terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Você sabia?

Fruta Manga e seus Benefícios e Propriedades para Saúde


Fruta Manga e seus Benefícios
Tudo sobre a Fruta Manga e seus beneficios para saúde e beleza.
As frutas fazem parte da dieta básica, ocupando boa parte da pirâmide alimentar que guia os nutricionistas nas sugestões de alimentação, principalmente por conter a frutose, o tipo mais natural de açúcar que ajuda a equilibrar a produção de glicose no sangue.
Apesar de no Brasil a manga ser uma fruta comum e muito ingerida durante o verão, nos demais continentes, amanga é considerada uma fruta exótica e muito procurada para degustação de pratos sofisticados e elegantes, mas apesar desta procura tanto nacional quanto internacionalmente, a manga possui propriedades nutritivas que poucas pessoas conhecem.

Benefícios da manga:

Os nutriente encontrados na manga são cálcio, potássio, magnésio, vitamina C, vitamina do complexo B, vitamina A, fibras, fósforo, magnésio e cobre, que ajudam a proteger o organismo de inflamações, células cancerígenas e fortalece o sistema imunológico em geral.
Alguns dos benefícios da manga está atrelada é principalmente no uso de xarope contra problemas respiratórios e suas folhas podem ser utilizadas para combater a asma, além de muitas outras receitas que podem auxiliar no tratamento de vermes, bronquites, úlceras, gengivites e é um desintoxicante natural.
A existência do betacaroteno que no organismo se converte a vitamina A, permite que a manga atue no crescimento dos ossos e na saúde da pele e da visão, e apesar da pouca quantidade de antioxidante em relação a tantas outras frutas que possuem maior eficácia, seu maior fator medicinal é a prevenção contra o câncer e o equilíbrio dos níveis de colesterol.

Manga engorda?

Não. Esta fruta tem baixa caloria uma manga média tem de 200 a 300 calorias cada.

Manga propriedades:

Em cem gramas desta fruta, pode-se ingerir somente sessenta calorias, neste caso, é uma forma saudável e pouco calórica de garantir a manutenção do organismo, já que dentre seus benefícios, a concentração e memória também passam a receber benefícios.
No Brasil pode ser encontrado os seguintes tipos de mangas: espada, coração de boi, bourbon, ubá e tommy atkins, cada uma com características diferentes, podendo ser oval, avermelhada, comprida, fibrosa ou mole, algumas são propícias para conservar em calda, já outras rendem maior quantidade de suco.
Seu consumo pode ser através de sucos, saladas ou a fruta natural, porém, sua casca também contém parte dos nutrientes citados devendo também ser consumida junto a fruta, e neste caso, a casca deve estar bem higienizada podendo ser cortada em pedaços e comida junto a uma salada de frutas, ou ainda produzir uma geleia ou suco feito com a casca.
Ao comprar a manga, deve ser observado a sua coloração característica, como por exemplo a manga rosa deve ter coloração rosada, a mesma também deve apresentar superfície macia podendo ser apalpada sem que a casca se rompa, se a mesma apresentar rachaduras e um líquido pegajoso, é sinal de que não está própria para consumo, devendo ser descartada.
A conservação desta fruta é muito breve, devendo ser conservada em local fresco e ventilado de modo que também não sofram impacto, e caso esteja muito madura, enrolar em um papel ou folha de jornal pode acelerar o processo de maduração. Esta fruta pode ser ingerida sem o acréscimo de adoçantes, já que é muito doce em sua maioria.

Curiosidades sobre a Manga:

Comer manga com leite não é exatamente uma verdade, como muito já se sabe, a questão socioeconômica da época em que este mito foi criado, é devido a nobreza da fruta que não deveria ser servida a escravos, assim como os mesmos consumiam grandes quantidades de leite, sendo assim, era uma forma de reduzir o consumo de tais alimentos para que fossem poupados e vendidos a altas classes.
Comer manga verde não causa problemas sérios como e disseminado pelas pessoas, somente a quem possui dificuldades de digestão, sendo a manga verde mais difícil de digerir, fora isso, o único fator que torna uma ideia não tão boa em comer a manga verde, é devido ao fato da mesma possuir uma menor quantidade de propriedades nutritivas, já que a mesma ainda está se formando.
As pessoas que possuem dificuldades em digerir alimentos, obviamente terão uma reação ao ingerir a manga ainda verde, podendo sofrer com cólicas na região do abdômen e um certo mau estar, pois quando ainda verde, não somente a manga mas qualquer fruto, a mesma se torna de difícil digestão.
Tabela Nutricional da Manga

Beneficios da Manga
Fonte: www.regime.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário