um outro veiculo, um Gol também levava assaltantes, os corpos foram levados para o Hospital Regional de Currais Novos onde é esperada a chegada do ITEP para a condução a Caicó. Foram apreendidos com a quadrilha 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos). A população esta assustada pela quantidade de tiros no local.
Um dos homens mortos foi identificado como Isaias. Ele já tem passagens pelo Presídio Alcaçuz. O documento que estava em seu poder, era falso.
A Delegada Danielle Filgueira, deve se pronunciar ainda neste domingo, ou na segunda-feira, sobre o assunto.
Fonte: blogdoedmilsonsousa.blogspot.com.br/

sábado, 28 de março de 2015

Fórum Social de Políticas Públicas de Nova Cruz, realiza Assembléia Ordinária

 

   Na tarde desta sexta-feira, 27 de março de 2015, a Coordenação do Fórum Social de Políticas Públicas de Nova Cruz, realizou no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a sua assembléia ordinária, a qual contou com representantes do Executivo e do Legislativo Municipal, a Diretora da APAE de Nova Cruz, Coordenação do SAR, e diversos representantes da sociedade local. O Fórum levou para os presentes propostas importantes a serem  discutidos e aprovados em pró da sociedade novacruzense. O Coordenador Sargento Carlinho fez a abertura com as boas vindas, e o  Secretário do Fórum professor Antonio Barbosa, falou das três propostas que anteriormente haviam sido discutidas internamente pela direção: Construção da sede da APAE, construção de um novo reservatório de água para a cidade de Nova Cruz,  mais a preservação do Piquirí, e o resgate do Grupo de Escoteiros, entre as quais as duas primeiras propostas foram eleitas, e trazidas para o debate. 
      O prefeito Cid Arruda Câmara, se mostrou solidário ao projeto de construção da sede da APAE, pediu a direção do Fórum que apresente um projeto para que assim o Executivo possa colaborar com a doação do terreno. Quanto a segunda proposta, o prefeito falou da importância, mas ressaltou que este é um projeto a ser discutido com o Governo do RN, e que acredita que não seja um projeto a curto prazo.
     Com a presença do Coordenação do SAR, o debate foi ampliado, chegando-se ao final com tais deliberações: No 1º semestre será trabalhado o projeto de construção da sede da APAE, Para tal fim duas comissões foram criadas, uma trabalhará no Projeto para aquisição do terreno junto ao município, e a outra comissão trabalhará na busca de doação de recursos para construção da sede junto a sociedade. O segundo tema foi eleito para o 2º semestre, e começará com visita ao Rio Piquirí, com o propósito de ajudar na preservação, colaborando assim com mudas nativas para o reflorestamento.








Nova Cruz sediou na manhã desta sexta feira 27, o encontro de Dialogo Cultural do Agreste.


O prefeito Cid Arruda juntamente com a secretária de educação Valéria Arruda, recebeu na manhã desta sexta feira 27 em Nova Cruz, o diretor Rodrigo Bico da Fundação José Augusto.

O encontro foi realizado no centro administrativo e contou com a presença de vários representantes da região agreste, entre eles secretários de esporte, educação, professores, artesãos, Poetas, Cordealistas, Músicos, do ponto de cultura, Teatro Urtigal, artistas populares e outros.
Turma da cidade de Nova Cruz
 
Turma da cidade de Serrinha
 Turma da cidade de Brejinho
Turma da cidade de Várzea 

As cidades representadas no encontro foram Nova Cruz, Brejinho, Serrinha, Várzea, Lagoa Salgada, Santo Antonio e Monte Alegre.
O objetivo do encontro é para o novo diretor da Fundação José Augusto Rodrigo Bico, analisar e conhecer os representantes da cultura do agreste e junto traçar metas para desenvolverem ao longo do novo governo que se iniciam. 

No final o prefeito Cid Arruda ao lado do diretor da Fundação José Augusto Rodrigo Bico, foram até a Casa de Cultura para ver de perto a situação de como se encontra prédio.
Fonte: www.xuadoagreste.com.br/

domingo, 22 de março de 2015

Resgate de homem sugado por tubulação é suspenso em Natal

Bombeiros e Defesa Civil continuam buscas nesta segunda-feira (23).
Homem foi sugado por tubulação durante chuva em Mãe Luíza, Zona Leste.



Bombeiros entraram em tubulações em busca de homem desaparecido em Natal (Foto: Divulgação/Defesa Civil de Natal)Bombeiros entraram em tubulações em Mãe Luíza (Foto: Divulgação/Defesa Civil de Natal)










O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e a Defesa Civil de Natal suspenderam neste domingo (22) as buscas pelo homem que foi sugado por uma tubulação durante a chuva que caiu neste sábado (21) no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. O resgate foi encerrado às 18h e será retomado nesta segunda-feira (23).
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) identificou a vítima como Kleberson Nascimento, de 37 anos.
O tenente Edson Modesto informou que os bombeiros entraram na tubulação pela parte de baixo da encosta, na Avenida Governador Sílvio Pedroza, na praia de Areia Preta, e percorreram quase toda a extensão da estrutura.

"Descartamos o uso de retroescavadeira por causa da instabilidade do solo. Entramos pela tubulação e percorremos todas as galerias, mas não encontramos. Falta checar um trecho na parte de cima da encosta, onde a tubulação está enterrada", detalha.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil avaliam a possibilidade de usar um robô da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para percorrer o trecho.

O acidente aconteceu na rua Atalaia, que está em reconstrução depois de ter sido atingida por deslizamentos de terra no ano passado.

A informação repassada por moradores de que um corpo teria sido visto dentro da tubulação não foi confirmada pela Defesa Civil de Natal. O secretário adjunto de Defesa Social do Município esclareceu que a tubulação foi construída pela empresa responsável pelas obras de reconstrução da área que sofreu deslizamentos. "Foi uma sugestão dos moradores para escoar a água. Havia uma grade protegendo a boca de lobo, mas ela foi retirada e o local estava aberto", acrescenta Pedro Júnior.

Os assistentes sociais do Município conversaram com a família da vítima e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social fará o acompanhamento do caso.

Acidente
O homem foi sugado pela tubulação enquanto retirava entulho do bueiro na Rua Atalaia. A rua estava alagada em razão da chuva que caiu em Natal da madrugada até o início da tarde deste sábado. O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado por volta das 12h.

O Corpo de Bombeiros recomenda que a população evite ao máximo estar em áreas alagadas, além de terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta. A presença nos locais citados, segundo a corporação, podem causar acidentes graves.
Fonte: G1/RN

'Posso provar minha inocência', diz jogador preso após partida no RN

Jonatas Thiago, do Palmeira, afirma que foi confundido com o irmão.
Zagueiro foi preso no gramado do estádio Nazarenão, em Goianinha.


Thiago Potiguar foi no gramado do estádio Nazarenão, em Goianinha, no RN (Foto: Michelle Rincón/Inter TV Cabugi)
Thiago Potiguar foi detido enquanto comemorava
vitória do seu time, o Palmeira de Goianinha
(Foto: Michelle Rincón/Inter TV Cabugi)
Preso na noite deste sábado (21) após um jogo do Campeonato Potiguar, o jogador de futebol Jonatas Thiago da Silva Lima, de 22 anos, diz ser inocente. O zagueiro do Palmeira de Goianinha, cidade da região Leste do Rio Grande do Norte, é suspeito de ter assaltado a casa de um policial civil na praia de Barreta, no litoral Sul do estado. "Posso provar minha inocência",  afirmou o jogador na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, onde está detido.

Conhecido como Thiago Potiguar, o jogador explica ter sido confundido com o irmão. "Tenho como provar que no dia 4 de fevereiro - dia do assalto - estava concentrado no clube. Meu irmão está morando na Bahia", informou o jogador, que deve ser transferido nesta segunda-feira (23) para uma unidade prisional de Pau dos Ferros, na região Oeste potiguar.

O atleta foi preso enquanto comemorava a vitória do seu time sobre o Baraúnas, de Mossoró, e a classificação para o segundo turno do Campeonato Potiguar. Os agentes da Polícia Civil - que assistiram ao jogo em um camarote - desceram até o gramado do estádio Nazarenão, em Goianinha, com o mandado de prisão em mãos.

O jogador foi conduzido ainda de uniforme para prestar depoimento na delegacia.  Uma mulher que teria sido agredida na ação dos bandidos teria reconhecido o jogador. Na oportunidade, os assaltantes levaram armas, munições e outros pertences.
O policial civil Ranulfo Alves foi uma das vítimas do assalto na casa de praia e revelou que o jogador foi reconhecido. De acordo com ele, o mandado de prisão só foi cumprido na noite deste sábado porque Thiago teria acertado com o Penarol, do Amazonas, e viajaria neste domingo (22) para Manaus.

O gerente de futebol do Palmeira, William Souto, acredita na inocência do jogador. "Nós estávamos comemorando no vestiário a vitória e nossa permanência no campeonato, quando ficamos sabendo da presença dos policiais. O que a gente sabe é que o irmão dele está envolvido. Thiago é um jogador com passagem pelo América-RN e não sai do nosso alojamento. Quando sai, vai para Natal ver a família e volta. Mas o Palmeira já providenciou um advogado para auxiliar o jogador", disse.

Fonte: G1/RN

quarta-feira, 18 de março de 2015

Após negociações, presos anunciam fim de motins e ataques no RN, diz juiz

Após negociações, presos anunciam fim de motins e ataques no RN, diz juiz


Homens da Força Nacional chegaram a Alcaçuz nesta quarta (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)Homens da Força Nacional chegaram a Alcaçuz nesta quarta (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)
Está encerrada a onda de rebeliões no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Foi o que garantiram cinco porta-vozes do movimento responsável por motins em 14 das 33 unidades prisionais potiguares durante uma negociação na tarde desta quarta-feira (18) com representantes da Justiça, Ministério Público e Comissão de Direitos Humanos. O encontro aconteceu na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a maior unidade prisional do estado.
As informações foram repassadas ao G1 pelo juiz titular da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, que participou da negociação nesta quarta em Alcaçuz. "As reivindicações deles foram relacionadas ao acompanhamento dos processos penais para ver quem tem direito a benefícios, tratamento de familiares e alimentação oferecida nos presídios", explica Baltazar.

Ficou acertado com os apenados que eles realizariam uma limpeza das celas, retirando barras de ferro e armas artesanais. "Pela manhã, a Polícia Militar e agentes penitenciários realizarão uma vistoria nos presídios", acrescenta. Os presos também garantiram o fim das rebeliões nas demais unidades prisionais e que não ocorreriam mais ataques nas ruas de Natal. Na segunda-feira (16), quatro ônibus foram incendidados a partir de ordens que supostamente partiram dos presídios.

Colocada como uma das principais reivindicações dos detentos durante a onda de rebeliões, a saída de diretores de presídios não foi tratada na negociação. "Foi a primeira coisa que os presos falaram. Nos disseram que sabiam da impossibilidade de negociar nomes e que o assunto seria evitado", afirma o juiz, que soube do interesse dos detentos em negociar por meio de uma ligação de um membro da pastoral carcerária.

"Um membro da pastoral carcerária recebeu a ligação de um preso, me ligou e repassou o contato. Liguei, falei com o preso e fui ao local acompanhado da Comissão de Direitos Humanos e do Ministério Público", detalha.

Sobre as reivindicações, o juiz conta que vai tratar com a Defensoria Pública do Estado o acompanhamento dos processos e com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) os pontos relacionados à alimentação e tratamento de familiares.

Presídio Rogério Coutinho Madruga recebeu reforço para conter motim (Foto: Bessie Cavalcante/G1)
Presídio Rogério Coutinho Madruga recebeu
reforço para conter motim
(Foto: Bessie Cavalcante/G1)
Onda de rebeliões
A onda de rebeliões que acontece no sistema penitenciário potiguar começou na última quarta-feira (11) e atingiu 14 das 33 unidades prisionais do estado. A crise no sistema prisional do estado levou à exoneração do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes da Silva Filho, e o governo decretou situação de calamidade no sistema prisional. Segundo o Ministério Público, a população carcerária no Rio Grande do Norte é de aproximadamente 7.650 pessoas, mas o Estado tem cerca de 4 mil vagas.


Na Zona Norte de Natal, quatro unidades registraram rebeliões: Centro de Detenção Provisória de Potengi, Complexo Prisional João Chaves, Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato e Centro de Detenção Provisória da Zona Norte (CDP).

Presos passaram por revista após motim na Penitenciária Agrícola Mário Negócio (Foto: Divulgação/PM-RN)
Motins também aconteceram em unidades do
interior do estado (Foto: Divulgação/PM-RN)
Também aconteceram revoltas no Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste de Natal; na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; no Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, também em Nísia Floresta; e na Penitenciária Estadual deParnamirim (PEP), em Parnamirim.

No interior foram registradas revoltas na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró; na Cadeia Pública de Mossoró; no Centro de Detenção Provisória de São Paulo do Potengi, na região Agreste; na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó; na Cadeia Pública de Caraúbas; e na Cadeia Pública de Nova Cruz.

Além de unidades prisionais, a onda de rebeliões atingiu o Centro Educacional (Ceduc) de Caicó, na região Seridó. De acordo com a PM, 25 menores infratores mantiveram quatro educadores reféns na noite desta terça (17). A PM invadiu o local e libertou as vítimas na manhã desta quarta (18).

  •  
Ônibus da linha 39 na cidade de Natal foi incendiado na avenida Hermes da Fonseca na noite de segunda-feira (16) após rebelião em presídios do Rio Grande do Norte. Homens da Força Nacional desembarcaram em Natal nesta terça (17) para ajudar na segurança (Foto: Alex Regis/Tribuna do Norte/Estadão Conteúdo)
Ônibus da linha 39 na cidade de Natal foi
incendiado na Avenida Hermes da
(Alex Regis/Tribuna do Norte/Estadão Conteúdo)
Ataques a ônibus
A Secretaria de Segurança Pública investiga se a onda de rebeliões tem relação com a série de ataques a ônibus iniciada na última segunda-feira (16) na Grande Natal. A PM registrou quatro ocorrências nos mesmos moldes. De acordo com os policiais militares, criminosos ordenaram que funcionários e passageiros deixassem os veículos e atearam fogo nos ônibus. Um carro da PM também foi incendiado dentro de uma oficina na Zona Oeste de Natal.

A cena se repetiu no bairro Petrópolis, na Zona Leste; no conjunto Vale Dourado, na Zona Norte; no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana; e em Parnamirim, também na Grande Natal. Durante a noite, um carro da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi incendiado dentro de uma oficina na avenida Amintas Barros, no bairro do Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.

 

Reforço da Força Nacional chegou na Base Aérea de Natal (Foto: Invanízio Ramos/Assecom)
Reforço da Força Nacional na Base Aérea de Natal
(Foto: Invanízio Ramos/Assecom)
Força Nacional
A Força Nacional enviou 215 militares para reforçar a segurança após a onda de rebeliões no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Os militares começaram a chegar durante a manhã desta terça, quando 79 homens desembarcaram na Base Aérea de Natal. Durante a tarde, grupos de 51 e 25 policiais chegaram em voos separados. Os outros 60 integrantes da Força Nacional chegaram de Maceió em 25 carros que serão usados no reforço da segurança do Rio Grande do Norte.

A Sesed também recebeu reforço de dois helicópteros para as missões de patrulhamento no Rio Grande do Norte. Somados ao Potiguar 1, as aeronaves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional chegaram a Natal após o decreto de calamidade no sistema prisional do estado.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta, a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, (Senasp/MJ), Regina Miki, afirmou que não há prazo para a permanência dos homens da Força Nacional no estado e, se houver necessidade, será enviado mais efetivo. "Nós somos mais fortes que o crime organizado", disse.

Reinvidicações
Uma TV e um ventilador em cada uma das celas, roupas e tênis para jogar bola na quadra e material de artesanato foram reivindicados pelos detentos do presídio estadual Rogério Coutinho, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Os pedidos dos presos estavam em uma carta obtida com exclusividade pelo G1.

Carta com a reivindicação dos presos foi entregue à Secretaria de Segurança do RN (Foto: G1/RN)
Carta com a reivindicação dos presos foi entregue
à Secretaria de Segurança do RN (Foto: G1/RN)
Além da carta, detentos gravaram vídeos em que fizeram uma série de exigências, como a saída da diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá Simas (veja abaixo).
A Secretaria de Segurança Pública descartou negociações com os detentos. Segundo o Ministério Público, a população carcerária noRio Grande do Norte é de aproximadamente 7.650 pessoas, mas o Estado tem cerca de 4 mil vagas.

Fonte: G1/RN
Fonte: G1/RN