terça-feira, 26 de maio de 2015

Os 10 temas que mais caem no Enem. Confira: a lista da revista Veja e aulas grátis de revisão para o Enem 2015.

Confira a lista dos 10 temas que mais caem no Enem. Pesquisa feita pela Revista Veja e professores do AppProva mostra que Interpretação de Texto lidera com o maior número de questões. Depois vêm conteúdos de Matemática, Biologia (ecologia), e História do Brasil. Acompanhe também aulas de revisão especiais para cada um dos temas mais frequentes nas questões das provas do Enem. Veja Abaixo.


A equipe de professores do AppProva selecionou para a Revista Veja os 10 temas que mai caem no Enem. Interpretação de Textos caiu 115 vezes, Conjuntos Numéricos caiu 70 vezes, e Historia do Brasil República 45 vezes.  Veja abaixo os 10 temas e aulas gratuitas para cada um destes conteúdos principais. A revisão vale para o Enem 2015!
Os 10 temas que mais caem no Enem

Os 10 temas que mais caem no Enem?

Como assim, se todas as provas  de cada ano são diferentes umas das outras?
Calma, que tudo se explica. Sim, é claro que cada prova do Enem é diferente das anteriores. Mas, no conteúdo das provas, na elaboração das questões, ocorre sim muita repetição nos temas de um ano para o outro.
As questões são diferentes, mas os ‘temas’, os ‘conteúdos’ que você precisa estudar e aprender são os mesmos.  Por isso você consegue revisar os 10 temas que mais caem no Enem. Entendeu agora?

A revista Veja publicou uma pesquisa feita pelo AppProva, empresa especializada em simulados, com o histórico dos 10 temas que mais caem no Enem.  Pesquisaram todas as edições do Enem até 2014. Veja a lista na tabela.
Logo abaixo da lista estão as aulas selecionadas pelo Blog do Enem para você revisar cada tema. Confira e revise para mandar bem no Enem 2015!

Os 10 temas que mais caem no Enem – Revisão Gratuita

10 Temas que mais caíram no Enem – Revisão Grátis
Tema
Vezes
Veja as Aulas de Revisão
1Interpretação de Texto
115
Como interpretar um texto
2Conjuntos Numéricos
70
Revisão sobre Conjuntos Numéricos
3Porcentagem
59
Aprenda Cálculo de Porcentagem
4Proporção
59
Razão e Proporção – Veja como calcular
5Impacto do Homem no Meio Ambiente
53
Sete conceitos fundamentais de Ecologia
6História do Brasil República
45
Velha República   x  Era Vargas  x  Nova República
7Geometria Plana
42
Cálculo de Área e de Perímetro
8Geometria Espacial
39
Cálculo de volume em Figuras Geométricas
9Variação Linguística
37
Variantes Linguísticas  x  Variação da Linguagem
10Regra de Três
34
Regra de Três Simples e Composta
Viu só que lista incrível!  Está bem concentrada em Matemática, com seis temas que mais caem no Enem.  Ou seja, para sair na frente é preciso caprichar na Matemática. Depois vêm dois temas de Língua Portuguesa, um de Biologia e outro de História. Se você focar seus estudos nos temas recorrentes a sua chance de uma boa média só aumenta. O Blog do Enem selecionou para você as melhores aulas de revisão de cada um dos temas.  Veja a seguir as dicas para oa 10 temas que mais caem no Enem, e entre os posts para estudar.
1 – Interpretação de Texto – Aula especial que ensina você uma técnica básica de quatro passos para você aprender a ler e a interpretar um texto. Veja aqui Como Interpretar um Texto.
como interpretar um texto   números naturais   ecologia
2 – Conjuntos Numéricos – Revisão do que é essencial para você relembrar os fundamentos para lidar com os Conjuntos Numéricos. O Blog do Enem selecionou dois posts-aula para você. Para você ver uma aula completa sobre Conjuntos Numéricos Acesse aqui. Para revisar Números Naturais, clique aqui.
 3 – Cálculo de Porcentagem – Conteúdo clássico do Enem, e que vale para questões de Matemática e diversas outras matérias. Veja aqui uma aula completa sobre o Cálculo de Porcentagem, inclusive com vídeos da Khan Academy e uma lista de exercícios.
4 – Razão e Proporção – O Blog do Enem separou para você uma aula especial que trata de Razão e Proporção, e também de Escalas. Tem inclusive vídeos da Khan Academy. Acesse aqui.
5 – Impactos da Espécie Humana sobre o Meio Ambiente. A professora Juliana Evelyn dos Santos criou uma seleção de aulas especiais sobre este importante tema da biologia. São aulas mesmo muito especiais criadas pela professora Juliana Evelyn dos Santos. Você vai aprender  Os 7 Conceitos Fundamentais da Ecologia. Veja aqui.
6 – História do Brasil República – A coleção de aulas do Blog do Enem sobre o tema Brasil República é bem completa. Comece aqui com a República da Espada, em 1889, no começo da República Velha, que vai até 1930.   Depois você  tem um resumo completo de toda a República Velha, numa aula da professora Carla Regina da Silva. Acesse aqui a República Velha.
Capítulos importantes deste período da República Velha foram a Revolta da Chibata, a Guerra do Contestado, a 1ª Guerra Mundial, a Semana de Arte Moderna, e o movimento dos jovens militares denominado de Tenentismo, que cresce até provocar a Revolução de 1930. Veja aqui a evolução destes capítulos e conflitos.  Tudo está dentro dos 10 temas que mais caem no Enem.
A República Velha guerra do contestado getúlio vargas Regime Militar - fonte folha de colíder
Em 1930 assume o poder Getúlio Vargas (Era Vargas), que fica até o final da 2ª Guerra Mundial. Ele volta por eleições diretas em 1950, e comete suicídio em 1954, ainda como presidente. Veja aqui a Era Vargas na Presidência da República.
Outro capítulo importante é a Ditadura Militar que se instaura com o Golpe Militar de 1964, e que dura até 1985. Veja aqui um post especial  que vai desde o começo da Ditadura Miliar em 1964 e vai até à Redemocratização, em 1985. E, por fim, com a Redemocratização após o Regime Militar, vem o ciclo mais recente da nossa História, com a Nova República, onde estamos desde 1986 até hoje.  Confira aqui a Nova República.
7 – Geometria Plana – Cálculo de Área de de Perímetro– Aprenda a fazer os cálculos de área e de perímetro figuras planas. Não é difícil. É um raciocínio lógico aplicado aos problemas, e soluções simples de Matemática. Veja aqui Geometria Plana.
8 –Geometria Espacial – Cálculo de Volume – Complicou? Nem tanto assim. Aqui você precisa desenvolver a capacidade de abstração para poder avançar nos cálculos de volume para Cubos, Esferas, Cilindros, Pirâmides, Cones e etc. Todo mundo aprende. Você também. Veja aqui Geometria Espacial: aulas e vídeos especiais selecionados pelo do Blog do Enem.
geometria espacial - cubo free pixabay   variantes linguísticas regra de três
9 – Variação Linguística – Sim, cai mesmo nas provas do Enem.  O Blog do Enem tem duas dicas especiais para você. Veja aqui Variantes Linguísticas ao longo da história.  E, nesta aula de Variações de Linguagem  você encontra o conteúdo sobre as Variações de Linguagem no uso social aplicadas à elaboração de Redação.
10 – Regra de Três – E, no final da lista, com 34 vezes, está o básico do básico para resolver questões de Matemática, Química, Física, Biologia e de Geografia que envolvem estatísticas. Com vocês, uma aula especial de Regra de Três. Veja aqui Regra de Três para o Enem.
Gostou da seleção das questões que mais caem feita pela revista Veja e os professores do AppProva? Então, complete os seus estudos e a sua revisão com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas que o Blog do Enem providenciou para você. Dicas para todas as matérias do Enem 2015!
Fonte: blogdoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário