domingo, 30 de junho de 2013

Neymar é eleito o melhor do torneio, e Julio César ganha a 'Luva de Ouro'

Após ser o 'homem do jogo' em quatro das cinco partidas do Brasil, atacante é escolhido o craque da final. Goleiro também fatura prêmio individual


O atacante Neymar foi eleito o melhor jogador da Copa das Confederações. A escolha foi feita por jornalistas pouco antes do término da final deste domingo, no Maracanã. A votação consagrou o camisa 10 da Seleção após a conquista do torneio. Na decisão, o Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 (veja os gols no vídeo ao lado).
Nos cinco jogos que disputou no torneio, Neymar foi eleito o melhor da partida em quatro oportunidades: Japão, México, Itália e Espanha. Além disso, foi fundamental para a conquista do tetracampeonato brasileiro no torneio. Foram quatro gols e duas assistências durante a Copa das Confederações.
Fred Fernando Torres Neymar artilheiros chuteira de ouro Confederações (Foto: AFP)Fred, Torres e Neymar com as chuteiras de prata, ouro e bronze, respectivamente, do torneio (Foto: AFP)
O volante Paulinho foi eleito o terceiro melhor da competição. O jogador, que pertence ao Corinthians e está de malas prontas para defender o Tottenham, marcou duas vezes na competição da Fifa. Iniesta, da Espanha, ficou com o segundo posto na eleição entre os jornalistas.
Julio César prêmio goleiro Brasil final Espanha (Foto: AFP)
Julio César ergue a luva de ouro ao lado do
filho Cauet (Foto: AFP)
Além do prêmio, o craque do Barcelona também recebeu a chuteira de bronze, por ter ficado em terceiro lugar na artilharia do torneio. Autor de cinco gols e uma assistência, Fred ficou com a de prata. Só perdeu a de ouro para o espanhol Fernando Torres por ter jogado mais minutos do que o rival. O atacante do Chelsea sequer era titular, mas se beneficiou por jogar na goleada por 10 a 0 sobre o Taiti e balançar a rede quatro vezes - marcou também contra a Nigéria.
Julio César foi escolhido o melhor goleiro da Copa das Confederações e ganhou a “Luva de Ouro”. No duelo contra o Uruguai, pelas semifinais do torneio, o atleta defendeu o pênalti cobrado por Diego Forlán e ajudou a Seleção a avançar às finais. Na partida, foi eleito o “homem do jogo”.
Neste domingo, Julio César voltou a ter uma boa atuação. No pênalti cobrado por Sérgio Ramos, o goleiro saltou no canto certo, mas o zagueiro chutou para fora. Nos últimos minutos, quando o Brasil diminuiu o ritmo, e a Espanha chegou mais ao ataque, mostrou que estava atento, fazendo boas defesas.

Grupo fecha rua e protesta contra suspensão da Telexfree em Natal

Divulgadores se reuniram na tarde deste sábado (29), em Candelária.
Justiça suspendeu pagamentos e adesão de novos contratos da empresa.



Divulgadores fecharam rua em Candelária durante protesto neste sábado (29) (Foto: Fred Carvalho/G1)Divulgadores fecharam rua em Candelária durante protesto neste sábado (29) (Foto: Fred Carvalho/G1)
Divulgadores da empresa de marketing multinível Telexfree fizeram uma manifestação na tarde deste sábado (29) em uma rua de Candelária, bairro da zona Sul de Natal. O protesto reuniu cerca de 300 pessoas e foi pacífico. Policiais militares e rodoviários federais acompanharam a movimentação.
O delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e professor de Direito Heráclito Noé, que também é divulgador da Telexfree disse que a empresa é legal. "Não existe uma pessoa no país que tenha sido lesada pela Telexfree. Tanto que estamos protestando contra a Justiça, não contra a empresa". Segundo Heráclito, o Rio Grande do Norte tem hoje cerca de 100 mil divulgadores.Segundo o representante comercial Nestor Case, divulgador da Telexfree, o protesto foi contra a decisão da Justiça do Acre de impedir as atividades da empresa no Brasil. "Queremos o direito de trabalhar livremente. Na visão de todos os divulgadores, a Telexfree é uma empresa lícita, que paga seus impostos e todos os seus divulgadores".
A Justiça suspendeu os pagamentos e a adesão de novos contratos à Telexfree, no dia 18 deste mês. A decisão, que é válida até o julgamento da ação principal, sob a pena de multa diária de R$ 500 mil, foi mantida no dia 24, quando o desembargador Samoel Evangelista, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) indeferiu o pedido de revisão das sentenças impetrado pelos advogados da Telexfree. A decisão deixou muitos divulgadores da empresa preocupados com o futuro e com a possibilidade de serem prejudicados por terem investido altos valores.
Fonte: g1.globo.com/

Dilma tem 30% das intenções de voto e enfrentaria 2º turno, diz Datafolha

Assim como popularidade, intenção de voto da petista cai após protestos.
Presidente perdeu 21 pontos percentuais em três semanas.



A presidente Dilma Rousseff perdeu apoio dos eleitores, em meio a protestos que acontecem nas principais cidades do país, e, se as eleições presidenciais fossem hoje, ela teria provavelmente de enfrentar o segundo turno, segundo nova pesquisa Datafolha, publicada na edição deste domingo (30) do jornal "Folha de S.Paulo".
Dilma teria hoje 30% das intenções de votos para a disputa presidencial de 2014, em um cenário de disputa que inclui Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nesta simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada nos dias 6 e 7 deste mês. Ou seja, a presidente perdeu 21 pontos em três semanas.
Em segundo lugar aparece Marina Silva, que subiu de 16% para 23%. Aécio foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Os três adversários juntos pularam de 36% para 47%.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.O número de eleitores que dizem não saber quem escolher ou que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum subiu de 12% para 24%.
Cenários com Barbosa e Lula
O Datafolha também inclui Joaquim Barbosa nas simulações. Em seu melhor cenário, o  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) aparece com 15% das intenções de voto, empatado com Aécio e atrás de Marina (18%) e Dilma (29%). Campos pontua 5%.

No cenário com Lula sendo o candidato do PT, ele poderia vencer no primeiro turno, segundo o Datafolha, apesar de também ter caído. Na simulação em que a disputa inclui Marina, Barbosa, Aécio e Campos, Lula teria 45% e os quatro adversários somariam 43%, ficando empatados tecnicamente com o ex-presidente.
Em outro cenário, sem Barbosa na disputa, Lula tem 46% das intenções contra 37% de Marina, Aécio e Campos somados, o que apontaria para uma vitória no primeiro turno.
Aprovação da gestão Dilma cai 
Pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (29) mostra que a aprovação do governo Dilma caiu para 30%. O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.

É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.

Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.
Fonte: g1.globo.com

sábado, 29 de junho de 2013

Diógenes da Cunha Lima revela o pensamento de 23 escritores

Cinthia Lopes - editora

Como aproximar  pessoas de diferentes escritas, trajetórias, lugares e opiniões sem que seja necessário juntá-las numa mesma sala? A ideia, embora antiga, foi a escolha do poeta e escritor Diógenes da Cunha Lima para dar vida a mais um livrode sua lavra. Batizado de “O Livro das Revelações - Matrizes do Afeto/o pensamento dos escritores” (Edições Baobab, 357 págs), a obra põe o escritor numa espécie de poltrona imaginária onde lhe cabe entrevistar vinte e três amigos literatos, sobre os mesmos assuntos, e a partir daí organizar os 
pensamentos em pequenos compêndios.           Divulgação
Livro reúne recortes de ideias sobre temas existenciais



Livro reúne recortes de ideias sobre temas existenciais

A inspiração ele diz ter sido o escritor francês Marcel Proust, que tinha o hábito de fazer entrevistas em reuniões entre amigos. Neste ‘questionário proustiano’ atualizado, participam desde os  acadêmicos Ives Gandra, Marco Lucchesi e Murilo Melo Filho, aos conterrâneos  Paulo de Tarso Correia de Melo e Manoel Onofre Jr, entre muitos outros. O lançamento promete movimentar a segunda-feira, dia  1º de julho, a partir das 18h, na Academia  de Letras. Além da presença dos vários entrevistados, a noite terá outro autor presente. É o alagoano José Inácio Vieira de Melo, que lança seu livro de poemas “Pedra Só” e também faz suas revelações a Diógenes.

Entrevistas

Abre-se de forma aleatória uma página onde o interlocutor pergunta: “Você não consegue tolerar...” Na folha seguinte, um entrevistado responde: “cinismo”; e segue-se uma lista de outras vinte e duas respostas — algumas semelhantes — sobre  aquilo que não se tolera, incluindo a própria  intolerância. 

As indagações se alternam entre singelas e de teor mais existencial. Há perguntas como “o melhor rio”, “a flor mais bonita” e “o que mais aprecia ou lamenta em um amigo”; até reflexões sobre o Brasil, ética e morte: “de que país o Brasil poderia auferir qualidades?” ou “seu estado de espírito no momento” e se “o diabo tem credibilidade”. É através das várias respostas que o livro tenta desvendar o perfil dos autores. “As 72 perguntas foram elaboradas em três meses e durante dois anos entrevistei escritores amigos, dando o tempo necessário para que abrissem o coração”, conta o autor. 

Ele também destaca o projeto gráfico elegante em sua capa dura clássica e grafismos modernos. “Foi tudo  elaborado com paciência. O resultadovaleu a pena. Estou orgulhoso deste livro”.

Também foram entrevistados escritores Edson Nery da Fonseca, Antonio da Cunha Pessoa, Antonio Nahud Júnior, Anna Maria Cascudo,  Ático Vilas-Boas, Constância Lima Duarte, Cyro de Mattos,  Ivan Lira de Carvalho, Ivo Barroso, José Inácio Vieira de Melo, José Paulo Cavalcanti Filho, Kerubino Procópio,  Nádia Costa, Nei Leandro de Castro, Nilson Patriota, Pedro Vicente Sobrinho, Silvio Caldas e Sonia Maria Fernandes Ferreira.
Fonte: tribunadonorte.com.br

Força-tarefa por um lugar na Copa

Yuno Silva - enviado ao Rio de Janeiro*

O Brasil foi definido como anfitrião da Copa de 2014 em outubro de 2007, e desde maio de 2009 já se sabia quais seriam as doze cidades-sede da competição mundial de futebol. De lá para cá muita água rolou, pouco foi feito em termos de infraestrutura urbana – nada de projetos de mobilidade urbana, entre outras promessas – e os recentes protestos que tomaram as ruas deram uma sacudida nos brios do país do futebol. O planejamento e os debates em torno do evento não consideraram, em nenhum momento, o lado cultural da coisa e o jeito para “salvar a pátria” no âmbito artístico será voltar o foco para a promoção das manifestações e atividades que já existem e estão em curso.

A grandiosa favela feita de tijolos é uma das três mil obras em exposição no recém-inaugurado museu público de Arte do RioA grandiosa favela feita de tijolos é uma das três mil obras em exposição no recém-inaugurado museu público de Arte do Rio

“A Copa é uma oportunidade perdida”, sentenciou Sérgio Sá Leitão, secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, durante sua fala no painel “Cidades sedes e cultura para todos”, momento que abriu a programação do segundo e último dia do encontro internacional “Cultura na Rede” ocorrido no Rio de Janeiro. “É inacreditável o Ministério da Cultura ainda não ter uma política clara para inserir a área cultural nesse contexto, e o que podemos fazer para tentar salvar a pátria é investir no aspecto promocional do que já existe”, destacou. Leitão ressaltou que o legado cultural não foi discutido e tudo “irá se restringir aos estádios”.

Para ele o MinC poderia, “ao menos”, levantar a bandeira de estruturar os equipamentos culturais. “Não dá mais tempo para fazer nada e nosso trabalho está de olho nas Olimpíadas de 2016”, informou.

Sérgio Sá Leitão reforça o discurso de Marcelo Araújo, secretário Estadual de Cultura de São Paulo: “As estratégias em curso não levantam questões de legado cultural nem priorizam ações estruturantes, estão limitadas aos eventos”, lamentou. Araújo disse estar preocupado com a perspectiva do Governo Federal enfatizar apenas atividades momentâneas. “Serão geradas reflexões amplificadas para o pós-Copa?”, deixa o questionamento para a plateia formada por artistas, produtores e gestores de todo o Brasil, mais convidados de outros quatro países (Espanha, Inglaterra, África do Sul e França) que já sediaram grandes eventos esportivos.
Yuno SilvaO encontro “Cultura na Rede”, promovido pelo Itaú Cultural em parceria com a Fundação Roberto Marinho, reuniu durante dois dias cerca de 160 pessoas no auditório do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) – grupo que acompanhou palestras, participou de debates e elencou possibilidades de minimizar a situação (falta de legado cultural) em grupos de trabalho. Entre os objetivos extraoficiais do evento, figura a formalização de parcerias costuradas por representantes das 80 instituições culturais presentes.

Museu escola 

Instalado na Praça Mauá, zona portuária da capital carioca, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados, o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) conta através de obras de arte, documentos e exposições contemporâneas a história da cidade maravilhosa. As salas de exposição ocupam o Palacete Dom João VI, construído em 1916, enquanto o edifício vizinho, de estilo modernista, abriga a Escola do Olhar, ambiente cujo foco principal está na formação de educadores da rede pública de ensino. Por se tratar de um museu escola, é comum o trânsito pelos corredores de delegações numerosas formadas por estudantes de todas as idades.
Museu de Arte do Rio-Mar foi sede do encontro internacional

Museu de Arte do Rio-Mar foi sede do encontro internacional

“Nossa ideia é trazer 200 mil crianças por ano ao museu”, disse Paulo Herkenhoff, crítico de arte, curador e atual diretor cultural do MAR. Paulo conduziu a visita guiada programada para mostrar o lugar aos participantes do encontro “Cultura na Rede”.

Nada no museu é aleatório, cada pavimento traz um período histórico do Rio. “Curadoria é uma coisa dinâmica, que trabalha com bens simbólicos, e as obras expostas mudam constantemente”. Herkenhoff chama atenção para preocupação com a acessibilidade e mostra uma ala fechada do museu que aguarda serviços de adaptação para receber pessoas com deficiências. “Se não pode receber qualquer pessoa, mantemos fechada”. Entre os planos  está a criação de uma área  projetada para receber deficientes visuais, onde os visitantes serão guiados por cegos treinados pelo MAR.

Soluções para salvar a pátria: visibilidade

O painel “Cidades sedes e cultura para todos”, do qual Sá Leitão participou, ainda contou com participação de Alexandre Lage, representando o AfroReggae; Julio Ludemir, que apresentou o conceito do Flupp, festival literário desenvolvido junto a favelas pacificadas (UPPs); Tião Soares, do Grupo de Trabalho de Cultura da Rede Nossa São Paulo; Sara Hallat, da ONG Bag Factory, que falou sobre a Copa de 2010 na África do Sul; e Edson Silva, da Casa da Ribeira (RN). “Como o Ministério da Cultura não deu nenhum direcionamento, ninguém sabe direito o que fazer”, disse Edson após o painel. Ele aproveitou o espaço para mostrar breve histórico da Casa da Ribeira e enfatizar o projeto ArtePraia.

“Como bem disse o Sérgio (Sá Leitão), temos que ‘salvar a pátria’ com um plano para promover as ações que estão em plena atividade”. Para o potiguar, será muito difícil conseguir viabilizar qualquer novo projeto até 2014: “Se já é difícil conseguir patrocínio privado que dirá público com toda a burocracia envolvida”, pontua. Apesar do pouco tempo que teve para expor o ArtePraia, colheu bons frutos ao ser procurado pelos participantes para futuras parcerias. “A aderência com relação a esse projeto foi incrível”, comemorou, citando o interesse do secretário Estadual de Cultura de SP, Marcelo Araújo, que ao ver que a Casa está com escritório montado em São Paulo tratou de convidar para uma conversa posterior ao encontro. “Houve entendimento e o ArtePraia ecoou mesmo em cidades onde não há praia”.
Fonte: tribunadonorte.com.br

História de Valdetário Carneiro é tema de livro-reportagem em TCC na UFRN

Val, como era conhecido, foi morto em 2003 em confronto com a polícia.
Nos anos de 1990, foi um dos assaltantes mais procurados do Nordeste.




José Valdetário Benevides, o Valdetário Carneiro, ganhou notoriedade pelos crimes que cometeu (Foto: Dudé Viana/Acervo da Família)
Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', ganhou notoriedade pelos crimes que cometeu em 10 anos
(Foto: Dudé Viana/Acervo da Família)
A história do mecânico de automóveis José Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', que nos anos de 1990 e início dos anos 2000 se tornou um dos assaltantes de banco mais perigosos do Nordeste, e que foi morto em confronto com a polícia em dezembro de 2003, foi transformada em livro-reportagem por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho foi aprovado com a nota máxima nesta sexta-feira (28).
Livro conta a história de Valdetário Carneiro (Foto: Reprodução)
Livro-reportagem conta a história de Valdetário
(Foto: Reprodução)
Paulo Nascimento e Rafael Barbosa apresentaram "Valdetário Carneiro: a essência da bala" como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de traçar o caminho do mecânico, nascido na cidade deCaraúbas (no Oeste do estado) em 1959, a obra também inclui um breve capítulo sobre a história de parte da família Benevides Carneiro, em especial os primos de Valdetário, que também foi envolvida com o crime.
"Buscamos contar através do livro a história do homem Valdetário, que é desconhecido do grande público, mostrando o que está por trás do mito criado tanto pela população como por parte da mídia na época", afirmou Rafael Barbosa.
José Valdetário, como conta o livro-reportagem, participou de uma série de assaltos a bancos em vários estados do Nordeste durante o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. Ele também orquestrou homicídios contra inimigos políticos de sua família, em especial integrantes da família Simião Pereira, como os médicos e irmãos João e Aguinaldo Pereira.
Ele ainda participou da segunda maior fuga da história da Penitenciária de Alcaçuz, quando em novembro de 2000 foi resgatado, junto com outros 29 homens, por integrantes de sua quadrilha. Os homens neutralizaram a segurança da unidade prisional utilizando metralhadoras de uso exclusivo das Forças Armadas. O trabalho ainda traz uma versão inédita da operação que resultou na morte do assaltante, no dia 10 de dezembro, em um sítio da zona rural deLucrécia.
O plano dos dois alunos é de que o livro seja lançado, acrescido de mais informações, até o início do próximo ano, quando se terá completado dez anos da morte de Valdetário.
Túmulo de Valdetário Carneiro, em Caraúbas, cidade onde nasceu (Foto: Anderson Barbosa/G1)Túmulo de Valdetário Benevides, em Caraúbas, cidade onde nasceu (Foto: Anderson Barbosa/G1)Fonte: g1.globo.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Para vigorar em 2014, reforma tem de sair um ano antes, diz procuradora

Para Renan, reforma política pode valer mesmo se aprovada fora do prazo.
Princípio da anualidade é cláusula pétrea e não muda, diz Sandra Cureau.



A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, afirmou ao G1 que a reforma política que deve ser submetida a plebiscito só poderá valer para as eleições do ano que vem caso as mudanças sejam aprovadas até o começo de outubro, um ano antes do pleito.
Pela lei, qualquer alteração no processo eleitoral deve entrar em vigor ao menos 12 meses antes de ser aplicada. Mas, nesta quinta (27), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), levantou a hipótese de as regras da reforma política vigorarem em 2014 mesmo se a legislação for aprovada a menos de um ano da eleição. "Se o resultado do plebiscito mandar excepcionalizar a regra constitucional, isso pode ser feito por proposta de emenda à Constituição", disse (veja as divergências sobre o tema no vídeo acima, em reportagem do Jornal Nacional).
Para Sandra Cureau, no entanto, o princípio da anualidade (que diz que as regras eleitoras só podem ser alteradas até um ano antes da eleição) é uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, uma norma que defende um direito fundamental e, portanto, não pode ser alterada.
"É cláusula pétrea, não pode ser alterada. Podem ser realizadas na reforma política mudanças na legislação eleitoral, sim, desde que não interfiram em cláusulas pétreas. Podem decidir sobre financiamento de campanha, essas coisas. Não alterar uma cláusula pétrea. O Supremo já se pronunciou sobre isso na Lei da Ficha Limpa", disse Sandra Cureau, responsável pelas ações do Ministério Público que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
ENTENDA PLEBISCITO E REFORMA POLÍTICA
O plebiscito é a convocação dos eleitores do país para aprovar ou rejeitar questões relevantes antes da existência de legislação. Assim, a população diz se quer ou não a aprovação – se quiser, o Congresso elabora a lei. Leia mais.
A reforma política é um conjunto de propostas debatidas no Congresso Nacional para tentar melhorar o atual sistema eleitoral e político brasileiro. Entre os temas estão sistema eleitoral, financiamento eleitoral e partidário, coligações, alteração das datas de posses, entre outros. Leia mais.
O plebiscito para a reforma política foi sugestão da presidente Dilma Rousseff após a onda de protestos em várias cidades do país. Entre os temas que podem ser incluídos na reforma, estão o financiamento público de campanha eleitoral e o voto distrital, no qual as regiões são divididas em distritos e os candidatos eleitos conforme os distritos que representam..
Ficha limpa
No julgamento da Lei da Ficha Limpa, que estabeleceu que políticos condenados por órgão colegiado não poderiam se candidatar, o Supremo entendeu que a regra não poderia ser aplicada na disputa de 2010 em razão do princípio da anualidade. A norma passou a vigorar só em 2012.

"O princípio da anterioridade eleitoral constitui uma garantia fundamental também destinada a assegurar o próprio exercício do direito de minoria", afirmou o acórdao do julgamento da Lei da Ficha Limpa.
Além disso, o Supremo também decidiu em 2006, ao julgar que a alteração nas regras de verticalização só poderiam vigorar em 2008, que a regra da anualidade não poderia sofrer mudanças porque se tratava de cláusula pétrea, a "garantia individual do cidadão-eleitor".
Plebiscito junto com eleição de 2014
A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, também descarta a possibilidade de que a consulta popular ocorra somente em 2014, junto com as eleições gerais. Para ela, daria uma "tremenda confusão", uma vez que os eleitores já terão que escolher cinco candidatos.

Um grupo de juízes do TSE levanta os custos e o prazo necessário para se fazer um plebiscito. As informações devem ser apresentadas nos próximos dias à presidente Dilma Rousseff.Sandra Cureau destacou que considera viável se fazer um plebiscito e aprovar as mudanças até outubro, um ano antes.
Para a procuradora, não se pode colocar "coisas demais" no plebiscito, e que as perguntas devem ser "claras, objetivas e poucas" para não prejudicar o processo.
Sobre os custos previstos para o plebiscito – segundo algumas estimativas, poderiam superar os R$ 500 milhões –, a vice-procuradora eleitoral afirmou que, "nesse caso, o que vale é o ganho da população, da democracia".
O plebiscito feito em 2011, para decidir sobre a divisão do Pará, custou R$ 19 milhões. O referendo de 2005 para decidir sobre o porte de armas custou cerca de R$ 250 milhões. "Compensa para a democracia. Esse monte de garotos na rua quer é participação, ter voz."
Para ela, os movimentos populares nas ruas mostram que a população está bem informada para decidir sobre o que deve ser alterado. "As pessoas já estão bem informadas, senão não estaria nas ruas. A população está pronta para decidir o que quer que seja."
Fonte: g1.globo.com

Bovespa tem desvalorização de mais de 22% no semestre e 11% no mês

Ações do grupo EBX pressionam índice; MMX perdeu mais de 10%.
Foi o pior desempenho semestral desde 2008, quando a queda foi de 42%.



O principal índice de ações da Bovespa fechou em baixa nesta sexta-feira (28), acumulando queda de 11% no mês. No semestre, a bolsa paulista acumulou perda de mais de 22% – o pior resultado desde o segundo semestre de 2008, quando a baixa superou os 40%. 
Com o resultado, investidores já se preparam para fechar 2013 no vermelho, avaliando que apenas uma reversão de expectativas com a economia doméstica poderá mudar esse cenário.
O Ibovespa caiu 0,32%, a 47.457 pontos. Veja A bolsa brasileira seguiu o movimento das bolsas externas e foi pressionada pelas ações das empresas de Eike Batista, que registravam fortes quedas.
O giro financeiro da sessão foi de R$ 9,05 bilhões.
Pior semestre desde 2008
A Bovespa teve pior desempenho semestral desde a queda de 42% registrada no segundo semestre de 2008, ápice da crise nos Estados Unidos que culminou na quebra do Lehman Brothers.

O consolo, segundo os profissionais de mercado, é que aparentemente há pouco espaço para os preços caírem muito mais, pois já refletem a combinação de piora generalizada dos fundamentos macroeconômicos do país com o pico de aversão global a risco, após os Estados Unidos apontarem para redução dos estímulos monetários.
Para especialistas, os sinais do banco central americano, Federal Reserve, de que pode reduzir nos próximos meses o seu programa de compra de títulos e, consequentemente, reduzir a liquidez do mercado, catalisaram o pessimismo do mercado.
"Isso diminuiu o fluxo para mercados emergentes e isso deve continuar nos próximos meses", disse Walter Mendes, sócio da Cultinvest Asset Management. "O que ainda vamos descobrir é a intensidade com que isso vai acontecer".
Na sua visão, por isso não surpreende o fato de que as ações consideradas de maior risco, como as das empresas do empresário Eike Batista, tenham estado entre as maiores quedas recentes.
Ações em queda
Na bolsa brasileira, o índice era pressionado pelas ações de empresas como MMX, com queda de mais de 10%, OGX, com recuo de mais de 8%, e LLX, com perdas de mais de 7%, todas entre as maiores quedas do Ibovespa.

"Havia uma expectativa forte de venda de ativos (da MMX) ainda nesta semana, o que não ocorreu. O investidor mantém a cautela", disse Luiz Gustavo Pereira, estrategista na Futura Corretora, em São Paulo.
Economia ruim
Mas o grande vilão da bolsa, de acordo com profissionais do mercado, é a piora generalizada da economia doméstica, com fraco crescimento do PIB, inflação em alta e fracos dados da balança comercial.

Foi esse quadro que levou a agência de classificação de crédito Standard & Poor's revisar no começo do mês a perspectiva do rating soberano do Brasil de "estável" para "negativa".
"Precisamos de um choque de credibilidade para a bolsa mudar de rumo", disse Álvaro Bandeira, sócio da Órama Investimentos no Rio de Janeiro.
Fonte: g1.globo.com

#RevoltadoBusão percorre oito quilômetros em Natal nesta sexta

Protesto durou seis horas e meia e caminhou pelas zonas Leste e Sul.
Mesmo considerando pacífico, PM deteve 27 pessoas no ato.



Prédio da Prefeitura de Natal, durante o #RevoltadoBusão (Foto: Fabiano de Oliveira/G1)
Prédio da Prefeitura de Natal, durante o
#RevoltadoBusão (Foto: Fabiano de Oliveira/G1)
O movimento #RevoltadoBusão percorreu mais de oito quilômetros entre as zonas Leste e Sul de Natal  durante a tarde e noite desta sexta-feira (28) para reivindicar mais qualidade no transporte público. Cerca de dez mil pessoas participaram do ato, segundo a Polícia Militar. A manifestação começou por volta das 15h após a concentração na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, zona Leste, e terminou na BR-101, na altura do Centro Administrativo do Estado, na zona Sul, às 21h30.

A manifestação foi pacífica na maior parte do trajeto, que passou pela Câmara Municipal, desceu para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn), no bairro da Ribeira, e foi até a Prefeitura de Natal, no Centro da cidade. Os momentos mais tensos ocorreram quando o grupo seguiu em caminhada para o Centro Administrativo do Estado.

Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacias em Natal durante o protesto desta sexta. Os adultos preencheram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Os menores apreendidos também foram soltos. De acordo com a Polícia Militar, eles foram presos por envolvimento em brigas e porque estavam com bombas e coqueteis Molotov.

Os protestos do movimento #RevoltadoBusão devem continuar. O estudante Tiago Aguiar, que integra a Comissão de Comunicação do movimento, confirmou que uma plenária está para as 17h de segunda-feira (1º) para deliberar sobre novos atos. A reunião ocorrerá no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Mesmo com as prisões, o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, considerou o protesto pacífico. "Novamente o ato foi tranquilo, transcorrendo na paz. Infelizmente, mais uma vez, algumas pessoas tentaram manchar o ato. Mas desta vez não conseguiram", explicou o comandante geral. O coronel Araújo antecipou ao G1 que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, convocou os comandantes das PMs de todo o Brasil para uma reunião no próximo dia 8 de julho, em Brasília.

Protesto
A concentração começou às 15h na praça Cívica, no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal. Por volta das 15h30 os manifestantes se reuniram no centro da praça para discutir o percurso do protesto. Da praça eles seguiram em direção à Câmara Municipal de Natal e fizeram uma pequena parada em frente à casa legislativa. Os manifestantes seguiram pela rua Trairá, entraram na avenida Deodoro da Fonseca e caminharam até a frente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).

Conteúdo não disponível.
Infelizmente este vídeo não está mais disponível. Desculpe-nos pelo inconveniente.
Código do Erro - NF
De lá, os manifestantes subiram a rua Câmara Cascudo e foram em direção à Prefeitura de Natal. Eles fizeram uma pequena parada em frente à prefeitura, cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos de guerra. Muitos manifestantes se dispersaram e terminaram o protesto em frente à prefeitura. Um grupo seguiu para a governadoria pela avenida Prudente de Moraes, entraram na avenida Bernardo Vieira e pegaram a avenida Salgado Filho. O trânsito ficou complicado na região com a interdição das vias (veja o vídeo acima).
Os manifestantes interditaram a BR-101 e caminharam até a entrada do Centro Administrativo, sentaram na pista principal da via no sentido Centro / Ponta Negra e permaneceram lá por cerca de 40 minutos. Por volta das 21h os manifestantes dispersaram e o tráfego na BR-101 foi liberada.
Fonte: g1.globo.com

Incêndio atinge três laboratórios da UERN em Mossoró, RN

Corpo de Bombeiros foi chamado ao local no início da tarde desta sexta.
Chamas foram controladas e ninguém ficou ferido; causa é desconhecida.



Um incêndio atingiu os laboratórios de Química, Fìsica e Biologia do campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na cidade de Mossoró no início da tarde desta sexta-feira (28). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade. A corporação recebeu o chamado às 12h53 e enviou duas guarnições ao local. As chamas foram rapidamente controladas, mas destruíram computadores, móveis e material de expediente. Ninguém ficou ferido.
Segundo o tenente Bruno Carvalho, que comandou as ações no local, ainda não é possível determinar o que causou o incêndio. Ele ressaltou, porém, que as chamas foram controladas, mas ainda é preciso trabalhar para rescaldar o material que foi queimado para evitar que o fogo se propague novamente.
“Não tenho informações de ninguém que tenha ficado ferido. Chegamos ao local pouco tempo depois do chamado e conseguimos controlar as chamas rapidamente. Usamos mais de 10 mil litros d'água”, disse o oficial, que contou com o apoio de dez militares.
Ainda de acordo com o tenente Bruno, três prédios foram danificados. O laboratório de Química, onde provavelmente o fogo começou, ficou totalmente destruído. “Os de Física e Biologia, que são vizinho, também foram atingidos pelas chamas, mas os estragos foram menores”, acrescentou.
A causa do incêndio só será confirmada após perícia técnica no local.
Por conta do ocorrido, as aulas nos três blocos que compõem o setor de Ciências Naturais foram suspensas até este sábado (29). A Reitoria da UERN também informou que vai esperar o laudo do Corpo de Bombeiros pra abrir uma sindicância interna pra saber o que provocou o incêndio.
Fonte: g1.globo.com

Câmara de Natal se protege para evitar depredações durante protesto

Movimento #RevoltadoBusão tem protesto marcado às 15h desta sexta (28).
Estabelecimentos comerciais também instalam cercas e tapumes.



Câmara Municipal de Natal amanheceu cercada de tapumes (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)Câmara Municipal de Natal amanheceu cercada de tapumes (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)







A Câmara Municipal de Natal amanheceu esta sexta-feira (28) cercada de grades e tapumes. Segundo a assessoria de imprensa, a medida foi tomada para proteger o prédio das ações de vandalismo que podem ocorrer durante um novo protesto da #RevoltadoBusão, que está marcado para as 15h na Praça Cívica, no Centro da Cidade.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norteinformou nesta quinta-feira (28) que  fará a segurança do palácio Padre Miguelinho, bem como de outros prédios públicos da região.Ainda de acordo com a Câmara, o palácio Padre Miguelinho já não receberia seção parlamentar por causa do recesso do dia de São Pedro. Operários passaram a noite trabalhando na instalação das proteções. “O objetivo é preservar o patrimônio público e também por motivo de segurança”, afirmou a assessoria.
Os vereadores entram em recesso parlamentar nesta semana e voltam a trabalhar no dia 22 de julho, quando estão marcadas audiências públicas sobre o Projeto de Licitação dos Transportes Públicos de Natal.
Estabelecimentos se preparam
Estabelecimento também tentam se protejer contra vandalismo (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)
Estabelecimento também tentam se protejer contra
vandalismo (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)
Lojas, clínicas médicas e escritórios de advocacia também se preparam para o protesto. Em várias ruas do centro da cidade, há tapumes, estacas e grades de proteção sendo levantados para preservar as fachadas de cada estabelecimento. Durante as últimas manifestações, um pequeno grupo quebrou vidraças de lojas, shoppings e escolas durante o trajeto que começou no shopping Via Direta, na BR-101 e seguiu até o shopping Midway Mall, no bairro Tirol. A polícia investiga os casos de depredação.
#RevoltadoBusão
A manifestação desta sexta foi marcada após plenária realizada durante a tarde e noite da última terça-feira (25) no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A informação foi confirmada pela Comissão de Comunicação do movimento.
Com a nova manifestação, os protestos por melhorias no transporte público de qualidade chegarão ao 10º ato em Natal.
Lojas instalam tapumes para proteger vitrines durante ato em Natal (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)Lojas instalam tapumes para proteger vitrines durante ato em Natal (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)







Fonte: g1.globo.com