sexta-feira, 31 de maio de 2013

Índios entram em acordo, mas não desocupam canteiro de Belo Monte

Reunião foi realizada com representante do Governo Federal, Nilton Tubino.
Manifestantes exigiram, porém, permanecer no canteiro de obras da usina.



Os manifestantes que ocupam o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, reuniram-se nesta quinta-feira (30) com Nilton Tubino, representante do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e decidiram que vão até Brasília para reunião com o ministro no próximo dia 4 de junho. Os indígenas exigiram, porém, permanecer no Sítio Belo Monte até a data do encontro.
Durante a reunião, que iniciou por volta de 17h e encerrou por volta de 23h, os indígenas decidiram ainda que nesta sexta-feira (31) vão liberar as entradas do Sítio Belo Monte para o retorno das obras, que estão paradas desde a última segunda-feira (29), quando a ocupação iniciou. O bloqueio impediu a entrada de cerca de sete mil operários.
Por meio de sua assessoria, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) informou que os manifestantes seguem ocupando a área do escritório central do consórcio no canteiro de obras e que um alojamento semelhante ao dos operários foi disponibilizado para que eles saíssem do local.
Ainda nesta quinta-feira (30), os indígenas anunciaram estarem organizados para incendiar caminhões e a sede do escritório do Sítio Belo Monte, caso não houvesse acordo com o Governo Federal.

Na terça-feira (28), a Justiça Federal de 
Altamira determinou o prazo de 24h para que o grupo de manifestantes deixasse o local de forma pacífica. A defesa indígena pediu a revisão da ordem, mas teve o pedido negado pelo juiz  federal Sérgio Wolney de Oliveira Guedes, que manteve o prazo para a desocupação, expirado às 17h da quarta-feira (29). No entanto, os índios permanecem no canteiro de obras.Entenda o caso

Cerca de 150 indígenas de várias etnias voltaram a ocupar, na madrugada da última segunda-feira (27), o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, na região sudoeste do Pará. Eles ocuparam o sítio Belo Monte no último dia 2 de maio e permaneceram no local durante 8 dias. O grupo reivindica a consulta prévia dos impactos ambientais que serão provocados pela construção do empreendimento.
Com o descumprimento da ordem judicial, a decisão da justiça autoriza o uso da força policial para garantir a saída dos manifestantes da área.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário