quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Em Cuba, Lula ouve de médicos que Chávez se recupera bem de cirurgia


Ex-presidente se encontrou com Rosa Virginia, filha do presidente venezuelano, o chanceler Elías Jaua e médicos que estão cuidando de Chávez




Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula posa para foto com médico de Chávez (à esquerda de branco), o chanceler Elias Jaua, Rosa Virginia e seu marido, Jorge Arreaz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou em Cuba a filha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ouviu dos médicos que tratam de Chávez que ele se recupera bem de uma cirurgia para tratar um câncer , disse o Instituto Lula em nota nesta quinta-feira.
Lula se reuniu em Havana com Rosa Virginia, filha de seu aliado venezuelano, com o chanceler venezuelano, Elías Jaua, e com médicos que tratam de Chávez.

"Eles informaram o ex-presidente que Chávez tem se recuperado bem da cirurgia que fez em dezembro do ano passado", disse o Instituto Lula em nota, acompanhada de foto do ex-presidente com a filha do líder venezuelano. 
Chávez, no poder desde 1999, não é visto nem ouvido em público desde que viajou a Cuba em 10 de dezembro para fazer a cirurgia, a quarta desde que foi diagnosticado com um câncer na região pélvica em junho de 2011.
Já doente, Chávez foi reeleito para um novo mandato no ano passado. A posse, marcada para 10 de janeiro, foi adiada indefinidamente pela Justiça .
Chavistas dizem que o presidente continua no comando desde seu quarto de hospital em Havana , mas a oposição defende que se Chávez, de 58 anos, tem condições de conversar com ministros, deveria então fazer um pronunciamento à nação explicando exatamente qual é seu estado de saúde.
Em meio à falta de informações detalhadas sobre o estado de saúde do venezuelano, Lula aproveitou nesta quarta seu discurso na Conferência pelo Equilíbrio Mundial para homenageá-lo e pedir o envio de 'energia positiva' para sua pronta recuperação. Além de participar do evento, Lula se encontrou com o ex-presidente cubano Fidel Castro e com o atual presidente Raúl Castro, irmão de Fidel. Acompanhado de Raúl, Lula também visitou obras de ampliação do Porto Mariel.

Enquanto Lula se reunia com a cúpula cubana, o ministro de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Jorge Arreaza, que também é genro de Chávez e tem sido o porta-voz da família nas últimas semanas, deu uma entrevista por telefone à rede de televisão VTV e disse que o líder venezuelano está melhorando a cada dia e se encontra cada vez mais "envolvido em suas funções oficiais"
Fonte:ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário