quinta-feira, 30 de maio de 2013

Talibãs paquistaneses confirmam morte de seu 'número dois'

Wali ur-Rehman foi morto por drone americano.
Morte é duro golpe para o Talibã paquistanês.


Os talibãs paquistaneses confirmaram nesta quinta-feira (30) que Wali ur-Rehman, segundo na linha de comando, faleceu na quarta-feira atingido por um míssil disparado por um avião teleguiado americano em uma zona tribal do noroeste do país.
"Cinco de nossos homens, entre eles Wali ur-Rehman, morreram no ataque", declarou à AFP o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, confirmando uma informação divulgada na quarta por fontes paquistanesas.

O TTP, aliado da rede terrorista da
 Al-Qaeda, é o principal grupo armado em guerra aberta contra o poder em Islamabad."Wali ur-Rehman foi assassinado ontem e estamos orgulhosos de seu sacrifício. Cumpriremos sua missão e anunciamos a ruptura do diálogo com o governo paquistanês, que também é responsável por esse ataque", acrescentou o porta-voz do TTP.
A morte de Rehman, por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares, é um forte golpe para o TTP, do qual era um comandante influente desde a formação do grupo armado, em 2007.
Rehman era acusado por Washington principalmente por ter sido um dos principais envolvidos no ataque contra a base de Chapman, em Khost, no Afeganistão. Sete membros da CIA morreram na ação, o registro de mortes mais pesado para os serviços de inteligência americanos desde a guerra do Líbano, em 1983.
  •  
O líder talibã Wali-ur-Rehman em Shawal em 28 de julho de 2011 (Foto: AFP)O líder talibã Wali-ur-Rehman em Shawal em 28 de julho de 2011 (Foto: AFP)
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário