segunda-feira, 29 de abril de 2013

Arrecadação federal é a pior para março desde 2010


Em comparação ao ano passado, houve queda de 9,32%; desonerações e economia em marcha lenta influenciaram a queda


Prédio da Receita Federal em Santo André
Renúncia fiscal do governo deve chegar a 70 bilhões de reais em 2013 (Marcos Fernandes)
O governo arrecadou 79,613 bilhões de reais em impostos em março. O valor é 9,32% menor que os 83,733 bilhões de reais recolhidos no mesmo período do ano passado - e o pior resultado para o mês desde 2010.  De acordo com a Receita Federal, que divulgou os dados nesta segunda-feira, o principal fator que explica essa redução foi a queda de 67,7% na arrecadação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 
Por outro lado, houve um aumento de 4,68% na arrecadação em comparação a fevereiro, quando o valor que chegou aos cofres do Fisco foi de 76,052 bilhões de reais.
O resultado foi pior do que o esperado por analistas, que esperavam uma arrecadação de 85 bilhões de reais em março. A forte queda no recebimento de tributos veio do mau desempenho na maioria dos impostos e contribuições. Em março, quando comparado com um ano antes, o Imposto de Renda total (de pessoa física e jurídica) recuou 15,24%. Em comparação a fevereiro deste ano, a receita gerada pela CSLL registrou queda de 26,9%.
Também houve uma queda significativa na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de 10,93%. No segmento de automóveis, a redução da cobrança do IPI chegou a 42,59%. 
No primeiro trimestre, a arrecadação federal somou 271,731 bilhões de reais, com alta real de apenas 0,48% em relação a igual período de 2012.
Além das desonerações, que fizeram com que as estimativas de renúncia fiscal chegassem a 70 bilhões de reais neste ano, a recuperação mais lenta da economia também incide sobre os ganhos do governo - com a diminuição do consumo, a chegada de impostos aos cofres públicos também é menor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário