sexta-feira, 29 de março de 2013

Falta de pediatras agrava a situação da rede pública de saúde em Natal


Três hospitais estaduais suspenderam os atendimentos pediátricos.
Com isso, unidade municipal ficou superlotada; pais se desesperam.




Sem pediatras para completar as escalas de plantão, o atendimento infantil deixou de ser oferecido nos Hospitais Santa Catarina e Walfredo Gurgel, em Natal, e Deoclécio Marques, na região metropolitana. Com isso, a demanda no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste aumentou, causando superlotação e falta de vagas para internamentos. Nesta sexta-feira (29), pais se desesperaram pelos corredores, clamando por um leito para os filhos pequenos.
Veja a situação do Hospital Sandra Celeste no vídeo acima exibido nesta sexta no RN TV 1ª Edição
Segundo o Governo do Estado, será feito um mapeamento para saber o quantitativo de pediatras que existem no estado, inclusive os que estão em ambulatório, para que o déficit seja minimizado. “Temos consciência da situação no Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Deoclécio Marques e Maria Alice. Vamos tentar fechar as escalas em pelo menos três deles”, garantiu Luiz Roberto Fonseca, secretário estadual de Saúde. 
Enquanto o problema não é resolvido nas unidades estaduais, a do município não tem estrutura para dar conta da grande demanda, esta constatação é feita pelos pais das crianças que recorrem ao Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste. “Isso é um absurdo. Desde ontem eu estou aqui e nada. Eles só dizem que está lotado. Isso é uma vergonha. E eu só vendo a minha filha piorando”, disse aos prantos Elisângela Nascimento, a espera de um leito para a filha.
Sem vaga em outras unidades, os pacientes excedentes se aglomeram na enfermaria.  A filha do garçom Leandro Gomes chegou ao Sandra Celeste na quarta (27), com pneumonia, precisando de cuidados especiais, só nesta sexta conseguiu vaga para a internação. “Ela tem apenas 15 dias de vida. Muito frágil. Desde quarta-feira estamos nessa luta”, desabafou Leandro.
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário