segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mossoroenses contam histórias de vitória na luta contra as drogas


Ex-usuários relatam as dificuldades de abandonar o vício das drogasEx-usuários relatam as dificuldades de abandonar o vício das drogas
No último dia 26, foi comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas, que levou a todo o Brasil palestras e eventos que buscaram informar e discutir o consumo de drogas no país e as consequências da utilização de entorpecentes na vida das pessoas. Em Mossoró, a reportagem do O Mossoroense encontrou comoventes histórias de superação e vitória na luta contra as drogas.
O microempresário Omar Costa comenta que sua epopeia com as drogas começou quando tinha 17 anos, o uso comum de álcool foi o primeiro atrativo, e a porta de entrada para um perigoso submundo. Ele comenta que aos 22 anos já estava envolvido com a cocaína, e para chegar ao crack bastaram alguns anos.
"Eu tentei largar a droga por conta própria várias vezes, mas não consegui. Minha vida era razoavelmente estruturada, eu era um pequeno empresário, tinha oficina e família, mas ainda assim preferi passar muitas noites vagando pelas ruas, correndo atrás de drogas", comenta Omar.
Ele explica que sua vida profissional e pessoal entrou em colapso em 2006, quando atolado em dívidas viu seu casamento desmoronar. Atordoado pela separação, e vendo sua oficina fechar as portas, Omar optou por buscar a ajuda da Fazenda da Esperança, instituição que ajuda no tratamento de usuários de drogas.
"Fiquei internado por um ano na fazenda, quando saí de lá nunca mais utilizei nenhum tipo de droga, recuperei meu casamento, minha família e meu trabalho. Hoje sou graduado (à época eu não tinha nenhuma formação) e especializado em contabilidade. Agora pretendo seguir em frente no meu sonho de me tornar professor universitário.
Outro exemplo de vitoriosos contra as drogas é o artista plástico Salles Barbosa, que desde a infância teve contato com entorpecentes. "Desde criança conheci as drogas, comecei pela maconha, posteriormente experimentei várias outras coisas, em determinada época da vida me senti literalmente uma cobaia das drogas", comenta Salles, que além de algumas passagens na polícia, enfrentou a morte de perto por conta do vício.
O artista explica que o crack foi a droga que mais trouxe malefícios a ele, e que em dado momento, acabaria por causar uma tragédia. Ele relata que sua recuperação foi fruto de dedicação, amor à vida e fé, ele ressalta a participação dos amigos e da família no árduo processo.
"Desde que parei de usar drogas voltei minha vida para Deus, para minha família, eu quero viver, quero sentir-me vivo e fazer minha arte, mas isso é impossível com a presença das drogas. Eu era um escravo do crack, e com o poder da força de vontade e da fé me libertei disso", concluiu Salles.

Projeto Reviver ajuda mulheres a ficarem livres das drogas
Atuando há somente três meses em Mossoró, o Projeto Reviver já chama a atenção pelo importante trabalho que realiza na cidade, buscando auxiliar e recuperar mulheres que lutam contra o vício das drogas. A casa hoje abriga duas mulheres, e aguarda a chegada da terceira. De acordo com os organizadores, o centro terá estrutura para atender até 25 pessoas.
Vanda Rodrigues, que é uma das organizadoras do projeto, explica que há cinco anos o grupo atua no acompanhamento e apoio a dependentes químicos, porém agora o projeto só atenderá a mulheres, um público novo e que não tinha um espaço exclusivo.
"Trabalhar com dependentes químicos é um presente, uma missão dada por Deus. Hoje as drogas são o maior motivo de sofrimento das famílias brasileiras. A droga exclui as pessoas do convívio social, do amor e do carinho de seus entes, e nós ajudamos a recuperar essas relações", comenta Vanda.

Fonte: omossoroense.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário