sábado, 27 de julho de 2013

Fases da lua podem alterar duração e qualidade do sono, conclui estudo

Na lua cheia, atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30%.
Cientistas suíços analisaram mais de 30 voluntários em dois grupos etários.


Lua cheia poderia influenciar sono (Foto:  Pedro Sánchez/Notimex/Arquivo AFP)Lua cheia poderia influenciar duração e qualidade do sono (Foto: Pedro Sánchez/Notimex/Arquivo AFP)
As quatro fases da lua podem ter mesmo efeito sobre o sono das pessoas, segundo um novo estudo feito na Suíça. A pesquisa, que será publicada na edição de 5 de agosto da revista "Current Biology", aponta que, na lua cheia, a atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30%.
Além disso, os participantes apresentaram níveis mais baixos de melatonina (hormônio que regula os ciclos de sono e vigília) durante a lua cheia, e disseram que o sono foi mais "pobre" nessa época.Durante essa fase lunar, os indivíduos pesquisados também demoraram 5 minutos a mais para adormecer e, ao longo da noite, descansaram 20 minutos a menos, em média.
Os cientistas, liderados por Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia, avaliaram mais de 30 voluntários em dois grupos etários. Segundo eles, os ciclos lunares e o comportamento do sono humano estão realmente conectados – mesmo considerando as influências externas da vida moderna, como a luz elétrica.
Para chegar a essa conclusão, os autores monitoraram os padrões cerebrais, os movimentos oculares e as secreções hormonais (melatonina e cortisol, o hormônio do estresse) dos participantes.
"Essa é a primeira evidência confiável de que o ritmo lunar pode modular a estrutura do sono nos seres humanos", diz Cajochen.
Em alguns animais, as fases da lua são responsáveis por coordenar o comportamento de reprodução. E, na Terra, elas também interferem nas marés dos oceanos, por influência do campo gravitacional da Lua e do Sol sobre o nosso planeta.
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário